Os 10 pilotos mais jovens da história que alcançaram o primeiro lugar na Fórmula 1

A primeira coisa que um piloto persegue ao chegar à Fórmula 1 é conquistar a vitória e encher-se de glória, muitos persistem toda sua vida nesta meta mas há alguns que desde muito jovens veem de perto a grandeza. Todos procuram estabelecer-se na categoria e mostrar ao mundo que é o melhor e que o seguirá sendo. Recordemos os 10 pilotos mais jovens da história que conseguiram o primeiro lugar na Fórmula 1.

10. Michael Schumacher, 23 anos, GP da Bélgica 1992

Em 30 de agosto de 1992, foi realizado o Grande Prêmio da Bélgica, data memorável para o automobilismo porque se deu a conhecer uma das maravilhas do automobilismo mundial, o alemão Michael Schumacher. Durante todo o dia, de 44 voltas, o Schumacher ao volante de um Benetton Ford superou as ameaças na pista de Patrese, Mansell e manteve-se à frente do resto até que os outros pararam.

Michael Schumacher visualizou a bandeira a quadros na primeira posição depois de cumprir as voltas regulamentares, chegou à meta com vantagem de 36 segundos sobre Mansell e 43 sobre Patrese.

Esta vitória foi a primeira de muitos sucessos que o alemão obteve para depois brilhar no automobilismo ao alcançar 91 vitórias em toda sua carreira.

O Grande Prémio de Fórmula 1 pode ser desfrutado ao vivo a partir do seu telefone móvel online, desfrute dos bónus especiais através do Handicap Asiático e aposte no seu piloto preferido.

9. Ickx Jacky, 23 anos, GP da França 1968

O Grande Prêmio da França foi realizado em um ambiente chuvoso. Jacky Ickx lutou para se manter na liderança com convicção tendo o campeão mundial John Surtees como principal adversário. Depois de duas horas e meia de corrida, Ickx chegou à meta ocupando o primeiro lugar e a dois minutos de diferença de Surtees. Aos 23 anos, sua atuação em Rouen marcou um marco e ficou no histórico de Fórmula 1 como a primeira vitória do lendário Jacky Ickx.

8. Robert Kubica, 23 anos, GP da Canadá 2008

A corrida de 2007 pelo Grande Prémio do Canadá teve um impacto nas mentes dos espectadores, nesse dia Robert Kubica teve que passar por uma série de eventos, O primeiro foi a perda de controlo do BMW Sauber depois de tentar ultrapassar o Trulli.
O BMW Sauber saiu dos trilhos na curva 9 e, em seguida, bateu contra as grades de proteção. Seu carro terminou semi-capotado e o mundo testemunhou um dos acidentes de Fórmula 1 mais impressionantes da história.

Um ano depois, o polonês consolidou sua primeira e única vitória no Grande Prêmio do Canadá, mas também no ano anterior foi visto como um milagre, ganhou a vontade de viver.

7. Kimi Raikkonen, 23 anos, GP da Malásia 2003

Kimmi Raikonnen obteve a primeira vitória em 2003 ganhando o Grande Prêmio da Malásia depois de ter um 2002 repleto de desafios com o McLaren. Um triunfo bem merecido depois de uma árdua luta pelo campeonato. Temporada explosiva com a presença de pilotos de alto nível: Kimi Raikonnen, Juan Pablo Montoya e Michael Schumacher que deixou claro que seriam grandes Colossos com rastros de triunfo na Fórmula 1.

6. Lewis Hamilton, 22 anos, GP da Canadá 2007

O Circuito Gilles Villeneuve em Montreal foi o cenário onde se reuniram os pilotos do Grande Prémio do Canadá 2007. O triunfo ficou nas mãos do piloto britânico de automobilismo Lewis Hamilton, apesar de ser uma corrida bastante difícil em que houve 4 carros de segurança, 8 retiros e 2 desqualificações, entre outras sanções.

