F1BC terá pontuação da MotoGP, descarte de pior resultado e menos lastro em 2017

O F1 Brasil Clube anuncia nesta quarta-feira (4) seu novo sistema de pontuação que entrará em vigor na temporada 2017/1, que se espelhará no fantástico e sempre competitivo mundial de MotoGP, bem como introduzirá o tão aguardado descarte de pior resultado do piloto no campeonato similar ao da F-1 dos anos de 1980, além da igualmente esperada redução de lastro em busca de uma competição mais justa.

A pontuação igual do mundial de motovelocidade será implantada em todas as categorias, exceto a Nascar Pro. Esta tábua oferece 25 pontos ao vencedor, e uma sequência de 20, 16, 13, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, até o 15º colocado, portanto, somando tentos. Neste formato será mais difícil um piloto pontuar, já que em algumas categorias o número de inscritos passa dos 30, e acirrará a competitividade.

O descarte do pior resultado de uma etapa é outro atrativo importante, já que um piloto nunca está imune de problemas particulares ou mesmo em seu equipamento, simulador ou conexão. Assim, cada competidor terá apenas seus seis melhores resultados contabilizados na somatória final. O sistema de descartes já foi utilizado na F-1 entre 1967 e 1990, sendo o período da década de 1980 com o formato mais duradouro e de referência para o F1BC.

Para finalizar o pacote dos sonhos, de acordo com o feedback de muitos participantes do F1BC, está a redução do lastro. O sistema de peso adicional aos melhores colocados em posição geral de campeonato segue para as categorias National, International, e Touring (todas no Automobilista), mas agora apenas os seis primeiros da tabela terão lastro (60kg, 50kg, 40kg, 30kg, 20kg, 10kg), tornando mais prazerosa a pilotagem daqueles que fazem por merecer com os melhores resultados. Vale destacar que de 7 etapas, apenas 5 possuem este formato, já que tanto a de abertura quanto a de encerramento não têm peso algum para nenhum competidor.

“Nosso objetivo nunca foi penalizar os pilotos mais dedicados, mas sim oferecer um ambiente competitivo de disputa” afirma Rodrigo Wizard, diretor geral do F1BC. “Com isso, notamos que pesos como 80 ou 70 quilos adicionais geravam muita desvantagem na maioria dos carros utilizados, então a redução deve ser bem vinda em todos os sentidos, pois o equilíbrio de forças seguirá presente, agora de forma provavelmente mais justa”, destacou.

Na Nascar Pro, vale ressaltar, o sistema de pontuação também foi renovado, e agora seguirá a NASCAR Truck Series real, anotando pontos para os 32 melhores colocados, sendo 35 ao vencedor, 31 ao segundo colocado, e uma sequência de tento em tento até o 32º posicionado, com bônus de mais um a quem liderar uma volta, e outro tento àquele que liderar o maior número de giros ao longo da prova.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2017/1 NO F1BC

O formato é através da seção www.f1bc.com/inscricoes, com um formulário claro e objetivo para preenchimento, e os pilotos individualmente devem enviar as informações completas: Nome/sobrenome, endereço, e-mail, WhatsApp, equipe, número do carro, cidade/estado, categorias desejadas, total de inscrições, e forma de pagamento, além de um campo para observações e confirmação dos termos de adesão ao F1 Brasil Clube.

O F1BC é um clube completo, oferecendo mais de 10 anos de experiência em campeonatos com pontualidade e qualidade, Direção de Provas ativa em tempo real composta por ex-pilotos de alto nível, servidores mais estáveis do mercado, LiveTiming, Anti-Cheat, sincronizador de conteúdo, website completo e atualizado diariamente, transmissões ao vivo em HD, canal de comunicação por voz de alta qualidade e sala exclusiva para cada equipe, matérias completas, divulgação via Facebook, Twitter e websites especializados com números expressivos, troféu personalizado ao piloto campeão e equipe campeã de cada categoria, medalhas para o vice-campeão e terceiro colocado entre os pilotos em cada categoria, além de um suporte e comunicação geral aos pilotos com eficiência e transparência.

O F1BC tem o apoio de Sector3 Studios, Reiza Studios, iRacing.com, NRT Servers, F1Mania, SimRacingTools, SimSync, Canal Sim Force, Aliança Consultoria, e F1-Brasil.