F1BC terá os Stock Car, Marcas, F3 e DTM com o Automobilista na temporada 2019/1

O F1 Brasil Clube terá o que de melhor há no simulador Automobilista e o que é mais aclamado pelo público, de acordo com as pesquisas rumo a temporada 2019/1, trazendo campeonatos com Stock Car, Brasileiro de Marcas, F3, o retorno dos DTM, e um campeonato exclusivo de Kart. As inscrições serão abertas no dia 5 de novembro.

Esta matéria foi editada em 31/10/2018 às 15:30, para reapresentar o projeto de campeonatos para a temporada 2019/1 do F1BC, em busca de não trazer nenhuma confusão com informações antigas que não são mais válidas.

O método de carreiras seguirá com as categorias Marcas Pro, Marcas Light, Marcas Junior (com o Brasileiro de Marcas), National Pro e National Light (com os Stock Car), e Touring Pro e Touring Light (com os DTM), além da Formula Light (F3). Este sistema foi sempre bem sucedido desde o início de sua implementação no F1BC, ainda em 2007, e com muita procura sobre campeonatos com o game Automobilista esta formatação de campeonatos é possível.

As categorias Junior receberão pilotos de licenças C/D/R (incluindo os estreantes), enquanto as Light terão possibilidade de pilotos de licenças B/C/D (a faixa intermediária até novatos). As competições Pro receberão apenas os pilotos de licenças P/A/B/C, o setor dos mais experientes.

As categorias National e Marcas terão o mesmo calendário de circuitos nacionais, enquanto Touring e Formula contarão com o calendário de pistas internacionais, possibilitando facilmente aos pilotos a escolha de mais de um campeonato, já que a quantidade de treinos pode ser bem conciliada para cada rodada. A Kart Pro contará com os melhores kartódromos brasileiros, testados a aprovados no simulador.

CONFIRA O DIA EM QUE CADA CAMPEONATO SERÁ REALIZADO

Tanto National Pro quanto National Light serão realizadas com os Stock Car e setup fixo no mesmo dia. A National Light abre a primeira terça-feira da quinzena às 20h e a National Pro vem na sequência às 22h, possibilitando a presença de alguns pilotos (de licenças B/C) em ambas competições.

Os carros do Brasileiro de Marcas estarão nas terças-feiras às 20h com a Marcas Junior (C/D/R) e nas quartas-feiras com a Marcas Light (B/C/D/R) abrindo às 20h. A Marcas Pro (P/A/B/C) vem na sequência do mesmo dia às 22h.

A Touring Light (B/C/D/R) estará na quinta-feira às 20h, e a Touring Pro (P/A/B/C) será em horário nobre das quartas-feiras às 22h com os DTM, após uma grande aprovação dos pilotos participantes na pesquisa realizada neste mês de outubro. As competições dos supercarros alemães terão um Mod ajustado especialmente para diferentes estratégias e calendário de pistas internacionais iguais as da Formula Light.

A Formula Light se mantém em um horário campeão das quintas-feiras às 20h, com calendário de pistas internacionais, cada vez mais bem convertidas no simulador Automobilista, e mantendo as características de setup livre.

“A segurança dos pilotos nas corridas e o equilíbrio dos campeonatos atualmente são as duas grandes prioridades e acreditamos que com estas competições limitadas a 26 pilotos por grid e uma separação correta de pilotos em cada uma delas isso será plenamente possível”, afirmou Rodrigo Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

De acordo com Rodrigo, a seleção de vagas agora será um dos desafios. “O sistema de licenças é capaz de colocar os pilotos certos em cada campeonato mantendo o equilíbrio, mas a partir de agora as equipes também precisarão de nosso apoio para manter suas vagas de uma temporada para outra, para darem sequência a uma estabilidade na carreira de seus competidores”, concluiu.

As inscrições serão abertas já no dia 5 de novembro e a temporada 2019/1 do F1BC terá início no dia 7 de janeiro.

O F1BC lançou uma pesquisa visando melhorias para a próxima temporada. Para participar basta responder o questinário disponível em www.f1bc.com/pesquisas até o dia 8 de novembro.

O F1BC tem o patrocínio de Aguiatech, Aliança Consultoria, Área Nobre Estacionamentos, Chiara Guitar Parts, Extreme SimRacing, Logitech, M7Help, e o apoio de Canal Sim-Force, F1 Brasil, F1 Mania, iRacing, Reiza Studios, e Sector3 Studios.