CriaPubli Indy Classic: John Silva vence na primeira etapa em Phoenix

CriaPubli Indy Classic 2024/1 @ Phoenix

O CriaPubli Indy Classic começou bem o ano de 2024 com a primeira etapa no oval de Phoenix, palco perfeito para vitória de John Silva (YouRaceBR Esports), enquanto Victor del Porto e Silvio Sanchez foram ao pódio.

A corrida teve poucos incidentes e apenas uma bandeira amarela, e John se sobressaiu no ritmo e estratégia, terminando as 140 voltas com uma de vantagem em relação aos rivais mais próximos, anotando o grand chelem – pole position, volta mais rápida e liderança de todas as voltas.

A pontuação está iniciando com John, Victor, Silvio, Rafael Rodrigues e Sergio Kolachinski no Top 5, e entre as equipes também há belo equilíbrio com RPK (54), YouRaceBR (50), Overmind (48) e Beneporto (40) na tabela.

O qualifying de cinco minutos teve John Silva com a pole position, seguido de perto pelo atual campeão Silvio Sanchez, enquanto Rafael Rodrigues, Victor del Porto e Rafael Amaral completaram um Top 5 de um grid de alto nível. Confira a ordem de partida a seguir.

Classificação
1 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), 24.740
2 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 24.806
3 Rafael Rodrigues (PDS Racing), 24.856
4 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 24.916
5 Rafael Amaral (Overmind Racing), 24.929
6 Carlos Aguiar (Petropolis Mattheis MotorSport), 24.936
7 Matheus Florentino (Leaner Energy), 25.004
8 Fernando Stropa (RPK e-Sports), 25.041
9 Antenor Junior (F1APS Racing), 25.198
10 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), 25.247
11 Ricardo Ruy (Ruy Racing), 25.347
12 Alvaro Wanderley (SUB Racing), 25.968
13 Rafael Fuzaro (Independente), sem tempo

Belo início de corrida com zero acidentes, e os Lotus79 acelerando em uma fila incrível no oval de uma milha. O trabalho é sempre de buscar ganhar temperatura nos pneus e de forma estável para não abraçar o muro.

Rafael Amaral, em reu retorno aos ovais após longo hiato, abandonou de forma prematura a corrida, com uma aparente queda de conexão. Alvaro Wanderley, que estava há quase um ano sem volante, também saiu do páreo mais cedo.

Por acidente mesmo, Antenor Junior levou uma traulitada de Rafael Fuzaro, e ambos ficaram de fora, enquanto a bandeira amarela deixava todos à vontade para os pit stops.

As estratégias variaram bastante, com Silvio trocando pneus e voltando mais atrás em ritmo. Victor del Porto passou a apertar o líder John Silva, e eles tiveram que driblar os retardatários que já surgiam.

Os pilotos foram realizando seus pít stops finais sob bandeira verde, e restou John Silva, que fez um ‘splash and go’ e voltou com pneus bem desgastados, ainda na liderança e com 15 segundos de vantagem sobre Rafael Rodrigues.

Era tudo o que a YouRaceBR queria: John Silva anotou vitória acachapante logo na primeira prova, deixando Victor del Porto e Silvio Sanchez a uma volta de diferença, algo raro nas categorias do F1BC Esports.

Rafael Rodrigues foi muito bem e chegou a figurar em segundo, terminando em quarto, e Sergio Kolachinski foi o guerreiro da rodada, após resistir a toques na mureta e ainda finalizar em quinto.

Carlos Aguiar, Matheus Florentino, e Ricardo Ruy foram os sobreviventes que também receberam a bandeira quadriculada nesta segunda-feira, em grande noite para a competição.

Final, 140 voltas
1 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), 140 Laps
2 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), +1 laps
3 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), +1 laps
4 Rafael Rodrigues (PDS Racing), +1 laps
5 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), +2 laps
6 Carlos Aguiar (Petropolis Mattheis MotorSport), +2 laps
7 Matheus Florentino (Leaner Energy), +4 laps
8 Ricardo Ruy (Ruy Racing), +7 laps
9 Antenor Junior (F1APS Racing), +85 laps
10 Rafael Fuzaro (Independente), +84 laps
11 Fernando Stropa (RPK e-Sports), +89 laps
12 Rafael Amaral (Overmind Racing), +119 laps
13 Alvaro Wanderley (SUB Racing), +123 laps
Volta mais rápida: John Silva, 0:23.680
Hattrick & Grand Chelem para John Silva.

O CriaPubli Indy Classic terá sua próxima etapa no dia 29 de janeiro às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube F1BC.

O F1BC Esports tem parcerias oficiais com BMW, MINI, Heineken, Realdrive, Grid Experience Club, CriaPubli, Curva 7, M7Help, AMIKA, MonteCapri, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Incidente entre Sergio Kolachinski e Antenor Junior – Nenhuma ação tomada [1]
Rafael Fuzaro, Abandono – Incidente Nível 6 (+6 PP) [+6 PP] [56]

Pontos de Punição
Rafael Fuzaro +6

Observações
Rafael Fuzaro, sem classificação na próxima etapa – atingiu 10 pontos de punição (5.1.2)