Realdrive Virtual Stock: Edgard Mesquita (TBR) vence na abertura em Mogi Guaçu

F1BC Virtual Stock 2021/2 @ Velo Cittá

A abertura de campeonato nesta quinta-feira (13) na Realdrive Virtual Stock, pela temporada 2021/2 do F1 Brasil Clube, teve um grid cheio de campeões, onde alguns marcaram seus retornos ao clube, mas ninguém conseguiu se destacar mais do que Edgard Mesquita, da Team Brasil Racing, que faturou a vitória no circuito Velocitta com categoria.

A apresentação do grid teve seis escuderias das mais fortes formando trios completos. Entre as que já se destacavam no Automobilista 2 desde a temporada passada, a Team Brasil Racing teve o multicampeão Edgard Mesquita junto de Andre Retek e Vinicius Ferretti. Já a Grip Racing alinhou um esquadrão enorme com Marcelo Eduardo, Luis Almeida, Matheus Beraldo, Sandro Goulart, Wester Torres, Carlos Weiss, e Afonso Gonçales, sendo Beraldo o mais bem sucedido até então neste simulador com o título da Virtual Sprint na estação anterior.

A Academia GP apresentou o forte trio formado por Douglas Garcia, Vinicius Dessotti, e o americano Colin Alexander. A Dublê Car trouxe seu expertise do Automobilista 1 com Rogério Neto, campeão da Copa Stock por lá, junto de Helvio Neves e o jovem Pedro Ferrari, dois expoentes. Também vinda da Copa Stock com um trio vencedor, a Tornado Motorsports apresentou Edilson Freshi, Ricardo Rick e Thalles Diniz.

A turma de campeões clássicos com os Stock retornou sob o nome de Hytec Racing: Tadeu Costa, maior campeão desta modalidade no clube e segundo maior no geral, com 10 títulos, capitaneou o time que teve ainda Daniel Mageste, Renan Oliveira, e Luciano Lobão.

Eduardo Lidio apareceu mais uma vez no Automobilista 2 com a JD Racing, enquanto Edgar Montelo e Fernando Passos também estão inscritos, mas não puderam comparecer neste primeiro evento da competição.

A classificação teve Edgard Mesquita com a pole position, ficando na garagem mesmo com dois minutos para o fim da sessão. Luis Almeida surpreendeu com o segundo tempo, a frente dos campeões Rogerio Neto, Matheus Beraldo e Marcelo Eduardo, que formaram o ‘Top 5’ de um total de 22 pilotos. Confira abaixo a ordem de largada completa.

Classificação
1 Edgard Mesquita (Team Brasil Racing)
2 Luis Almeida (Grip Racing)
3 Rogerio Neto (Dublê Car)
4 Matheus Beraldo (Grip Racing)
5 Marcelo Eduardo (Grip Racing)
6 Andre Retek (Team Brasil Racing)
7 Daniel Mageste (Hytec Racing)
8 Vinicius Ferretti (Team Brasil Racing)
9 Pedro Ferrari (Dublê Car)
10 Tadeu Costa (Hytec Racing)
11 Ricardo Rick (Tornado Motorsports)
12 Edilson Freshi (Tornado Motorsports)
13 Helvio Neves (Dublê Car)
14 Sandro Goulart (Grip Racing)
15 Renan Oliveira (Hytec Racing)
16 Douglas Garcia (Academia GP)
17 Colin Alexander (Academia GP)
18 Vinicius Dessotti (Academia GP)
19 Carlos Weiss (Grip Racing)
20 Wester Torres (Grip Racing)
21 Eduardo Lidio (JD Racing)
22 Thalles Diniz (Tornado Motorsports)

A largada teve Mesquita tranquilo na liderança pois Luis Almeida acabou ficando com a tela preta, literalmente, e o carro parado no grid foi alvo de outros que não conseguiam desviar. Rapidamente Beraldo, Eduardo, e Alexander caiam posições.

Carlos Weiss, Thalles Diniz, Vinicius Ferretti e Wester Torres também mostravam as marcas de guerra em seus Stock Car da nova geração, ocupando as posições finais da fila. E Rogério Neto aproveitou para chegar e fazer bela ultrapassagem sobre Edgard Mesquita, assumindo a ponta.

Andre Retek vinha muito bem em terceiro, até receber a pressão e tomar uma grande ultrapassagem do decacampeão Tadeu Costa. Já Douglas Garcia mantinha pequena margem a frente de Daniel Mageste, e Marcelo Eduardo em grande recuperação era o sétimo.

A competição era ferrenha: Garcia versus Mageste, Beraldo segurando Neves, Goulart e Dessotti trocando tinta, tudo mostrava uma excepcional corrida no circuito de Mogi Guaçu. Mesmo Mesquita voltava a se aproximar de Neto pela ponta.

