F1BC GR Cup: Lorenzo Pfeifer (Texaco) vence final em Long Beach

F1BC GR Cup 2023/2 @ Long Beach

O desfecho da temporada 2023/2 no F1BC GR Cup foi em um evento pra lá de interessante no circuito de rua de Long Beach, onde Lorenzo Pfeifer (Texaco Racing by TK) quebrando a invencibilidade de Guilherme Elizeu, que já tinha o título garantido.

Leo Moreira (STIGMOR Racing) foi destaque ao fechar as duas baterias em segundo, e Fellipe Spetriniv fechou as duas em terceiro. Guilherme elizeu venceu a primeira bateria, mas teve problemas na segunda. E Carlos Magno foi o cara na classe CUP, arrematando o título desta classe simbólica.

O F1BC Esports parabeniza Guilherme Elizeu pelo título Geral/PRO, Carlos Magno pelo título CUP, e a Texaco Racing by TK, equipe campeã, que agora fazem parte do Hall dos Campeões na liga pioneira e mais tradicional do automobilismo virtual brasileiro.

A tomada de tempos teve Guilherme Elizeu na pole position, seguido por Leo Moreira, Ulisses Mantovani, Rafael Matsumoto, e Wilian Stigare no ‘Top 5’, em ordem que teve uma dupla da Texaco – Fellipe Spetriniv e Lorenzo Pfeifer – largando da última fila. Confira a seguir a ordem completa de partida.

Classificação
1 Guilherme Elizeu (Texaco Racing by TK), 1:31.999
2 Leo Moreira (STIGMOR Racing), 1:32.639
3 Ulisses Mantovani (Phantom Racing Team), 1:33.035
4 Rafael Matsumoto (Melissa Competicoes), 1:33.143
5 Wilian Stigare (STIGMOR Racing), 1:33.706
6 Carlos Magno (Independente), 1:34.390
7 Maurilio Dantas (DNT Racing BR), 1:34.416
8 Gustavo Negrao (DNT Racing BR), 1:35.335
9 Ricardo Daher (Melissa Competicoes), 1:35.862
10 Lorenzo Pfeifer (Texaco Racing by TK), sem tempo
11 Fellipe Spetriniv (Texaco Racing by TK), sem tempo

A primeira volta da corrida teve uma primeira metade super limpa, com a ordem se mantendo a mesma, mas tudo se alterando no terceiro setor: uma onda de erros individuais, com Ricardo Daher, Rafael Matsumoto, e Ulisses Mantovani escapando na curva após a reta oposta, deixou o pelotão um pouco mais espalhado.

Pfeifer e Spetriniv faziam aquela recuperação ganhando algumas posições dos pilotos, chegando até o terceiro e quarto lugares na metade do percurso. Pfeifer ultrapassou Willian Stigare em belo duelo, mas o piloto da STIGMOR rodou pouco depois em lugar complicado, demorando para consegui retornar ao traçado.

Elizeu saiu vencedor mais uma vez, com Leo Moreira fechando em segundo após grande atuação, recebendo a quadriculada bem próximo do campeão. Fellipe Spetriniv fechou o pódio em bela recuperação. Pfeifer e Matsumoto fecharam no grupo dos cinco.

Bateria 1 – Final, 20 minutos
1 Guilherme Elizeu (Texaco Racing by TK), 13 Laps
2 Leo Moreira (STIGMOR Racing), -02.311
3 Fellipe Spetriniv (Texaco Racing by TK), -20.109
4 Lorenzo Pfeifer (Texaco Racing by TK), -20.623
5 Rafael Matsumoto (Melissa Competicoes), -30.999
6 Carlos Magno (Independente), -37.683
7 Wilian Stigare (STIGMOR Racing), -44.244
8 Gustavo Negrao (DNT Racing BR), -1:20.568
9 Ricardo Daher (Melissa Competicoes), +2 laps
10 Maurilio Dantas (DNT Racing BR), Abandono (5)
11 Ulisses Mantovani (Phantom Racing Team), Abandono (5)
Volta mais rápida: Leo Moreira, 1:32.355

A segunda corrida teve a inversão dos 10 primeiros, e nessa etapa a troca seria um tempero ainda maior já que Long Beach é um técnico circuito de rua. Erros individuais ocorreram, mas justamente pelos muros no entorno do traçado os prejuízos na performance dos GR86 se acumulavam.

