F1BC Indy Series: Marcio Baroni surpreende e vence corrida maluca em Dover

F1BC Indy Series 2023/2 @ Dover

A quarta etapa do F1BC Indy Series, campeonato mais tradicional dos ovais no Brasil, foi uma verdadeira corrida maluca no oval de Dover, nesta quarta-feira (12), onde um acidente dos grandes ocorreu no início, uma bandeira amarela mudou o jogo no meio, e o final teve Marcio Baroni (EG Racing) surpreendendo para vencer ao final de 140 voltas.

O acidente inicial foi po problema de conexão repentino de um dos pilotos, e deixou alguns candidatos pelo caminho. A bandeira amarela liberou mais carros do que devia para o desconto de volta, e misturou Adriano Pinheiro na liderança em meio ao pelotão. E o final – e que final – teve Pinheiro e Franzoni parando nos boxes, e Marcio Baroni aproveitando para liderar em um oval onde ultrapassagem é luxo.

O campeonato ficou mais equilibrado, com Adriano Pinheiro ainda líder com 150 pontos, mas tendo Rodrigo Franzoni (143), Marcio Baroni (119), Victor del Porto (114), e Cristiano Benevenuto (110) bem próximos. Eric Macedo e Felipe Pinheiro também rompem a barreira de 100 pontos. Entre as escuderias, é uma das melhores disputas de todos os tempos na Indy: EG Racing (269), BK Racing (256), Black Gold Racing (252), RPK/YouRaceBR (241), e Projeto Razzo Gear1 (198) estão vivas em busca do troféu.

Na tomada de tempos de apenas cinco minutos, Rodrigo Franzoni e Alexandre Rigon não perdoaram e formaram a primeira fila da BK, seguidos por Pedro Meinberg, Eric Macedo, e Daniel Reche em uma ordem importante, já que os próprios pilotos adiantaram que seria uma pista de difícil ultrapassagem com este acerto fixo do Dallara IR18. Confira a seguir o grid completo.

Classificação
1 Rodrigo Franzoni (BK Racing 2), 17.978
2 Alexandre Rigon (BK Racing), 17.997
3 Pedro Meinberg (Black Gold Racing), 18.042
4 Eric Macedo (Independente), 18.054
5 Daniel Reche (Black Gold Racing), 18.075
6 Nilton Bagne (Projeto Razzo Gear1), 18.083
7 Gil Ribeiro (EG Racing), 18.083
8 Edson Previato (Black Gold Racing), 18.094
9 Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), 18.096
10 Samuel Byron (BK Racing 2), 18.103
11 Marcio Baroni (EG Racing), 18.105
12 Silvio Sanchez (RPK/YouRaceBR), 18.113
13 Sergio Vida (Projeto Razzo Gear1), 18.114
14 Cristiano Benevenuto (SUB Racing), 18.118
15 Edilson Cardoso (RPK/YouRaceBR), 18.279
16 Adriano Pinheiro (BK Racing), sem tempo
17 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), sem tempo
18 Beto Soussa (BK Racing), sem tempo
19 Felipe Pinheiro (Projeto Razzo Gear1), sem tempo
20 Donna Veera (RPK/YouRaceBR), sem tempo
21 Alvaro Wanderley (SUB Racing), sem tempo

O acidente inicial foi uma fatalidade da smaiores: Gil Ribeiro viu sua conexão o trair, e seu carro piscou na tela para todos. Ainda no primeiro minuto de prova, o carro da EG apareceu como um raio para os demais, que pouco tiveram espaço para desviar.

Neste acidente, Pedro Meinberg, Eric Macedo, Silvio Sanchez, Samuel Byron, e Alexandre Rigon foram os maiores prejudicados, além do próprio Gil.

A ordem se refez com menos carros, mas alguns retornariam ainda com voltas de desvantagem, como Felipe Pinheiro, Sergio Vida, Nilton Bagne, Cristiano Benevenuto, e Edson Previato.

A sequência da corrida teve Franzoni liderando e não permitindo a ninguém uma ultrapassagem, em boa defesa no globo da morte que virou Dover. Porém outro acidente só foi surgir muito mais adiante, em colisão entre Daniel Reche, saindo dos boxes, e Edson Previato, que tentava passar Cristiano Benevenuto.

