Virtual Mini: Victor Ribeiro (Grip) leva a melhor em prova conturbada em Santa Cruz

F1BC Virtual Mini 2021/1 @ Santa Cruz do Sul

Terceira etapa da Virtual Mini válida pela temporada 2021/1 do F1 Brasil Clube, e nesta quinta-feira (18) o circuito de Santa Cruz do Sul teve uma prova com incidentes indesejáveis, chuva caindo e a vitória de Victor Ribeiro (Grip Racing), para se destacar na liderança do campeonato.

A tomada de tempos revelou João Junior na pole position. Rodrigo de Sousa, Andre Retek, Victor Ribeiro e Fred Quintao fecharam o ‘Top 5’ de um total de 13 competidores. A seguir você confere a ordem completa do grid.

Classificação
1 Joao Junior (Team Brasil Racing),
2 Rodrigo de Sousa (Grip Racing 2),
3 Andre Retek (Team Brasil Racing),
4 Victor Ribeiro (Grip Racing),
5 Fred Quintao (Grip Racing),
6 Raphael Skarnulis (Independente),
7 Carlos Quintao (Grip Racing),
8 Philipe Coutinho (Team Brasil Racing),
9 Emerson Bracisievicz (Alliance SimRacing),
10 Henrique Galleazzi (Alliance SimRacing),
11 Glauber Figueiredo (Alliance SimRacing),
12 Eduardo Lidio (JD Racing Team),
13 Pablo Cunha (Independente),

A corrida teve uma largada confusa, quando Rodrigo de Sousa arrancou melhor e dividiu a primeira curva com Retek. Ambos se chocaram na entrada do Esse e saíram da pista. Sousa pegou o muro e teve que fazer reparos, enquanto Retek não conseguiu segurar o carro na grama e voltou na pista acertando Quintão.

A sequência da prova teve Skarnullis tomando a liderança de surpresa, pressionado por Ribeiro em um excelente duelo pela ponta. Mas a chuva viria, sempre ela, e mudaria os rumos da etapa.

Quando a maioria já tinha parado para uma troca de pneus normais, Glauber aproveitou a parada tardia para trocar para os compostos de piso molhado, cortando uma parada em relação aos demais, que também fizeram a troca.

Ainda assim Victor voltou em primeiro exatamente a frente de Glauber, em duelo interessante. Já Retek tinha problemas quando Fred tentou descontar a volta e ambos se enroscaram e saíram da pista.

Se a pista de Santa Cruz do Sul já é difícil por si só, imagine com o asfalto encharcado. Alguns erros individuais foram vistos, e mesmo com a chuva parando e a pista secando, o sinuoso traçado foi responsável por entregar mais dificuldades, agora com os pneus de chuva superaquecendo. Desafio completo na noite.

Victor Ribeiro faturou a vitória em atuação impecável, em festa da Grip Racing nesta noite em que também levaram a melhor na Copa Rookie, com Luis Almeida.

João Junior soube sair das confusões para fechar em segundo, e ficar a cinco pontos do líder num duelo que promete ter muitos concorrentes se infiltrando nas próximas etapas.

Glauber Figueiredo foi destaque na noite, fazendo ótima corrida de recuperação na Copa Rookie, e ainda melhor na Virtual Mini, onde parou no momento certo para trocar pneus para os de chuva e subir ao terceiro posto.

Raphael Skarnullis curtiu o gostinho de liderar no começo e faturou o excelente quarto lugar, com Rodrigo de Sousa cravando uma recuperação que parecia impossível para ir ao ‘Top 5’.

André Retek, Philipe Coutinho, Pablo Cunha, Emerson Bracisievicz e Eduardo Lidio fecharam o grupo dos 10 primeiros no circuito gaúcho.

“Nossa busca pelo padrão de qualidade entre os campeonatos está intimamente ligada à compreensão dos pilotos sobre a característica de cada simulador, e temos confiança de que isso está sendo assimilado para que provas cada vez melhores ocorram”, afirmou Rodrigo Wizard Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

A Virtual Mini terá sua próxima etapa no dia 4 de março às 22h (horário de Brasília), no circuito de Adelaide, com transmissão ao vivo no canal F1BC no YouTube. Todas as informações sobre o F1 Brasil Clube você confere em www.f1bc.com.

Final, 50 minutos
1 Victor Ribeiro (Grip Racing), 33 voltas
2 Joao Junior (Team Brasil Racing), +19.907
3 Glauber Figueiredo (Alliance SimRacing), +38.079
4 Raphael Skarnulis (Independente), +47.859
5 Rodrigo de Sousa (Grip Racing 2), +1:15.358
6 Andre Retek (Team Brasil Racing), +54.800 [+60s]
7 Philipe Coutinho (Team Brasil Racing), +1 lap
8 Pablo Cunha (Independente), +1 lap
9 Emerson Bracisievicz (Alliance SimRacing), +1 lap
10 Eduardo Lidio (JD Racing Team), +2 laps
11 Carlos Quintao (Grip Racing), +3 laps
12 Henrique Galleazzi (Alliance SimRacing), DNF (+14 laps)
13 Fred Quintao (Grip Racing), +1 lap [LP]
Volta mais rápida: Rodrigo de Sousa, 1:27.659

Race Control
Andre Retek, +60s – Incidente com prejuízos severos (7.7.4) [+4 Licença] [1]
Incidente entre Carlos Quintao e Glauber Figueiredo – Nenhuma ação tomada. [2]
Fred Quintao, Last Position – Erro no procedimento sob bandeira azul com prejuízos severos (7.5.3) [+5 Licença] [20]

Pontos nas Licenças
Andre Retek +4
Fred Quintao +5

Observações
Fred Quintao, sem classificação na próxima etapa – Atingiu 5 pontos na Licença (6.4.2)

O F1BC tem o patrocínio de CriaPubli, M7Help, W1 League, a parceria e apoio de Aliança Contra Incêndio, F1 Brasil, F1 Mania, Got It English, Planet Games, Reiza Studios, e SpeedZone.