A Etapa 5 da SuperFormula Lights – Season 2025/4 foi disputada na noite de 26 de novembro de 2025, no lendário circuito de Suzuka, no Japão, em mais uma rodada dupla decisiva para a briga pelo título. Em uma pista técnica e de alta, a categoria viu Northon Motta vencer pela primeira vez após um acidente entre Raphael Lippi e João DI Gregório, que lideravam a primeira prova, enquanto o próprio Di Gregorio reagiu na Race 2 e levou a Rosso eSports ao topo, mantendo a disputa do campeonato totalmente em aberto.
Northon Motta assume a ponta e vence a Race 1
Na Race 1, a prova começou com o equilíbrio visto no qualifying, mas rapidamente ganhou contornos de domínio de Northon Motta, que soube aproveitar muito bem o ritmo de corrida da W2 e-ProGP e se viu na liderança após a colisão entre Di Gregório e Lippi, que travavam, um belo duelo. Após 22 voltas, Northon recebeu a bandeirada na frente, administrando a vantagem e evitando erros em um traçado que cobra caro qualquer escapada. Na sequência, a Mix Racing brilhou com uma dobradinha PROAM no pódio geral: Rafael Vargas terminou em segundo e Eduardo Kissilevitch em terceiro, ambos andando em ritmo próximo dos PRO durante toda a corrida.
O Top 10 geral ainda teve Rodrigo de Azevedo, que levou a Carreteiro Racing Team ao quarto lugar e venceu na AM, seguido por Leandro Massari (Target Racing 2) e Gabriel Goncalves, completando a ótima presença da PROAM no bloco da frente. Na sequência, vieram Fane Webber e Jonathan Colaco, que mantiveram a Carreteiro Racing Team e a S1 Racing em destaque dentro da AM, enquanto Geison Alves (Target Racing) fechou o Top 9.
Na PROAM (PAM), a Race 1 foi praticamente um show da Mix Racing. Rafael Vargas não só venceu a classe como brigou diretamente pela vitória geral, cruzando em segundo overall com uma pilotagem muito segura e constante. Logo atrás, Eduardo Kissilevitch completou a dobradinha da equipe no pódio da categoria, também sempre próximo do ritmo dos PRO. Leandro Massari (Target Racing 2) fez uma corrida de recuperação dentro da classe e assegurou o terceiro lugar, enquanto Gabriel Goncalves completou o grupo dos PROAM que se mantiveram no top da tabela, todos marcando pontos importantes para o campeonato.
Na AM, o destaque absoluto da Race 1 foi Rodrigo de Azevedo, que colocou a Carreteiro Racing Team em quarto lugar geral e confirmou a vitória na classe com muita autoridade, lidando bem com o tráfego e com os pilotos das demais categorias. Fane Webber garantiu o segundo lugar, também pela Carreteiro, numa dobradinha importante para o time. Jonathan Colaco, pela S1 Racing, fechou o pódio da AM após uma corrida muito consistente e poucas escapadas. Geison Alves (Target Racing) completou o grupo dos principais nomes da classe, com um quarto lugar que mantém a disputa bem viva na tabela.
Joao Di Gregorio reage e vence a Race 2 em Suzuka
Na Race 2, o tom foi de revanche para os PRO. Joao Di Gregorio, que havia ficado distante da disputa na primeira prova, voltou com tudo pela Rosso eSports e desta vez encaixou uma corrida perfeita. Em 11 voltas intensas, João largou forte, controlou as tentativas de aproximação e cruzou no topo, recuperando pontos importantes para o campeonato. Raphael Lippi também reagiu em grande estilo, colocando a LionGP x Bravo Snow em segundo lugar após uma prova agressiva e muito veloz, inclusive anotando a volta mais rápida da etapa com 1:48.823, o melhor tempo do dia em Suzuka. Northon Motta completou o pódio em terceiro, somando pontos fundamentais para manter a W2 e-ProGP forte na tabela.
Logo atrás, o destaque geral foi Geison Alves, que em grande atuação pela classe AM terminou em quarto na classificação geral, convivendo com a pressão dos PROAM e mostrando bastante maturidade. No quinto lugar geral apareceu Eduardo Kissilevitch, seguido por Rafael Vargas, em mais uma prova sólida da Mix Racing. Fane Webber e Rodrigo de Azevedo voltaram a colocar a Carreteiro Racing Team em evidência, terminando em sétimo e oitavo na geral, respectivamente, enquanto Jonathan Colaco fechou o grupo dos principais nomes da AM com o nono lugar. Gabriel Goncalves, com problemas, ainda assim voltou à pista para completar a participação da PROAM no Top 10 geral.
Na PROAM, a Race 2 viu Eduardo Kissilevitch assumir a dianteira da classe com uma grande corrida, confirmando um fim de etapa extremamente produtivo para a Mix Racing. Ele foi seguido de perto pelo companheiro de equipe Rafael Vargas, que desta vez teve uma prova mais movimentada, mas ainda assim garantiu um segundo lugar valioso para o campeonato PROAM. Gabriel Goncalves teve mais dificuldades e fechou o dia com um resultado modesto, mas ainda somando pontos importantes.
Na AM, a Race 2 teve uma grande apresentação de Geison Alves, que não só venceu a classe como escalou o pelotão para cruzar em quarto lugar geral, competindo diretamente com carros das classes superiores. Fane Webber repetiu uma atuação sólida e confirmou o segundo lugar na AM, à frente de Rodrigo de Azevedo, que encerrou a etapa com dois resultados fortes e liderança consolidada na tabela da categoria. Jonathan Colaco mais uma vez esteve presente entre os protagonistas da AM, fechando o grupo dos pilotos que mantiveram regularidade nas duas corridas em Suzuka.
Classificação do Campeonato
Overall
🥇 Joao Di Gregorio – Rosso eSports – 323 pts
🥈 Northon Motta – W2 e-ProGP – 319 pts
🥉 Raphael Lippi – LionGP x Bravo Snow – 314 pts
4️⃣ Eduardo Kissilevitch – Mix Racing – 260 pts
5️⃣ Fabio Conde – LionGP x Bravo Snow – 256 pts
PROAM
🥇 Andre Motta – Mix Racing – 358 pts
🥈 Eduardo Kissilevitch – Mix Racing – 350 pts
🥉 Leandro Massari – Target Racing 2 – 302 pts
4️⃣ Gabriel Goncalves – Independente – 240 pts
5️⃣ Emerson Cabral – A Fabrica Racing – 198 pts
AM
🥇 Rodrigo de Azevedo – Carreteiro Racing Team – 342 pts
🥈 Jonathan Colaco – S1 Racing – 306 pts
🥉 Luiz Netto – Mix Racing – 294 pts
4️⃣ Arthur Soares – A Fabrica Racing – 278 pts
5️⃣ Fane Webber – Carreteiro Racing Team – 268 pts
Equipes
🥇 Mix Racing – 902 pts
🥈 LionGP x Bravo Snow – 604 pts
🥉 Carreteiro Racing Team – 426 pts
4️⃣ W2 e-ProGP – 379 pts
5️⃣ Rosso eSports – 363 pts
Os resultados oficiais estão disponíveis em
f1bc.com/central
O F1BC Esports tem parcerias oficiais com
Realdrive,
CriaPubli,
M7Help,
AMIKA,
Aliança Contra Incêndio,
Elleven TV,
F1 Mania,
F1 Brasil.