Pit stops se iniciaram com metade do percurso. Rogério Neto e Pedro Ferrari pararam na volta 15, e um giro mais tarde foi a vez de grande parte dos pilotos. E o duo se separou, com Mesquita cerca de nove segundos a frente do rival da Dublê Car.

A ordem tinha outras alterações: Tadeu perdeu o terceiro posto para Retek. Já Mageste caiu na ordem e foi parar em 11º. Douglas Garcia foi parar em nono, permitindo a subida de Pedro Ferrari, líder da classe Speed.

Rogério Neto fazia uma corrida fantástica reduzindo a diferença de nove para dois segundos em relação a Mesquita, mas incrivelmente lhe faltou combustível e uma parada rápida nos boxes foi necessária. Tadeu tentou passar por Retek mas perdfeu o carro na primeira curva. Rick e Freshi tinham seus carros danificados e abriam passagem para os ponteiros sob bandeira azul.

Vitória de Edgard Mesquita em Mogi Guaçu, com Rogério Neto em segundo, e André Retek fazendo a festa da Team Brasil em terceiro com dois carros verde e preto nos pódio.

Tadeu Costa foi o quarto, a frente de Matheus Beraldo em grande recuperação no ‘Top 5’. Pedro Ferrari em sexto foi o vencedor na classe Speed, enquanto Helvio Neves, 10º geral, foi o segundo.

“Esta foi uma grande corrida que presenciamos, com excelentes pilotos fazendo um belo espetáculo na abertura do campeonato”, afirmou Fabio Zittel, narrador deste evento no F1 Brasil Clube.

A Realdrive Virtual Stock terá sua próxima etapa no dia 27 de maio às 22h (horário de Brasília), no circuito de Donington Park, com transmissão ao vivo no canal F1BC no YouTube. Todas as informações sobre o F1 Brasil Clube você confere em www.f1bc.com.

Final, 50 minutos
1 Edgard Mesquita (Team Brasil Racing), 34 voltas
2 Rogerio Neto (Dublê Car), +0:23.000
3 Andre Retek (Team Brasil Racing), +0:41.000
4 Tadeu Costa (Hytec Racing), +0:42.000
5 Matheus Beraldo (Grip Racing), +0:58.000
6 Pedro Ferrari (Dublê Car), +1:13.000
7 Marcelo Eduardo (Grip Racing), +1:15.000
8 Edilson Freshi (Tornado Motorsports), +1:37.000
9 Douglas Garcia (Academia GP), +1:37.000
10 Helvio Neves (Dublê Car), +1:51.000
11 Ricardo Rick (Tornado Motorsports), +2:03.000
12 Colin Alexander (Academia GP), +2:20.000
13 Sandro Goulart (Grip Racing), +2:24.000
14 Vinicius Dessotti (Academia GP), +2:28.000
15 Carlos Weiss (Grip Racing), +2:09.000 [+20s]
16 Thalles Diniz (Tornado Motorsports), +2:39.000
17 Daniel Mageste (Hytec Racing), +3:00.000 [+20s]
DNF Renan Oliveira (Hytec Racing)
DNF Wester Torres (Grip Racing)
DNF Eduardo Lidio (JD Racing)
DNF Vinicius Ferretti (Team Brasil Racing)
DNF Luis Almeida (Grip Racing)
Volta mais rápida: Edgard Mesquita, 1:30.240
Hattrick para Edgard Mesquita.

Race Control
Luis Almeida, Last Position – Incidente com prejuízos múltiplos (7.7.6) [+5 Licença] [1]
Daniel Mageste, +20s – Incidente com prejuízos leves (7.7.2) [+2 Licença] [1]
Carlos Weiss, +20s – Incidente com prejuízos leves (7.7.2) [+2 Licença] [5]

Pontos nas Licenças
Luis Almeida +5
Daniel Mageste +2
Carlos Weiss +2

Observações
Luis Almeida, sem classificação na próxima etapa – Atingiu 5 pontos na Licença (6.4.2)

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2021/2 NO F1BC

Acesse www.f1bc.com/loja e confira os 13 campeonatos com inscrições abertas para a temporada 2021/2 do F1 Brasil Clube, que terá competições com os simuladores Assetto Corsa Competizione, Automobilista, Automobilista 2, e iRacing. As vagas são limitadas, portanto não perca tempo e garanta seu lugar no grid de largada!

O F1BC tem o patrocínio de BMW, Realdrive, CriaPubli, Dublê Car, M7Help, Walltime, a parceria de Driving Academy, Elleven TV, F1 Mania, Reiza Studios, e o apoio de Aliança Contra Incêndio, F1 Brasil, Got It English, Malaguty Bikes, Planet Games, SpeedZone, W1zera, e W1 League.