F1BC Formula Pro 2010/1 @ Melbourne

Melbourne recebe a Formula Pro encerrando a quinta etapa dos Formulas do Clube F1BC de automobilismo virtual. Lucas Machado renasce no campeonato com uma performance incrível desde a quali e conquista a vitória desbancando Medeiros e Oliveira, fortes postulantes ao título que se viram ameaçados por um novo piloto na disputa.

O circuito de Melbourne não permite aos pilotos grandes erros, pois uma pisada na grama é fim de prova. Lucas Machado tira o máximo de sua Ferrari e crava a pole-position com um belo tempo, mostrando que seria um grande candidato à vitória. Maurício Jr. confirma a bela fase e marca o segundo tempo, seguido de Thiago Medeiros. Diogo Oliveira e Gean Celso completam o top five do treino classificatório.

Classificação
1 Lucas Machado (Ferrari), 1:27.099
2 Mauricio Jr (Ferrari), 1:27.598
3 Thiago Medeiros (Williams), 1:27.613
4 Diogo Oliveira (Ferrari), 1:27.683
5 Gean Celso (McLaren), 1:29.551
6 Sandro Nocera (Toyota), 1:29.613
7 Felipe Zschaber (Toyota), 1:29.626
8 Daniel Maloni (RBR), 1:30.158
9 Fernando Passos (Ferrari), 1:30.253
10 Fernando Siggelkow (Brawn), Sem tempo
11 Andre Cozza (RBR), Sem tempo

Na largada tudo tranqüilo, nenhum incidente entre os pilotos e ponta segue firme com Lucas Machado. Maurício Jr. sustenta com muito esforço o segundo posto e a briga fica entre os postulantes ao título. Diogo Oliveira e Thiago Medeiros brigam acirradamente mas Oliveira leva a pior e acaba escapando no segundo setor do circuito. Felipe Zschaber assume a terceira posição superando Medeiros após o enrosco com o piloto da Ferrari.

O pelotão segue num ritmo forte e várias disputas ocorrem no início da prova, dentre elas, Daniel Maloni e Sandro Nocera. Mais na frente, Medeiros pressionava Zschaber fortemente na busca de mais uma posição, mas Felipe conduzia sua Toyota sem erros e se aproveitava da turbulência que o vácuo gerava. Algumas voltas depois Medeiros consegue efetuar a ultrapassagem.

Machado abre a janela de pit-stop em uma prova que se mostra totalmente atípica em relação as demais. Praticamente todos os pilotos optam por duas paradas procurando o máximo rendimento de seus bólidos. Maurício, Medeiros e Oliveira seguem e fazem suas paradas também voltas depois. Começa então uma guerra de paradas, alguns retardam suas paradas enquanto outros tentam fazer uma parcial da corrida mais pesado visando o final da prova.

Lucas Machado segue absoluto na frente demonstrando um acerto extremamente equilibrado e uma afinidade incrível com a pista. Thiago Medeiros e Maurício Jr. disputam a cada curva e Jr. defendia a posição com muito empenho, até que um toque de Medeiros faz o mais jovem piloto da categoria cair diversas posições. A briga por posições intermediárias também era acirrada. Sandro Nocera e Felipe Zschaber andavam disputando cada milésimo em grande atuação na corrida.

A estratégia do grid inteiro se confirmou quando todos pararam na janela aberta por Machado. A segunda e última janela é aberta novamente pelo líder da prova, Lucas Machado. A mesma ordem de paradas é adotada pelos pilotos e o final da corrida já começava a se desenhar.

Machado aperta o ritmo de prova e trazia com ele Diogo Oliveira e Thiago Medeiros. Mais atrás, uma briga se formava. Felipe Zschaber pressionava André Cozza no intento de ganhar a posição, mas Cozza mantinha sua RBR à frente mesmo com a grande pressão. Diogo Oliveira crava a volta mais rápida do circuito e leva o ponto bônus da etapa.

Lucas Machado recebe a bandeira quadriculada marcando um grande domínio na etapa com bela vitória seguido de Diogo Oliveira, que sai líder do campeonato ao final da prova. Thiago Medeiros completa o pódio e mantêm a briga pelo título quente. Maurício Jr. e André Cozza fecham os cinco primeiros colocados da corrida.

O próximo encontro da Formula Pro acontece nos 5.543 km do Circuito Internacional de Sepang, que foi aberto no ano de 1999 e fica no estado malaio de Selangor, próximo ao Aeroporto Internacional de Kuala Lampur, no domingo do dia 11 de abril, com transmissão ao vivo no site F1BC.com de automobilismo virtual.

Final, 60 minutos
1 Lucas Machado (Ferrari), 34 voltas
2 Diogo Oliveira (Ferrari), +0.605
3 Thiago Medeiros (Williams), +10.549 [15s]
4 Mauricio Jr (Ferrari), +40.133
5 Andre Cozza (RBR), +1:12.769
6 Felipe Zschaber (Toyota), +1:14.664
7 Sandro Nocera (Toyota), +1:31.418
8 Fernando Siggelkow (Brawn), +1 volta
9 Daniel Maloni (RBR), +1 volta
— Fernando Passos (Ferrari), Suspensão (33)
— Gean Celso (McLaren), Abandono

Volta mais rápida: Diogo Oliveira, 1:26.250

Punições:
T. Medeiros +15s, toque em M. Jr. causando perda de posições (15)

Alertas:
T. Medeiros: mais cuidado na entrada dos boxes