CriaPubli Indy Classic: Alexandre Rigon vira o jogo na última volta em Gateway

CriaPubli Indy Classic 2024/2 @ Gateway

O CriaPubli Indy Classic teve sua primeira etapa da temporada nesta quarta-feira (13) no oval de Gateway, e Adriano Pinheiro fez a pole position, Rafael Amaral liderou mais voltas, mas Alexandre Rigon (BK Racing) foi o grande vencedor, na última volta superando Amaral para uma conquista inusitada.

Alexandre substituiu o ausente Rodrigo Franzoni pouco antes da corrida, treinando quase nada com o Lotus 79 e fazendo uma sólida corrida, ultrapassando Rafael, que vinha na estratégia de pneus frios no final. Silvio Sanchez fechou o pódio da noite.

O campeonato promete com novos pilotos chegando a partir da segunda etapa, e muito equilíbrio já que o evento como um todo teve algumas reviravoltas, mostrando potencial de surpreender a cada data.

Com apenas cinco minutos de classificação, Adriano Pinheiro cravou um temporal, ainda que muito spilotos não tenham feito volta de classificação, optando por largarem mais para trás na ordem. Silviio Sanchez, Matheus Florentino, Alexandre Rigon e Rafael David ficaram no Top 5. Confira a seguir o grid completo.

Classificação
1 Adriano Pinheiro (BK Racing), 29.163
2 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 30.331
3 Matheus Florentino (Leaner Energy), 30.376
4 Alexandre Rigon (BK Racing), 30.475
5 Rafael David (Overmind Racing), sem tempo
6 Fernando Stropa (RPK e-Sports), sem tempo
7 Rafael Amaral (Overmind Racing), sem tempo
8 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), sem tempo
9 Rodrigo Munhoz (Racing 4Fun), sem tempo
10 Alvaro Wanderley (SUB Racing), sem tempo

A primeira volta foi de um enorme drama quando Fernando Stropa tocou em Rafael David e ambos foram para o muro, e Rodrigo Munhoz não teve como desviar e precocemente abandonou, em seu retorno ao F1BC após longo hiato.

A corrida seguiu com Pinheiro abrindo até oito segundos de vantagem, mas beirando o fim de seu primeiro stint o tetracampeão da F1BC Indy Series rodou e acertou o muro, danificando a asa traseira e deixando o percurso.

A partir de então, Amaral foi subindo na ordem, com um pit stop mais veloz que a concorrência, não trocando pneus e abrindo aquela vantagem de quase 10 segundos, enquanto Silvio e Rigon pararam com a troca.

Matheus Florentino abandonava com erro isolado, e David retornava após reparos para tentar marcar mais pontos – o azul da Overmind ainda fechou em quinto.

O segundo pit stop inverteu tudo: Amaral teve de fazer a troca de pneus, optando pelos dois da direita, enquanto Silvio e Alexandre já não precisavam mais, passando a virar voltas bem mais rápidas com pneus quentes.

Rafael Amaral tentou segurar a desvantagem do pneu mais novo e frio, mas não conseguiu por apenas uma volta: a última. Alexandre Rigon fez a ultrapassagem e venceu em uma ocasião surpreendente.

Final, 140 voltas
1 Alexandre Rigon (BK Racing), 140 Laps
2 Rafael Amaral (Overmind Racing), -00.353
3 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), -08.106
4 Rafael David (Overmind Racing), +32 laps
5 Matheus Florentino (Leaner Energy), +52 laps
6 Adriano Pinheiro (BK Racing), +107 laps
7 Rodrigo Munhoz (Racing 4Fun), +139 laps
8 Fernando Stropa (RPK e-Sports), +139 laps
9 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), +140 laps
10 Alvaro Wanderley (SUB Racing), +140 laps
Volta mais rápida: Alexandre Rigon, 0:28.150

O CriaPubli Indy Classic terá sua próxima etapa no dia 27 de março às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube F1BC.

O F1BC Esports tem parcerias oficiais com BMW, MINI, Heineken, Realdrive, Grid Experience Club, CriaPubli, Curva 7, M7Help, AMIKA, MonteCapri, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Fernando Stropa, +20s – Incidente Nível 5 [+5 PP] [1]

Pontos de Punição
Fernando Stropa +5

Observações
Fernando Stropa, sem classificação na próxima etapa – atingiu 5 pontos de punição (5.1.2)