Monte Capri Indy Series: Adriano Pinheiro é campeão invicto após Michigan

Monte Capri Indy Series 2024/1 @ Michigan

O Monte Capri Indy Series, campeonato mais tradicional dos ovais no Brasil, teve sua definição da temporada 2024/1 nesta quarta-feira (21) no oval de Michigan, e Adriano Pinheiro (BK Racing) faturou a quinta vitória, mantendo uma invencibilidade ímpar e consagrando o título.

A corrida foi bem emocionante, até mesmo com linhas de quatro carros lado a lado, e o desfecho teve Pinheiro fugindo de um acidente na última volta, enquanto Beto Soussa e Carlos Aguiar completaram o pódio.

O F1BC Esports parabeniza Adriano Pinheiro pelo título e Victor del Porto pelo vice-campeonato, além da BK Racing, equipe campeã. É uma honra tê-los em nosso Hall dos Campeões!

A tomada de tempos de cinco minutos teve Adriano Fraporti na pole position, e Beto Soussa, Carlos Aguiar, Valdir soares, e Silvio Sanchez no Top 5, de 15 presentes no total. Confira a seguir a ordem de partida completa.

Classificação
1 Adriano Fraporti (Beneporto Pro Racing), 32.638
2 Beto Soussa (BK Racing), 32.644
3 Carlos Aguiar (Independente), 32.691
4 Valdir Soares (Target Racing), 32.697
5 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 32.697
6 Marcio Baroni (EG Racing), 32.742
7 Leonardo Mesquita (Target Racing 2), 32.807
8 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 32.816
9 Gustavo Thome (Target Racing), 32.856
10 Elisson Flauzino (Projeto Razzo Gear1), 32.859
11 Adriano Pinheiro (BK Racing), sem tempo
12 Ronaldo Silva (EG Racing), sem tempo
13 Rafael Fuzaro (Independente), sem tempo
14 Geison Alves (Target Racing), sem tempo
15 Alvaro Wanderley (SUB Racing), sem tempo

A largada foi bem fluída, mas Leo Mesquita se deu mal logo de cara ao passar outro carro pela linha interna, ficando pendurado pela punição do iRacing. Pouco depois Valdir perdeu a traseira para evitar uma colisão com o carro de Sanchez, mas voltou inteiro para a disputa.

A bandeira amarela surgiu quando Ronaldo Silva não teve chances de fugir do acidente após rodada de Valdir. A partir daí todos foram aos boxes para troca de pneus e reabastecimentos, na 16ª volta. A relargada teve Fraporti, Aguiar, Baroni, Soussa e Sanchez nas primeiras posições.

O ‘pack race’ com os carros juntos na briga deixavam Pinheiro e Del Porto, rivais na luta pelo título, mais conservadores em sexto e sétimo, sem progressões mais arriscadas.

Baroni, Aguiar e Fraporti revezaram a liderança da corrida até as paradas nos boxes. Depois que todos foram para os pit stops sob bandeira verde, Adriano Pinheiro voltou na frente, sofrendo pressão de Marcio, enquanto Victor aparecia em quinto.

A briga esquentou quando Sanchez, Baroni, Aguiar e Flauzino foram para uma linha de quatro carros lado a lado, e a esta altura Pinheiro já tinha recuado novamente. Silvio fez uma ultrapassagem tripla, digna de nota.

Pinheiro retomou o fôlego e foi ao ataque, duelando especialmente com Fraporti, enquanto Flauzino e Baroni seguiam colados. Então a segunda e última intervenção do Pace Car surgiu com uma rodada de Geison Alves na saída dos boxes.

Com a relargada em fila indiana, Adriano Pinheiro cadenciou o ritmo e fez as últimas voltas sem ser ameaçado, concluindo uma corrida onde largou mais atrás, sem realizar classificação, e venceu pela quinta vez consecutiva, consagrando o título.

Beto Soussa foi o segundo, após se livrar de um toque perto da linha de chegada entre Adriano Fraporti e Elisson Flauzino. Victor del Porto ainda decolou na traseira de um dos carros. Aguiar cruzou em terceiro, Sanchez em quarto, e rodando estava Victor fechando em quinto, a frente de Fuzaro e Baroni. Elisson e Adriano Fraporti encerraram com seus carros danificados a passagem pela linha.

Final, 140 voltas
1 Adriano Pinheiro (BK Racing), 100 Laps
2 Beto Soussa (BK Racing), -00.527
3 Carlos Aguiar (Independente), -00.961
4 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), -01.207
5 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), -01.346
6 Rafael Fuzaro (Independente), -01.660
7 Marcio Baroni (EG Racing), -02.155
8 Elisson Flauzino (Projeto Razzo Gear1), -02.757
9 Adriano Fraporti (Beneporto Pro Racing), -02.942
10 Alvaro Wanderley (SUB Racing), +1 laps
11 Gustavo Thome (Target Racing), +1 laps
12 Geison Alves (Target Racing), +2 laps
13 Leonardo Mesquita (Target Racing 2), Abandono (16)
14 Ronaldo Silva (EG Racing), Abandono (15)
15 Valdir Soares (Target Racing), Abandono (15)
Volta mais rápida: Carlos Aguiar, 0:32.077

O Monte Capri Indy Series retorna para a temporada 2024/2 nas quartas-feiras às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na EllevenTV.

O F1BC Esports tem parcerias oficiais com BMW, MINI, Heineken, Realdrive, Grid Experience Club, CriaPubli, Curva 7, M7Help, AMIKA, MonteCapri, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Incidente entre Silvio Sanchez e Carlos Aguiar – Nenhuma ação tomada [1]
Incidente entre Valdir Soares e Ronaldo Silva – Nenhuma ação tomada [15]
Incidente com Elisson Flauzino – Nenhuma ação tomada [68]
Incidente entre Adriano Fraporti e Elisson Flauzino – Nenhuma ação tomada (Netcode) [100]