F1BC completará 10 anos!

Olá amigos do F1 Brasil Clube! Se você não me conhece, muito prazer! Sou Leandro Vieiras, colaborador aqui no clube e piloto virtual como você! O motivo pelo qual estou escrevendo novamente é para falar de um ano muito importante para o F1BC, seus idealizadores, colaboradores, equipes e pilotos: o 10º!

Sim, 10 anos. Em junho de 2006, os idealizadores que até então estavam empolgados com a ideia na famosa comunidade Fórmula 1 Brasil do Orkut colocaram em prática sua paixão, organizando o primeiro campeonato da história do clube. Eram poucos pilotos, mas logo surgiram mais um aqui, outros ali.

De repente, se viu a possibilidade de adicionar mais participantes no servidor. Vieram os primeiros problemas para resolver, mas o que nunca faltou à eles foi PERSEVERANÇA, TRABALHO, DEDICAÇÃO e AMIZADE.

Falei sobre o tema no automobilismo virtual no passado e posso considerar que a amizade entre eles fizeram este clube crescer a cada dia nestes dez anos. O trabalho e a dedicação estão expressados nos lançamentos das notícias de pré-temporada no site do F1 Brasil Clube. Se você não possui uma ideia, o F1BC atua interminantemente para entregar os Mods, Trackpacks, regulamentos, confirmações de inscrições, preparação dos servidores de treino e de etapas oficiais, transmissões, direção de prova, fórum e resultados com a maior rapidez e qualidade! Tudo para que você possa chegar aqui, competir e se divertir!

Perseverança. Faça chuva ou sol, estamos aqui para atendê-lo da melhor forma possível. Podem chegar 1 bilhão de problemas. Não vamos resolver todos, mas jamais deixaremos de nos esforçar para resolvê-los. E aqui estamos há 10 anos!

Vencer é muito bom! Mas criar boas relações de amizade é fundamental aqui! Não somos únicos. Somos apaixonados como todos em nossa comunidade.

Eu cheguei aqui em 2011, como colaborador do clube estou indo para meu quarto ano e eu me lembro bem de como vim parar aqui. Eu sempre fui espectador e acompanhava as transmissões ao vivo, e um belo dia resolvi tomar um tempo meu e me inscrever em um campeonato. Uma temporada de aprendizado, algumas amizades e um post no fórum do clube me abriram as portas. Minha estréia foi na temporada 2011/3 em uma etada para Indy Junior em Daytona. Rafael Amaral esteve comigo durante toda aquela temporada. Sem experiência mas com vontade de acrescentar algo à liga, fui melhorando cada vez mais para ajudar as coisas a fluírem.

Eu fiz amizades e inimizades aqui – confesso – e acho importante citar isso, porque nós todos sabemos como é complicado nos relacionarmos em um ambiente de competição. Mas eu acredito que muitos aqui me respeitam, assim como eu respeito também. Você não precisa amar ao próximo na pista, mas jamais adquira um ódio mortal por um adversário. Isso não irá fazer com que você o vença, pelo contrário, lhe fará uma pessoa desrespeitosa, algo no qual não acredito que você seja.

Um momento especial aconteceu recentemente, quando narrei a primeira etapa da National Pro vencida em dobradinha de Victor Bueno e Guilherme Fargnolli (Grip Racing). Na cabine de transmissão, eu, Rodrigo Wizard e Ronan Mendina, nosso diretor de provas, presenciamos uma etapa muito disputada com a presença de pilotos profissionais, como o Victor Genz, Beto Monteiro, Marcos Gomes, Rubens Barrichello e seu filho Eduardo, Tuka Rocha, Felipe Lapena, Felipe Fraga, Beto Cavaleiro, além de nossos pilotos! Jamais na minha vida imaginei estar de certa forma em um mesmo ambiente com estes caras!

Aprendi muito com as pessoas que conheci aqui. Ainda aprendo e vejo o quanto elas também aprendem comigo. Obrigado a todos vocês! Muitos por aqui passaram e, como andorinhas, voltaram (bem-vindos de volta!). Outros não. Faz 10 anos que estamos aqui para fazer o nosso melhor, errando ou acertando, estamos sempre procurando melhorar! Sempre.

Em 2016, a jornada iniciada por Rodrigo Wizard e seus idealizadores (para não faltar com todos) completa 10 anos de muitas emoções, competições, disputas, problemas, dificuldades, conquistas e amizades construídas, e nós estamos aqui “vivendo intensamente” cada uma das três temporadas com paixão, dedicação e trabalho!

Gostaria de ter a oportunidade de escrever muito mais sobre cada um de vocês que fizeram esta história. Uma história que merece o respeito da comunidade do automobilismo virtual!

Parabéns F1BC e obrigado por me deixar ser um pedacinho dessa história!

E como sempre falo em minhas transmissões: “Tamos ae na Melancia!”

Leandro Vieiras, paulista residente em Praia Grande e programador, no F1 Brasil Clube é câmera, narrador, colunista, entrevistador e muito mais, tendo estreado nas pistas como piloto em 2012 e de lá pra cá se tornando um grande apoiador do automobilismo virtual.