F1BC Formula Challenge 2016/3 @ Motegi

A quarta etapa da Formula Challenge colocou Gustavo Longhi de volta a sua caminhada rumo ao título da Formula Challenge. A vitória do piloto da Fox BR Motorsports foi contundente, embora os demaistenham se divertido nas disputas por posição, que culminaram em segundo lugar de Marcelo Silveira e terceiro de Tarcilo Cordeiro, em Motegi nesta segunda-feira (31) no F1 Brasil Clube.

Na classificação, os pilotos do topo da tabela de pontuação trataram de garantir as primeiras posições no grid de largada. A Fox BR portanto apareceu fortíssima com Gustavo Longhi, Dave Oliveira e Tarcilo Cordeiro, a frente de Marcelo Silveira, Fellipe Porto, Alcides Dias, Willian Martins, João Stephani, Thiago Slake, e Rodrigo Munhoz.

Classificação
1 Gustavo Longhi (Fox BR Motorsports), 1:48.714
2 Dave Oliveira (Fox BR Motorsports), 1:48.854
3 Tarcilo Cordeiro (Fox BR Motorsports), 1:49.060
4 Marcelo Silveira (Racing 4Fun), 1:49.579
5 Fellipe Porto (Clube do Volante), 1:49.593
6 Alcides Dias (Thunder Racing), 1:50.405
7 Willian Martins (Clube do Volante), 1:50.479
8 Joao Stephani (Racing 4Fun), 1:51.541
9 Thiago Slake (Mondial Racing), Sem tempo
10 Rodrigo Munhoz (Racing 4Fun), Sem tempo

A largada foi excelente, com apenas Willian Martins escapando ao enfrentar uma disputa de três lado a lado com Fellipe Porto e Marcelo Silveira, e assim faltou pista para o carro da Clube do Volante, ficando em último. Longhi tinha pequena vantagem para Dave Oliveira, Tarcilo Cordeiro e Marcelo Silveira, que formavam um bom espetáculo.

A boa disputa entre Rodrigo Munhoz e Thiago Slake, além do duelo firmado entre Alcides Dias e Fellipe Porto empolgaram em Motegi. Willian Martins escapou novamente e perdeu contato com Munhoz. Mas Gustavo Longhi seguia abrindo vantagem.

E foi o toque entre Dave Oliveira e Marcelo Silveira que mudou o rumo da prova: Fellipe Porto também não conseguiu desviar, e os danos nos carros de Clube do Volante e Fox BR levaram seus representantes aos boxes para reparos. Tarcilo Cordeiro, sozinho, também bateu na curva da ponte e teve de reparar os danos na asa traseira ainda na nona volta.

Alcides Dias vinha em uma corrida espetacular, uma de suas melhores apresentações como piloto da Thunder Racing, chegando a assumir o terceiro posto. Mas Fellipe Porto conseguiu rever o ritmo de seu F-Renault e partiu para a ultrapassagem. E ainda, no fim, Tarcilo parecia poupar combustível para administrar o ritmo e chegar com Porto em sua cola.

Vitória de Gustavo Longhi, para reabrir margem na liderança do campeonato com 166 pontos, contra 131 de Marcelo Silveira, segundo colocado, e 144 de Tarcilo Cordeiro, que completou o pódio. Fellipe Porto e Alcides Dias completaram o Top 5, seguidos por João Stephani, Willian Martins, e Rodrigo Munhoz. Já Dave Oliveira abandonou e ficou com 122 pontos na soma geral, ainda com chances de buscar o troféu.

A próxima etapa da Formula Challenge será realizada no circuito de Watkins Glen, no dia 14 de novembro, às 20h00 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no site www.f1bc.com, que ainda fornece todos os resultados, classificação, informações e VTs das etapas desta e de suas outras categorias. O F1BC ainda está com as inscrições abertas, e através do site www.f1bc.com/inscricoes você pode fazer parte do grid não só desta categoria como outras que o clube lhe oferece.

O F1BC tem parcerias oficiais com Reiza Studios, NRT Servers, Riffel Driving Academy, Canal Sim Force, Aliança Consultoria, F1Mania, SimRacingTools, SimSync, Manarim Designs, e F1-Brasil.

Final, 50 minutos
1 Gustavo Longhi (Fox BR Motorsports), 28 voltas
2 Marcelo Silveira (Racing 4Fun), +32.257
3 Tarcilo Cordeiro (Fox BR Motorsports), +53.576
4 Fellipe Porto (Clube do Volante), +55.585
5 Alcides Dias (Thunder Racing), +1:06.670
6 Joao Stephani (Racing 4Fun), +1:21.380
7 Willian Martins (Clube do Volante), +1 volta
8 Rodrigo Munhoz (Racing 4Fun), +2 voltas
9 Thiago Slake (Mondial Racing), +13 voltas (Abandono)
10 Dave Oliveira (Fox BR Motorsports), +23 voltas (Abandono)
Volta mais rápida: Gustavo Longhi, 1:48.552
Hattrick & Grand Chelem para Gustavo Longhi.

Race Control
Thiago Slake, Stop-And-Go 10s – Incidente de nível 3 (16.3.1) [+3 Licença]
Incidente entre Dave Oliveira e Marcelo Silveira – Nenhuma ação tomada.

Pontos nas licenças
Thiago Almeida +3

Vídeo da etapa