F1BC renova projeto e traz mudanças no quadro de campeonatos para 2019

O F1 Brasil Clube estabeleceu um plano maior não apenas para a temporada 2019/1, mas visando todo o ano de 2019, trazendo seus campeonatos mais tradicionais ao longo da história de 12 anos e assim colocando força total na organização a longo prazo à disposição dos membros do clube.

Os campeonatos, carros, dias e horários foram revistos pensando no longo prazo, buscando trazer estabilidade aos pilotos para todo o ano de 2019, podendo reservar em suas agendas as datas específicas, sem expectativas de grandes mudanças entre as temporadas. Um plano que remete à época clássica do F1BC, quando os campeonatos seguiam nas mesmas bases durante o ano completo.

QUALIDADE E TRADIÇÃO VISANDO O LONGO PRAZO

Os projetos tradicionais de Formula, Touring, National, Marcas e Indy estarão todos na ativa, com os carros mais aclamados e em circuitos mais conhecidos pelos pilotos virtuais. E a opção por ressaltar a essência do F1BC com campeonatos realizados com características padronizadas será o foco.

“O feedback dos pilotos foi essencial, além de uma análise fundamental de nossa equipe técnica e esportiva em busca daquilo que realmente acreditamos e que podemos entregar com 100% de qualidade para o automobilismo virtual, com projetos coerentes e a longo prazo”, explica Rodrigo Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

“Estamos em uma fase no automobilismo virtual onde há muitas opções em simuladores, carros e tipos de campeonatos, e entendemos que estender o leque de opções com muitas particularidades entre si e ideias experimentais seria colocar em risco a qualidade de nossos serviços, que devem ser sempre a prioridade, e poderiam tirar o foco dos pilotos, que sempre desejaram construir uma carreira sólida e tem nosso total respeito por isso”, ponderou Rodrigo.

“A equipe do F1BC assume um trabalho enorme com 16 campeonatos e precisa entregar os mesmos com responsabilidade e profissionalismo, então o caminho hoje é trazer os campeonatos mais tradicionais com a padronização pela qual sempre prezamos, resultando também em facilidade de escolha para os pilotos e equipes”, concluiu o diretor geral do F1BC.

SEGURANÇA NAS PISTAS E EQUILÍBRIO NAS COMPETIÇÕES

Na frente esportiva, esta escolha pelos novos campeonatos da temporada 2019/1 traz a expectativa de refletir em melhores corridas e mais equilíbrio nas disputas, já que as vagas serão limitadas a 26 pilotos (categorias “Road”) e 30 pilotos (categorias “Oval”), além de uma filtragem mais clara dos grupos de pilotos que poderão participar de cada competição através do sistema de licenças de pilotagem.

“Esta soma de fatores [limite de pilotos e separação por licenças], junto ao nosso bem desenvolvido regulamento com um sistema de penalizações e pontos nas licenças que é educativo, além dos nossos esforços durante os briefings em instruir aos pilotos o que de principal é possível melhorar em cada campeonato, formam um conjunto de ações em busca de elevar ao máximo o nível das corridas”, salientou Ronan Mendina, Diretor Técnico e Esportivo do F1 Brasil Clube, com 10 anos de experiência em direções de provas e mais de 2 mil corridas no currículo.

COMO FICOU O QUADRO DE CAMPEONATOS 2019/1

O iRacing será mesmo 100% responsável pela bandeira dos ovais no F1BC, com as três categorias de Indy, sendo a Indy Light (licenças A/B/C/D) e Indy Junior (B/C/D/R) em revezamento quinzenal nas segundas-feiras às 20h. Já a Indy Pro (P/A/B/C) ganhou um novo dia – terças-feiras às 22h -, um pedido recorrente dos pilotos que agora poderão treinar sempre na semana anterior na série do iRacing.

O Assetto Corsa alinhou seus dois campeonatos nas quartas-feiras, sendo a GT Light (licenças B/C/D/R) com os GT4 às 20h, e a GT Pro (P/A/B/C) com os GT3 às 22h, com os mesmos circuitos sendo utilizados, dando chances a pilotos de licenças intermediárias de poderem participar de duas corridas seguidas com mesmo simulador e pista, otimizando suas rotinas de treinamentos.

No rFactor 2, simulador de extrema carga de trabalho em preparação de carros e pistas, o F1BC primou pelos seus projetos mais tradicionais e realinhou os dias, mas mantendo o horário das 22h. Formula Pro (licenças P/A/B/C) será com os GP3, carro que deve melhorar a adaptação de pilotos vindos da Light sem tirar o desafio dos já experientes que estavam acostumados com os F1. Le Mans Series seguirá com os Protótipos P2 (P/A/B/C) e os GT (C/D/R), com uma revisão nas configurações em busca de mais estratégias durante as corridas. Ambos campeonatos se revezarão quinzenalmente nas segundas-feiras às 22h.

Já no Automobilista, o número de campeonatos é maior, de acordo com o fluxo de pilotos interessados. O F1BC terá a sequência de National Light (licenças B/C/D/R) nas terças-feiras às 20h e National Pro (P/A/B/C) no mesmo dia às 22h com os Stock Car. Também terá Marcas Light (B/C/D/R) e Marcas Pro (P/A/B/C) na mesma quarta-feira, respectivamente às 20h e 22, sendo a Marcas Junior (C/D/R) nas terças-feiras às 20h, estas três com os carros do Brasileiro de Marcas.

A grande novidade no plano do Automobilista fica por conta da Touring Light (B/C/D/R) acompanhando a Touring Pro (P/A/B/C), ambas com os DTM de setup aberto e no mesmo dia da semana: quintas-feiras, respectivamente às 20h e 22h, nos mesmos circuitos. A Formula Light (B/C/D/R) permanece nas quintas-feiras às 20h com os F3 e setup aberto.

A última categoria definida foi para o Automobilista e será o retorno da Kart Pro (licenças P/A/B/C), novidade que trará o Kart GX390 Race em alguns kartódromos brasileiros e internacionais de alto nível, com limite de apenas 20 pilotos de nível experiente até intermediário em busca de corridas de alto nível, nas quintas-feiras às 22h, fechando a lista da temporada.

O calendário com os circuitos será divulgado em breve, e as inscrições serão abertas no dia 5 de novembro!

CONFIRA A LISTA EM GRÁFICO ABAIXO

O F1BC tem o patrocínio de Aguiatech, Aliança Consultoria, Área Nobre Estacionamentos, Chiara Guitar Parts, Extreme SimRacing, Logitech, M7Help, e o apoio de Canal Sim-Force, F1 Brasil, F1 Mania, iRacing, Reiza Studios, e Sector3 Studios.