Ao possuir o título no Grande Prêmio do Canadá em 2007, Hamilton foi nomeado piloto mais jovem em conseguir o primeiro lugar de Fórmula 1 com a idade de 23 anos. Sua primeira temporada na Fórmula 1 serviu para que o piloto quebrasse vários recordes de corrida, na atualidade já tem um grande histórico.

5. Bruce McLaren, 22 anos, GP dos Estados Unidos 1959

O Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1959 é um evento digno de se lembrar, Bruce Mc Laren aos seus 22 anos cumpridos foi nomeado no momento como o piloto mais jovem a ganhar o Grande Prêmio de Fórmula 1, este recorde se estendeu por décadas.

Anos mais tarde continuou a participar em eventos automobilísticos na companhia de seu colega Jack Brabham que o motivou a fundar sua própria equipe de Fórmula 1, Equipe que ainda hoje continua em competição abrindo uma nova era para os motores traseiros em que estes gênios do volante são os protagonistas graças aos Cooper Climax.

4. Fernando Alonso, 22 anos, GP da Hungria 2003

Até hoje Espanha havia conseguido uma grande quantidade de vitórias em Fórmula 1, todas elas provenientes da atuação de Fernando Alonso. O Grande Prémio da Hungria em 2003 nunca será esquecido pelos espanhóis.

A glória obtida por um jovem de 22 anos no final de Agosto de 2003 com a Renault encheu de regozijo o público num circuito de grande dificuldade e exigência onde se pôs a prova a potência e a condução do piloto. O domingo amanheceu como um dos grandes favoritos do evento liderando todas as voltas na competição e escrevendo a história como o mais jovem a ganhar uma corrida.
A partir daí se somaram grandes vitórias, mas a primeira se converteu na inesquecível.

3. Charles Leclerc, 21 anos, GP da Bélgica 2019

Ao contrário de Sebastian Vettel, quando começou na Ferrari, Charles Leclerc cresceu e evoluiu dentro desta escuderia. Era fácil para o Ferrari acreditar no seu aluno. Em 2019, o piloto de Ferrari saboreou a vitória no Grande Prêmio da Bélgica ao marcar sua primeira vitória na competição.

Manteve estrategicamente o controle para impor-se no circuito frente a Lewis Hamilton e Valtteri Bottas abrindo uma vantagem de 65 pontos ante seu contendor Bottas.

2. Sebastian Vettel, 21 anos, GP da Itália 2008

O GP da Itália da temporada 2008 testemunhou o nascimento de uma nova luminária do automobilismo profissional, Mesmo nessa altura, a vitória de Sebastian Vettel com Toro Rosso tornou-o o piloto mais jovem a ganhar uma competição de Fórmula 1.

Ante um panorama chuvoso o piloto alemão Vettel alcançou o melhor tempo do domingo sobre o Red Bull de Webber e o McLaren de Kovalainen e se ajustou na primeira posição até vislumbrar a bandeira a quadros com uma diferença de 12 segundos de vantagem sobre Kovalainen.

Este evento marcou o fim da supremacia de records de Alonso como o mais jovem vencedor e poleman. Ele conseguiu aos 21 anos, 2 meses e 11 dias. O piloto precoce começou uma longa batalha e desafios que obtiveram vitórias nos anos consecutivos.

1. Max Verstappen, 18 anos, GP da Espanha 2016

O triunfo deste jovem piloto foi inesperado e surpreendente para o mundo; sua vitória surpreendeu os frequentadores desta especialidade. Com apenas 18 anos, ele venceu sua primeira corrida com um veículo incrível como o Red Bull, nada mais e nada menos que o Grande Prêmio de Espanha de 2016.

Este triunfo conferiu a Verstappen a denominação de piloto mais jovem da história em chegar primeiro e ganhar um grande prêmio. Demonstrou um excelente domínio da pressão, da trajetória da corrida e dos pneus ao concluir a competição.

O piloto só acumulou duas paradas e resistiu mais de 30 com um jogo e a perseguição permanente do experiente Kimi Raikonnen. Já a fama de Verstappen está assegurada durante toda sua carreira esportiva transcendendo à história nesta especialidade do esporte.