F1BC define regras de escolha dos carros na International Pro e Light, as sucessoras das GT

O Mod F1BC para Automobilista na temporada 2017/2 será lançado em breve, mas as datas para sorteio da ordem de escolha dos modelos GT3 nas categorias International Pro e International Light já estão definidas.

O sorteio para ordem de escolha se manterá, preservando a variedade do grid. Para isso, os times precisarão realizar o procedimento completo desde a pré-inscrição – em www.f1bc.com/inscricoes – até o pagamento da inscrição com prazo limite para o dia 13 de abril, assim habilitando a escuderia a entrar neste sorteio. Não serão cedidas devoluções em caso de desistências por não aceitação das opções de carros disponíveis.

As equipes inscritas com suas inscrições pagas até o dia 13 de abril entrarão em sorteio no dia seguinte para ordem de escolha dos modelos GT3. As equipes que confirmarem inscrição após este prazo escolherão os modelos posteriormente de acordo com a disponibilidade. A partir das 22:00 deste dia, cada trio terá um período de 12 horas para definir seu modelo. Um mesmo modelo GT3 só poderá ser escolhido por dois trios, ficando indisponível após isso.

A International Pro (licenças P/A/B/C) será nas quartas-feiras às 22h, enquanto que a International Light (C/D/R) será nas quintas-feiras às 20h. Na Pro, se encontrarão os modelos de Aston Martin, Audi, Corvette, Ferrari, Ginetta, Ford, Lamborghini, Porsche, e Viper. Já na Light estarão à disposição as marcas Mercedes, McLaren, BMW, Lotus, Cadillac, Nissan, Renault, Jaguar, Bentley, e Chevrolet.

Os GT3 presentes nestas duas categorias ganharão em breve um update para uso na temporada 2017/2, onde uma equalização através do peso total dos carros será realizada em busca de um equilíbrio ainda maior de performance entre os bólidos.

Aumento no desgaste de pneus também está previsto para incentivar um leque maior de estratégias ao longo dos 50 minutos de prova, e a expectativa é de os pilotos poderem optar por uma ou duas trocas dos pneus, além de reabastecerem em uma destas janelas.

O termo “International” é mais novo que a maioria das categorias no F1BC – de 2016 -, mas o conceito de vários carros superesportivos em circuitos dos mais distintos no mundo vem para o clube desde 2010, quando as categorias GT Pro e GT Light foram fundadas. As International são suas naturais sucessoras.

Considerando esta sucessão e unificando os títulos em uma linha do tempo, a International Pro teve uma lista de grandes campeões. Bruno do Carmo, Fabio do Carmo (3x), Jonathan Holz, Gustavo Tino, Ciro Nishimura, Fabricio Matheussi, Eduardo Lacerda, Luis Santos, e Daniel Machado.

A International Light vem sempre em paralelo, e revelando grandes talentos. Seus campeonatos sempre foram bastante “pegados”, dando trabalho para a Direção de Provas. Daniel Cruz, Rhuan Carvalho, Fernando Rocha, Diego Nogueira, Sergio Rodrigues, Rodrigo Cavasin, Ricky Esteves, Rodrigo Laurito, Leo Miranda, Erick Goldner, e Jorge Cavalli levantaram o troféu de campeão.

Maior campeão desta sequência, ainda na época da GT Pro, Fabio do Carmo lembra com carinho a época de dedicação nas pistas. “Foi muito difícil disputar com meu irmão Bruno [do Carmo], que sempre foi alguns décimos mais rápido que eu, e conseguiu o título na primeira tentativa, e eu depois consegui nas três seguintes”, contou.

Fabio, sempre exemplar, destacou a importância do trabalho em equipe. “Junto com meus companheiros de equipe treinávamos muito e todas as variáveis possíveis, inclusive por conta do lastro, e é um tricampeonato que prezo muito até hoje pois foi um trabalho em conjunto com os parceiros da 4Brothers Motorsports, que treinavam muito, e era muito divertido”, lembrou o paranaense.

“O F1BC colocou um regulamento de lastro e eu por ser piloto de ponta só conseguia andar na ponta mesmo na primeira corrida do campeonato, e depois acabava caindo pra trás no grid, e esse embaralhamento dava uma boa diversão principalmente para a transmissão da corrida”, destacou Do Carmo.

Fabio do Carmo foi também um dos maiores nomes que já passaram pelo F1BC e vê com bons olhos a fase atual da atividade. “O automobilismo virtual evoluiu muito nos últimos anos, não só pela tecnologia mas pela proximidade maior com o esporte a motor real, com os pilotos profissionais próximos e ajudando a divulgar. Mesmo as redes sociais hoje são mais potentes e também ajudam muito na divulgação dessa atividade”, finalizou o grande campeão.

Na visão de Rodrigo Steigmann, diretor geral do F1BC, o uso dos GT3 em ambas categorias será responsável por um maior intercâmbio de experiências e aprendizado aos pilotos. “O conceito de International Pro e International Light é poder utilizar os melhores carros e circuitos produzidos à parte do jogo original, e os GT3 se encaixaram perfeitamente neste plano”, destacou Rodrigo. “Desta forma, os pilotos da Light ganharão uma formação já com carros potentes, e quando estiverem prontos poderão subir para a Pro sem necessitar de uma readaptação, os motivando a seguirem nas International, bem como terão o provável suporte de suas equipes em ambas classes”, concluiu.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2017/2

Inscreva-se em www.f1bc.com/inscricoes, preenchendo o formulário completo. Todos os dados serão computados no banco de dados do F1BC, que retornará com agilidade aos pedidos com as informações de pagamento e demais confirmações.

O F1BC tem o patrocínio de Aliança Consultoria, Deep Art, Fanatec, Nuuvem, e o apoio de Canal Sim Force, F1 Brasil, F1Mania, iRacing, NRT Servers, Reiza Studios, Sector3 Studios, SimRacingTools, SimSync, e Soap Car.