Maurilio Dantas saiu na posição de honra, mas teve um enrosco com Willian Stigare e ficou atravessado na pista. Um giro mais tarde, o piloto da DNT teve pouca sorte ao ver seu parceiro Gustavo Negrão acertar um muro, perder velocidade e virar barreira para quem por ali passava. Dantas seria o peimeiro abandono na corrida.

Lorenzo Pfeifer fez uma arrojada ultrapassagem sobre Rafael Matsumoto no hairpin final para assumir a ponta, ainda na terceira volta. Spetriniv e Elizeu seguiam próximos dos líderes.

Em uma disputa tripla, Elizeu chegou a passar por Pfeifer e Matsumoto, mas subiu na temida zebra ao final da reta oposta e rodou, ficando atravessado e perdendo muito tempo. Era o fim da invencibilidade de Guilherme, que quase fechou a competição invicto.

Lorenzo Pfeifer segurou bem a liderança, apesar de uma batida lateral no muro, seguida de uma rodada e um retorno com o carro ligeiramente avariado. Sem contar um carro atravessado nos minutos finais que serviram de barreira para lhe tomar segundos preciosos.

Ainda assim, Lorenzo foi o único a vencer na temporada além de Guilherme Elizeu, com vantagem de menos de três segundos em relação a Leo Moreira, grande destaque da noite fechando em segundo. Fellipe Spetriniv foi o terceiro.

Rafael Matsumoto, Guilherme Elizeu, Ulisses Mantovani, Carlos Magno, Gustavo Negrão, Willian Stigare, e Ricardo Daher foram os guerreiros que completaram o Top 10.

Bateria 2 – Final, 40 minutos
1 Lorenzo Pfeifer (Texaco Racing by TK), 26 Laps
2 Leo Moreira (STIGMOR Racing), -02.417
3 Fellipe Spetriniv (Texaco Racing by TK), -18.620
4 Rafael Matsumoto (Melissa Competicoes), -20.868
5 Guilherme Elizeu (Texaco Racing by TK), -51.136
6 Ulisses Mantovani (Phantom Racing Team), -52.144
7 Carlos Magno (Independente), +1 laps
8 Gustavo Negrao (DNT Racing BR), +1 laps
9 Wilian Stigare (STIGMOR Racing), +3 laps
10 Ricardo Daher (Melissa Competicoes), +4 laps
11 Maurilio Dantas (DNT Racing BR), Abandono (2)
Volta mais rápida: Lorenzo Pfeifer, 1:32.280

O F1BC GR Cup retornará para a terceira temporada de 2023, a partir de setembro, com transmissão ao vivo na EllevenTV.

O F1BC Esports realiza campeonatos oficiais de BMW, MINI, Heineken, tem patrocínio de Realdrive, Investtop XP, CriaPubli, M7Help, e tem parcerias oficiais com Amika, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control – Bateria 1
Nenhuma análise.

Race Control – Bateria 2
Incidente entre Wilian Stigare e Maurilio Dantas – Nenhuma ação tomada [1]
Incidente entre Leo Moreira e Maurilio Dantas – Nenhuma ação tomada [2]
Incidente entre Gustavo Negrao e Outros – Nenhuma ação tomada [3]
Incidente entre Lorenzo Pfeifer e Rafael Matsumoto – Nenhuma ação tomada [3]
Leo Moreira, Alerta – Mudança de linha ou bloqueio sem consequências (5.4.12) [+1 PP] [20]
Ricardo Daher, Drive Through – Retorno perigoso com consequências moderadas (5.4.17) [+2 PP] [22]

Pontos de Punição
Ricardo Daher +2
Leo Moreira +1