F1BC atualiza Rankings e Estatísticas de pilotos e equipes com final da temporada

Prestes a iniciar a temporada 2018/3, o F1 Brasil Clube atualizou seu Ranking F1BC de pilotos e equipes, além das Estatísticas Gerais, mostrando todos os números das carreiras de cada piloto e equipes no clube.

O Ranking F1BC elege os pilotos e equipes através dos últimos 12 meses – ou 21 rodadas – disputadas com suas vitórias, segundos, terceiros, poles positions, abandonos e desclassificações anotados para a soma e subtração de pontos.

As Estatísticas colocam os pilotos com seus dados totais (desde o início do F1BC) e ordenados por ordem alfabética, mas o usuário consegue filtrar cada item em ordem de maior ou menor para observar a carreira de cada piloto. Confira o F1BC Ranking e o F1BC Estatísticas!

RANKING DE PILOTOS

Ralph Benitez manteve a liderança, mas com uma grande queda para 177 pontos, já que esteve ausente na temporada 2018/2 e teve os pontos da temporada 2017/2 descartados. Edgard Mesquita subiu de 3º para 2º, e Henrique Mandziuc voltou a ameaçar a chegada ao topo com o terceiro lugar. Junior Borborema aproveitou a fantástica campanha na Nascar pro para ser 4º, e Pedro Humenhuk manteve sua consistência em número de GPs entre Nascar e Indy para fechar o Top 5.

A lista dos 10 primeiros tem ainda nomes de campeões: Bruno Miranda (Indy Light), Raphael Camelo (Marcas Classic), Bruno Barbugli (com os dois títulos anteriores da Nascar Pro), Tadeu Costa (National Pro), e Rodrigo Lepri (Sportscar Light).

Em número de participações no período, Pedro Humenhuk ainda é o mais fiel com 86 participações em 12 meses, e Marcos Daflita é segundo, a frente de Jorge Destro e Bruno Miranda, enquanto Augusto Maia e João Junior também se destacam. Ralph Benitez torna a ser destaque liderando também em número de vitórias (19) e pole-positions (14) no período, sendo seguido por Junior Borborema (10 vitórias) e Brunio Barbugli (13 poles).

RANKING DE EQUIPES

Entre as equipes, a SUB Racing manteve a ponta em pontos, com seu maior número de participações no período destacando a assiduidade como fator positivo, mas também conquistando o 3º maior número de vitórias no período de 12 meses – a Team Brasil Racing lidera o fator vitórias com 27 ao todo, e a SInister Race Team conta com 21 triunfos.

A Grip Racing aparece na segunda posição, com Team Brasil Racing, Hattrick Racing e Tornado Motorsports completando o grupo das cinco equipes na ponta do Ranking F1BC. “Há muitas outras equipes de destaque neste período de 12 meses, algumas se especializando em modalidades específicas, como a Dragon Racing AV, BMRS Motorsports e a Pegoraros Racing em Indy, a Logitech Racing Team na National Pro, a W3 Race na Formula Pro, e a 4Brothers Motorsport no rFactor 2, mas notamos que escolher um leque maior de categorias, com justiça, ajuda as equipes que planejam estar no topo da lista”, destacou Rodrigo Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

ESTATÍSTICAS GERAIS DOS PILOTOS

Em número de vitórias, Ciro Nishimura segue líder com 51, e viu a sorte a seu favor mesmo estando longe das pistas no momento. Isso porque Henrique Mandziuc (50) e Bruno Barbugli (49) tiveram diversas oportunidades para superarem o japonês voador, mas não lograram êxito. Renato Dornelles (49), Ralph Benitez (46) seguem no Top 5, mas é inegável que Tadeu Costa (43) esteja chegando para a briga pelo topo.

Nas poles position, Bruno Barbugli destoa com 67, enquanto a sequência mostra Ciro Nishimura (54), Renato Dornelles (43), Rodrigo Wizard e Tadeu Costa (ambos com 42). Nas voltas mais rápidas, a ordem é: Nishimura (62), Barbugli (55), Wizard (51), Mandziuc e Dornelles (40 cada).

André Cozza é absoluto em participações no clube (556), e Fernando Passos voltou a ser o segundo com 462 eventos. Rafael David (441), Gean Celso (367), e Fabio Neris (347) formam o Top 5 de assiduidade histórica.

“Ultimamente me perguntam como alguém é capaz de ter corrido 300, 400 ou 500 GPs no F1BC, e realmente é difícil mensurar”, conta Rodrigo. “Alguns destes pilotos já estão há mais de 10 anos ou chegando a 10 anos competindo no clube, em algumas temporadas com mais tempo de dedicação e mais categorias, em outras com menos tempo e inscritos em menos competições, mas são e foram participantes que nunca tiveram aquela visão de se inscrever em apenas um campeonato, e muitas vezes souberam conciliar vários, focando em uns com mais treino visando o título e prestigiando outros com suas participações, mesmo que menos competitivas, o que é de grande valia para o F1 Brasil Clube”, completou.

ESTATÍSTICAS GERAIS DAS EQUIPES

Entre as equipes, a Sinister Race Team, Alliance SimRacing, Grip Racing, Pro Drivers e 4Brothers Motorsport continuam encabeçando o top-5 em vitórias, em uma métrica difícil de se bater com números tão grandes de etapas disputadas, vitórias e outros feitos. Já em GPs disputados, a Pegoraros Racing aparece a frente da 4Brothers na relação.

“Só o planejamento a longo prazo de equipes com menos tempo de história poderão fazê-las entrar neste grupo mais consagrado, pois os números são bastante consolidados pelas escuderias com anos de estrada”, destacou Rodrigo Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2018/3

Inscreva-se em www.f1bc.com/inscricoes, preenchendo o formulário completo. Todos os dados serão computados no banco de dados do F1BC, que retornará com agilidade aos pedidos com as informações de pagamento e demais confirmações.

O F1BC tem o patrocínio de Aguiatech, Aliança Consultoria, Chiara Guitar Parts, Extreme SimRacing, Logitech, M7Help, Pro Racing Simuladores, e o apoio de Canal Sim-Force, F1 Brasil, F1 Mania, iRacing, Reiza Studios, e Sector3 Studios.