Neste momento Adriano Pinheiro ainda não havia realizado seu pit stop, e estava duas voltas a frente dos rivais. Seu pit stop o deixou a um giro de vantagem, e o iRacing aparentemente ordenou um “wave around” – desconto de volta dos retardatários – para mais do que apenas aqueles que estavam entre o Pace Car e o líder. O próprio Pinheiro seguiu a determinação do simulador, e então o wave around foi praticamente anulado.

A relargada teve então a frente do pelotão brigando pelo segundo lugar em diante, enquanto o líder Adriano ficava no fim do grupo, apenas controlando sua confortável posição. Mas isso mudaria a poucos minutos do fim, com novo incidente e entrada do Pace Car.

Franzoni se defendia por dentro, e Victor del Porto atacava, com Beto Soussa ao lado pela linha de cima. Uma linha de três se formou e o erro de netcode (toque à distância) rolou, levando Victor, Beto, e de quebra Cristiano que estava pouco atrás.

Curiosamente Franzoni e Pinheiro pararam nos boxes para troca de pneus, visando um final arrebatador, e Marcio Baroni, terceiro, assumiu então a liderança. Viraria um embate de pneus gastos versus novos neste final eletrizante.

Marcio Baroni segurou bem a liderança e recebeu a bandeira quadriculada com meros 31 milésimos de segundo a frente de Rodrigo Franzoni, e 117 milésimos de Adriano Pinheiro. Eram os três que retavam no giro do líder.

Donna Veera coroou uma bela apresentação, que incluiu um sólido segundo lugar no momento mais maluco da corrida, e fechou em quarto, com Cristiano Benevenuto, que esteve sempre muito forte nesse circuito, em quinto.

Sergio Vida foi pura superação, só sofrendo com o incidente inicial e depois voltando para a corrida, resistindo bravamente e fugindo de qualquer polêmica, para se ro sexto. Beto Soussa, Victor del Porto, Edilson Cardoso, e Felipe Pinheiro fecharam o grupo de 10 primeiros.

Final, 140 voltas
1 Marcio Baroni (EG Racing), 140 Laps
2 Rodrigo Franzoni (BK Racing 2), -00.031
3 Adriano Pinheiro (BK Racing), -00.117
4 Donna Veera (RPK/YouRaceBR), +2 laps
5 Cristiano Benevenuto (SUB Racing), +4 laps
6 Sergio Vida (Projeto Razzo Gear1), +5 laps
7 Beto Soussa (BK Racing), +6 laps
8 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), +6 laps
9 Edilson Cardoso (RPK/YouRaceBR), +25 laps
10 Felipe Pinheiro (Projeto Razzo Gear1), +32 laps
11 Daniel Reche (Black Gold Racing), +66 laps
12 Edson Previato (Black Gold Racing), Abandono (40)
13 Nilton Bagne (Projeto Razzo Gear1), Abandono (37)
14 Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), Abandono (18)
15 Alexandre Rigon (BK Racing), Abandono (7)
16 Eric Macedo (Independente), Abandono (6)
17 Pedro Meinberg (Black Gold Racing), Abandono (6)
18 Samuel Byron (BK Racing 2), Abandono (5)
19 Silvio Sanchez (RPK/YouRaceBR), Abandono (5)
20 Gil Ribeiro (EG Racing), Abandono (4)
21 Alvaro Wanderley (SUB Racing), Abandono (0)
Volta mais rápida: Rodrigo Franzoni, 0:17.746

A próxima etapa do F1BC Indy Series será no dia 26 de julho às 22h (horário de Brasília), no oval de Phoenix, com transmissão ao vivo no YouTube F1BC.

O F1BC Esports realiza campeonatos oficiais de BMW, MINI, Heineken, tem patrocínio de Realdrive, CriaPubli, M7Help, e tem parcerias oficiais com Amika, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Gil Ribeiro, Abandono – Incidente com consequências gravíssimas (5.4.7) [+5 PP] [4]
Daniel Reche, 20s – Incidente com consequências graves (5.4.5) [+3 PP] [4]
Incidente entre Victor del Porto, Beto Soussa e Rodrigo Franzoni – Nenhuma ação tomada (Netcode) [132]

Pontos de Punição
Gil Ribeiro +5
Daniel Reche +3

Observações
Gil Ribeiro, sem classificação na próxima etapa – Atingiu 10 pontos na Licença (6.4.2)