CriaPubli Indy Classic: John Silva (YouRaceBR) vence no Kentucky e fatura o título

CriaPubli Indy Classic 2024/1 @ Kentucky

O CriaPubli Indy Classic tave uma grande final de campeonato nesta segunda-feira (19), no oval do Kentucky, com John Silva (YouRaceBR Esports) em noite inspirada, desempatando a bela disputa com Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), com estratégia, trato com os pneus e muito ritmo, neste campeonato ímpar em desafios.

A corrida teve muitos líderes diferentes – Silvio Sanchez, Rafael David, Antenor Junior, Rafael Fuzaro, até a dança da liderança retornar para John Silva, que soube com maestria lidar com o desgaste de pneus e faturar a vitória e o título, em um dos campeonatos mais interessantes por trazer no iRacing as verdadeiras estratégias de corrida.

O F1BC Esports parabeniza John Silva pelo título e Victor del Porto pelo vice-campeonato, além da Overmind Racing, equipe campeã. É uma honra tê-los em nosso Hall dos Campeões!

Com apenas cinco minutos de classificação, Silvio Sanchez foi o pole position, seguido na ordem por Rafael David, Victor del Porto, John Silva, e Rafael Rodrigues no Top 5, de 13 presentes. Confira a seguir o grid completo.

Classificação
1 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 29.555
2 Rafael David (Overmind Racing), 29.604
3 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 29.663
4 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), 29.695
5 Rafael Rodrigues (PDS Racing), 29.759
6 Ricardo Ruy (Ruy Racing), 29.781
7 Rafael Amaral (Overmind Racing), 29.859
8 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), 29.872
9 Fernando Stropa (RPK e-Sports), 30.247
10 Alvaro Wanderley (SUB Racing), 30.356
11 Antenor Junior (F1APS Racing), 30.620
12 Rafael Fuzaro (Independente), sem tempo
13 Matheus Florentino (Leaner Energy), sem tempo

Começo bom no Kentucky, com uma fila indiana cadenciada e sem ameaças de toques ou pilotos assumindo maiores riscos. Silvio liderava, seguido por Rafael David, e Rafael Rodrigues.

Victor del Porto e John Silva disputavam um quarto lugar com muitos cuidados, naquele “Plano A” de segurar o desgaste de pneus. Com isso Ricardo Ruy e Rafael Amaral, que duelavam, se aproximavam dos postulantes ao título.

Ruy conseguu chegar e tentou passar Del Porto, e o contato deixou o carro da Ruy Racing no muro. Pior ainda, Amaral freou para não bater em Victor, e Stropa decolou na traseira do Lotus79 amarelo da Overmind Racing.

Rafael David nos pit stops foi pra liderança, e John passou Sanchez após a relargada para ser o segundo colcoado. Pouco depois surgiu Antenor Junior em destaque, passando todos estes e subindo para a ponta. John também passou David. Del Porto ficou estacionado em ritmo e posição, em oitavo.

Na volta 76, Rafael Rodrigues tocou Sergio Kolachinski e a bandeira amarela foi agitada. John não parou em regime de Pace Car, mas curiosamente foi pouco mais a frente, na volta 90, para sua parada. Ele arriscaria ir até o fim antecipando muito seu reabastecimento.

John chegou a descontar volta de Sanchez, que na liderança pegava carona no carro da YouRaceBR e ganhava tempo volta a volta sob vácuo. Mas tanto Silvio quanto os demais teriam de parar novamente, também.

Quando todos pararam, John retornou para uma sólida liderança, finalizando com categoria sua corrida e faturando o título no Kentucky.

Rafael Fuzaro fechou em segundo, e Sergio Kolachinski completou o pódio ao pegar o vácui de John e ultrapassar Silvio Sanchez nas voltas finais, garantindo à Overmind Racing o título por equipes, junto de Rafael David e Rafael Amaral.

Final, 140 voltas
1 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), 140 Laps
2 Rafael Fuzaro (Independente), -10.368
3 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), +1 laps
4 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), +1 laps
5 Antenor Junior (F1APS Racing), +1 laps
6 Rafael David (Overmind Racing), +1 laps
7 Matheus Florentino (Leaner Energy), +2 laps
8 Rafael Rodrigues (PDS Racing), +2 laps
9 Rafael Amaral (Overmind Racing), +4 laps
10 Fernando Stropa (RPK e-Sports), +31 laps
11 Alvaro Wanderley (SUB Racing), +77 laps
12 Ricardo Ruy (Ruy Racing), +113 laps
13 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), +1 laps [AB]
Volta mais rápida: Rafael Fuzaro, 0:28.178

O CriaPubli Indy Classic retorna para a temporada 2024/2 nas quartas-feiras às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube F1BC.

O F1BC Esports tem parcerias oficiais com BMW, MINI, Heineken, Realdrive, Grid Experience Club, CriaPubli, Curva 7, M7Help, AMIKA, MonteCapri, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Victor del Porto, Abandono – Incidente Nível 6 [+6 PP] [27]
Rafael Rodrigues, Drive Through – Incidente Nível 4 [+4 PP] [76]

Pontos de Punição
Victor del Porto +6
Rafael Rodrigues +4