F1BC Superclio: Juscelino Honorato vence em Laguna Seca, e oito disputarão título na final

F1BC Superclio 2023/1 @ Laguna Seca

Que corrida, senhoras e senhores. O F1BC Superclio teve no circuito de Laguna Seca uma penúltima etapa de campeonato nesta quinta-feira (7), e nenhum piloto escapou de pelo menos um erro, uma escapada, ou um incidente, e ao final Juscelino Honorato (Raptors Racing) conseguiu liderar e sair das disputas mais fortes para vencer e comemorar o pódio ao lado de Rafael Amaral (Overmind Racing) e Felipe Faria (Grip Racing).

Enquanto Sergio Kolachinski, Rodrigo de Sousa e Felipe Faria sofreram com o lastro (E Felipe ainda conseguiu um excelente resultado por isso), Marcio Affonso e Sergio Lemos tiveram passagems a mais pelo pitlane, e Victor Ribeiro sofreu um toque, tudo deixando a corrida imprevisível e equilibrada até o final – e simplesmente oito pilotos disputarão o título na última etapa!

Na pontuação, Rafael Amaral e Felipe Faria lideram com 67 pontos cada. Depois, aparecem Juscelino honorato e Sergio Kolachinski empatados com 63. Marcio Affonso e Victor Ribeiro empatam com 60. Rodrigo de Sousa soma 57, e Sergio Lemos 56. São oito disputando o título rumo a Jerez de la Frontera – e entre as equipes Grip Racing, Overmind Racing, e Raptors Racing, e sustentam chances de faturar o troféu.

Na classificação, obviamente os mais pesados sofreram: Sergio Kolachinski (50kg) foi sexto, Felipe faria e Rodrigo de Sousa (ambos com 40kg) apareceram na sequência. Na ponta, pole position de Juscelino Honorato com uma bela volta em 1:27.593, seguido por Rafael Amaral, Victor Ribeiro, Sergio Lemos, e Marcio Affonso no ‘Top 5’. Confira a seguir a ordem de partida completa.

Classificação
1 Juscelino Honorato (Raptors Racing), 1:27.593
2 Rafael Amaral (Overmind Racing), 1:27.659
3 Victor Ribeiro (Grip Racing), 1:27.675
4 Sergio Lemos (Hoperários Racing), 1:27.870
5 Marcio Affonso (Raptors Racing), 1:28.019
6 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), 1:28.028
7 Felipe Faria (Grip Racing), 1:28.454
8 Rodrigo de Sousa (Grip Racing), 1:28.827
9 Jamerson Aguiar (Hoperários Racing), 1:29.656
10 LH Britto (Hoperários Racing), sem tempo

Rafael Amaral queimou a largada e viu Juscelino Honorato e Victor Ribeiro na frente, enquanto Sergio Kolachinski trocava tinta com Marcio Affonso pela quinta posição, e mesmo Rodrigo de Sousa, com lastro de 40kg, ficava trancado naquele pelotão.

Na curva do Saca-Rolha, um toque de Sergio Lemos com Victor Ribeiro fez o carro da Grip ficar atravessado, voltando no fundo do pelotão, acompanhado por Rafael Amaral, que pouco depois teve um porta com porta com Affonso e ficou no prejuízo.

Com Lemos pagando uma passagem pelo pitlane, o retorno na quarta posição exigia uma recuperação. O patrão da Honorários logo duelou com Felipe Faria e foi para o terceiro posto.

Um breve erro de Honorato o deixou ceder a liderança para Marcio Affonso, e Sergio Lemos se aproximou bastante para a briga pelo segundo lugar. E Ribeiro fazia uma prova de recuperação fantástica, também se aproximando destes rivais.

Se o relato da corrida já estava cheio de complexas mudanças na ordem, tudo ficou ainda mais louco pouco depois dos pit stops. Lemos tocou com Affonso na saída do pitlane, e Honorato voltou para a ponta. De Sousa passou por saídas de pista e levou uma penalidade do simulador pelo excesso.

Lemos se recuperou partindo para o ataque sobre Kolachinski, passando, mas pouco depois perdendo de volta a colocação. Na frente, Honorato, Ribeiro e Affonso estavam separados por menos de um segundo – e foi Marcio quem atacou Victor primeiro, para ser segundo.

Amaral conseguiu sair da briga com Faria e acelerou forte para chegar nos três primeiros, e assistiu Ribeiro passar Affonso. Na volta seguinte o piloto da Overmind foi ao ataque, Affonso rodou na frente dele e ambos perderam tempo. Para mexer ainda mais na ordem, Ribeiro rodou e Amaral aparecia em segundo, a sete segundos de Honorato.

Juscelino Honorato viu Rafael Amaral tirar mais de um segundo por volta, mas segurou desta vez os pneus gastos para receber a bandeira quadriculada na frente em Laguna Seca. Amarl foi o segundo, e Felipe Faria venceu o duelo com o parceiro Victor Ribeiro para fechar o pódio.

Marcio Affonso foi ao ‘Top 5’, e a sequência teve Sergio Kolachinski, Sergio Lemos, LH Britto, Jamersion Aguiar, e Rodrigo de Sousa, em noite onde ninguém abandonou.

Final, 50 minutos
1 Juscelino Honorato (Raptors Racing), 34 voltas
2 Rafael Amaral (Overmind Racing), 0:02.535
3 Felipe Faria (Grip Racing), 0:06.400
4 Victor Ribeiro (Grip Racing), 0:06.901
5 Marcio Affonso (Raptors Racing), 0:16.170
6 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), 0:25.435
7 Sergio Lemos (Hoperários Racing), 0:27.040
8 LH Britto (Hoperários Racing), 0:46.073
9 Jamerson Aguiar (Hoperários Racing), 0:46.525
10 Rodrigo de Sousa (Grip Racing), 1:06.761
Volta mais rápida: Sergio Lemos, 1:28.091

A grande final do F1BC Superclio será no dia 20 de abril às 20h (horário de Brasília), no circuito de Jerez, com transmissão ao vivo na Elleven TV.

O F1BC Esports realiza campeonatos oficiais de BMW, MINI, Heineken, tem patrocínio de Realdrive, Investtop XP, CriaPubli, M7Help, e tem parcerias oficiais com Amika, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Incidente entre Sergio Kolachinski e Marcio Affonso – Nenhuma ação tomada [1]
Incidente entre Marcio Affonso e Rodrigo de Sousa – Nenhuma ação tomada [1]
Sergio Lemos, Drive Through – Incidente em 1ª volta com consequências moderadas (5.4.3) [+3 PP] [1]
Incidente entre Rafael Amaral e Marcio Affonso – Nenhuma ação tomada [1]
Jamerson Aguiar, Alerta – Mudança de linha ou bloqueio sem consequências (5.4.11) [+1 PP] [5]
Sergio Lemos, Drive Through – Incidente com consequências moderadas (5.4.2) [+2 PP] [17]
Incidente entre Sergio Lemos e Sergio Kolachinski – Nenhuma ação tomada [21]
Incidente entre Sergio Kolachinski e Sergio Lemos – Nenhuma ação tomada [22]

Pontos de Punição
Sergio Lemos +5
Jamerson Aguiar +1

Observações
Sergio Lemos, sem classificação na próxima etapa – Atingiu 5 pontos na Licença (6.4.2)