Monte Capri Indy Series: Adriano Pinheiro vence Victor del Porto por 26 milésimos em Dover

Monte Capri Indy Series 2024/1 @ Dover

A penúltima etapa do Monte Capri Indy Series, campeonato mais tradicional dos ovais no Brasil, teve no técnico oval de Dover uma corrida complexa ao longo de suas 140 voltas, com bandeiras amarelas que mudaram os rumos, fortes concorrentes com problemas, até a bandeirada alucinante na prorrogação com Adriano Pinheiro (BK Racing) segurando o ataque de Victor del Porto (Beneporto Pro Racing) por apenas 26 milésmos de segundo na linha de chegada.

Enquanto Jonatas Martins e Norberto Martins mostravam excelente ritmo, a bandeira amarela após seus pit stops arruinaram suas chances, e Pinheiro, Del Porto e Fraporti, que pouparam no começo para pararem depois, fizeram a estratégia valer a pena quando um acidente travou os adversários voltas atrás.

Adriano Pinheiro segue invicto com 150 pontos, e Victor del Porto será seu rival na luta pelo troféu de campeão com 120 na soma. Adriano Fraporti (100), Elisson Flauzino (105), e Beto Soussa (99) seguem no Top 5. Entre as equipes, a BK Racing tem a vantagem com 312 pontos, mas a briga vai até o final com a Beneporto Pro Racing (272).

A tomada de tempos de cinco minutos teve Victor del Porto na pole postiion, e Adriano Fraporti, Rafael Rodrigues, Jonatas Martins, e Rafael Fuzaro no Top 5, de 17 presentes no total. Confira a seguir a ordem de partida completa.

Classificação
1 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 18.092
2 Adriano Fraporti (Beneporto Pro Racing), 18.096
3 Rafael Rodrigues (PDS Racing), 18.110
4 Jonatas Martins (Leaner Energy), 18.122
5 Rafael Fuzaro (Independente), 18.123
6 Beto Soussa (BK Racing), 18.124
7 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 18.128
8 Norberto Martins (Leaner Energy), 18.128
9 Elisson Flauzino (Projeto Razzo Gear1), 18.131
10 Geison Alves (Target Racing), 18.146
11 Leonardo Mesquita (Target Racing 2), 18.151
12 Gustavo Thome (Target Racing), 18.182
13 Adriano Pinheiro (BK Racing), sem tempo
14 Ronaldo Silva (EG Racing), sem tempo
15 Carlos Aguiar (Independente), sem tempo
16 Valdir Soares (Target Racing), sem tempo
17 Alvaro Wanderley (SUB Racing), sem tempo

Excelente largada, com Jonatas, Adriano, Norberto, Rafael e Adriano Fraporti no grupo da ponta. A Beneporto tinha problemas (ou uma estratégia muito boa), já que Del Porto e Fraporti saíram da primeira fila e foram figurar no meio do grupo.

Gustavo Thomé tocou o muro na volta 24 e conseguiu levar o carro até os boxes. A partir deste momento os pneus já sofriam um pouco e a saída de frente era mais forte para os IR18. Geison Alves também tocou a mureta e ficou com o bólido comprometido na volta 31.

Carlos Aguiar foi uma baixa sentida, com problemas de conexão. Na volta 40, Jonatas liderava com Norberto em sua cola. Flauzino, Pinheito e Del Porto seguiam no Top 5. Geison deu um susto ao entrar nos boxes com os líderes logo atrás.

Dover é mesmo uma pista realmente técnica. Valdir abria passagem, mas tocou o muro e Elisson, logo atrás, não teve como desviar, avariando sua asa dianteira.
Com quase 60 giros concluídos, os pit stops rolaram com Jonatas voltando com três voltas de desvantagem, por se tratar de um oval muito rápido. Aí tudo mudou: Soares rodou na saída do pitlane, a bandeira amarela foi agitada, e a ordem já seria outra.

Os que estavam poupabndo no começo, Pinheiro, Del Porto e Fraporti, ficaram na pista e assim pararam nos boxes durante a amarela, e mesmo com o ‘wave around’ dos adversários, ainda relargaram com um giro de vantagem.

Conexões de internet também foram um drama em Dover, com os irmãos Martins, Fraporto e Soares tendo quedas, e eventualmente retornando. Assim Pinheiro e Del Porto duelavam pela ponta, e Fuzaro, uma volta atrás, aparecia em terceiro.

Nova amarela surgiu na volta 126, em um toque à distância – o temido netcode – entre Alvaro Wanderley e Ronaldo Silva. E foi neste momento que Pinheiro ficou em pista para se defender por dentro, e Del Porto trocou pneus, com a ideia de quem sabe ultrapassar por fora. Flauzino voltou ao giro do líder com o Lucky Dog.

Uma última amarelinha pintou e lançou a prorrogação com Ronaldo em netcode tocando Mesquita, que cedia passagem. O reinício era a disputa final pela vitória.

A estilingada na volta final de Del Porto o deixou a 26 milésimos de segundo de Adriano Pinheiro na linha de chegada, confirmando a invencibilidade do piloto da BK Racing.

Elisson Flauzino foi terceiro, em grande recuperação. Beto Soussa foi um sólido quarto colocado, recuperando o status de especialista dos ovais curtos. Ronaldo Silva fechou o Top 5.

Final, 140 voltas
1 Adriano Pinheiro (BK Racing), 143 Laps
2 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), -00.026
3 Elisson Flauzino (Projeto Razzo Gear1), -00.135
4 Beto Soussa (BK Racing), +3 laps
5 Ronaldo Silva (EG Racing), +4 laps
6 Rafael Rodrigues (PDS Racing), +5 laps
7 Alvaro Wanderley (SUB Racing), +5 laps
8 Adriano Fraporti (Beneporto Pro Racing), +6 laps
9 Rafael Fuzaro (Independente), +16 laps
10 Leonardo Mesquita (Target Racing 2), +17 laps
11 Geison Alves (Target Racing), +40 laps [AB]
12 Jonatas Martins (Leaner Energy), +66 laps
13 Norberto Martins (Leaner Energy), Abandono (70)
14 Valdir Soares (Target Racing), Abandono (69)
15 Gustavo Thome (Target Racing), Abandono (67)
16 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), Abandono (58)
17 Carlos Aguiar (Independente), Abandono (26)
Volta mais rápida: Elisson Flauzino, 0:17.707

O Monte Capri Indy Series terá sua final no dia 21 de fevereiro às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na EllevenTV.

O F1BC Esports tem parcerias oficiais com BMW, MINI, Heineken, Realdrive, Grid Experience Club, CriaPubli, Curva 7, M7Help, AMIKA, MonteCapri, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Incidente entre Valdir Soares e Ronaldo Silva – Nenhuma ação tomada [1]
Incidente entre Valdir Soares e Beto Soussa – Nenhuma ação tomada [1]
Incidente entre Valdir Soares e Victor del Porto – Nenhuma ação tomada [15]
Incidente entre Elisson Flauzino e Valdir Soares – Nenhuma ação tomada [45]
Geison Alves, Abandono – Incidente Nível 6 [+6 PP] [102]
Incidente entre Alvaro Wanderley e Ronaldo Silva – Nenhuma ação tomada (Netcode) [125]
Incidente entre Ronaldo Silva e Leonardo Mesquita – Nenhuma ação tomada [133]

Pontos de Punição
Geison Alves +6

Observações
Geison Alves, sem classificação na próxima etapa – atingiu 5 pontos de punição (5.1.2)