Monte Capri Indy Series: Adriano Pinheiro inicia temporada com vitória em Iowa

Monte Capri Indy Series 2024/2 @ Iowa

O Monte Capri Indy Series, campeonato mais tradicional dos ovais no Brasil, teve uma abertura de temporada mais tranquila do que o habitual, nesta quarta-feira (20) no oval de Iowa, onde nenhuma bandeira amarela foi acionada, e Adriano Pinheiro (BK Racing) faturou a vitória.

A corrida teve um show de Adriano, liderando o tempo todo e colocando volta até mesmo no segundo colocado, sem chances para alguém sonhar em disputar no mano a mano. Neilson Messias foi segundo, e Victor del Porto o terceiro, em noite onde o Pace Car e a bandeira amarela tiraram férias.

Adriano Pinheiro lidera o campeonato com 50 pontos, seguido por Neilson Messias (40), Victor del Porto (35), Rodrigo Franzoni (32), e Beto Soussa (30). Entre as equipes, a BK Racing fez valer a vantagem numérica e de desempenho, liderando com 136 na soma.

A tomada de tempos de cinco minutos teve Rodrigo Franzoni, Alexandre Rigon e Adriano Pinheiro como os mais rápidos, em uma trinca da BK de assustar a concorrência, até mesmo pela proximidade dos tempos, nos milésimos. A Beneporto segue forte e completou o Top 5 com Victor Del Porto e Adriano Fraporti. Confira a seguir a ordem de partida completa.

Classificação
1 Rodrigo Franzoni (BK Racing), 16.643
2 Alexandre Rigon (BK Racing), 16.662
3 Adriano Pinheiro (BK Racing), 16.663
4 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 16.679
5 Adriano Fraporti (Beneporto Pro Racing), 16.716
6 Neilson Messias (CND Racing), 16.749
7 Cristiano Benevenuto (SUB Racing), 16.764
8 Eric Macedo (EG Racing), 16.941
9 Beto Soussa (BK Racing), 17.026
10 Ronaldo Silva (EG Racing), sem tempo
11 Mateus Casali (RM Motorsport), sem tempo
12 Gustavo Thome (Target Racing), sem tempo
13 Alvaro Wanderley (SUB Racing), sem tempo

Rigon largou mal, ao manter o “turbo 8” – o mais fraco na arrancada e potência, e caiu posições. Pinheiro liderava e Franzoni era o segundo, enquanto Del Porto segurava um pouco o ritmo.

A bandeira amarela teimou em aparecer. Primeiro um incidente de Alvaro Wanderley – na verdade um leve toque no muro que o forçou a ir aos boxes, mas de forma segura. Depois, Gustavo Thomé foi ceder passagem para Mateus Casali e Ronaldo Silva e choque deixou todos na pior, mas novamente sem ninguém rodar no meio do traçado.

A partir daí a corrida ficou mais fluída e as paradas nos boxes ganharam atenção. Franzoni e Macedo erraram suas entradas e tiveram de fazer uma volta lenta a mais cada um, perdendo muito tempo. Neilson e Victor ganharam mais espaço na corrida.

Mas Adriano Pinheiro fez seu pit stop, voltou a frente com 15 segundos de vantagem, e logo estava aplicando uma volta nos companheiros de pódio, em um triunfo marcante para um dos melhores pilotos de Indy no mundo na atualidade.

Destaque para Neilson Messias em grande forma, além de Victor del Porto no pódio, e Rodrigo Franzoni e Beto Soussa fechando o grupo dos cinco primeiros. Cristiano Benevenuto, Adriano Fraporti, Alexandre Rigon, Eric Macedo, e Mateus Casali completaram o Top 10.

Final, 140 voltas
1 Adriano Pinheiro (BK Racing), 190 Laps
2 Neilson Messias (CND Racing), +1 laps
3 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), +1 laps
4 Rodrigo Franzoni (BK Racing), +1 laps
5 Beto Soussa (BK Racing), +2 laps
6 Cristiano Benevenuto (SUB Racing), +2 laps
7 Adriano Fraporti (Beneporto Pro Racing), +2 laps
8 Alexandre Rigon (BK Racing), +3 laps
9 Eric Macedo (EG Racing), +5 laps
10 Mateus Casali (RM Motorsport), +7 laps
11 Ronaldo Silva (EG Racing), +16 laps
12 Gustavo Thome (Target Racing), +107 laps
13 Alvaro Wanderley (SUB Racing), +166 laps
Volta mais rápida: Adriano Pinheiro, 0:16.976

O Monte Capri Indy Series terá sua próxima etapa no dia 3 de abril às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na EllevenTV.

O F1BC Esports tem parcerias oficiais com BMW, MINI, Heineken, Realdrive, Grid Experience Club, CriaPubli, Curva 7, M7Help, AMIKA, MonteCapri, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Incidente entre Neilson Messias e Alexandre Rigon – Nenhuma ação tomada [29]
Gustavo Thome, Drive Through – Incidente Nível 4 [+4 PP] [49]
Incidente com Alexandre Rigon – Nenhuma ação tomada [118]

Pontos de Punição
Gustavo Thome +4