F1BC Esports abre inscrições para temporada 2026/1 com novidades

F1BC Esports abre inscrições para temporada 2026/1 repleta de novidades

O F1BC Esports, maior e mais tradicional liga de automobilismo virtual do Brasil, abriu suas portas para as equipes e seus pilotos realizarem as inscrições para a Season 2026/1, que terá início no dia 12 de janeiro, com 8 campeonatos no simulador iRacing, e traz uma série de novidades, premiações e promoções.

Para se inscrever, basta acessar nossa nova loja virtual em f1bc.com/loja. No menu CAMPEONATOS estão todos os campeonatos já com as informações completas e calendário de datas, enquanto os circuitos serão definidos assim que o iRacing lançar sua ordem, em breve.

PROMOÇÕES DE INCENTIVO

PROMOÇÕES AOS PILOTOS: O F1BC Esports incentiva mais do que nunca os pilotos a participarem em mais de um campeonato de sua grade, com descontos dos grandes! O piloto que se inscrever em um 2º campeonato leva 20% de desconto nesta segunda inscrição, e caso se inscreva em um 3º campeonato terá mais 40% de desconto nesta terceira inscrição!.

PROMOÇÕES ÀS EQUIPES: As equipes também terão incentivos grandes, com 10% de desconto para as equipes que inscreverem 6 ou mais pilotos entre os campeonatos da temporada, e incríveis 15% de desconto para equipes que inscreverem 12 ou mais pilotos entre os campeonatos da temporada!

TOP 5 DE NOVIDADES

1. NOVO MONITORAMENTO DAS SESSÕES: Pilotos impedidos de realizar Qualifying nas etapas já são informados através de Tabela de Pontuação, Relatório de Lances, Briefing por texto e voz. Agora, o Diretor de Provas avisará pelo chat do próprio servidor. Os pilotos sem Qualifying não poderão mais ir para a pista nesta sessão. Em caso de descumprimento e utilização da pista, serão Desqualificados do evento.

2. DRIVING GUIDELINES RENOVADO: Especialmente para situações multiclasse, o F1BC Esports trará um conteúdo cada vez mais detalhado, dirimindo dúvidas quanto a fluidez das disputas entre carros de diferentes classes – que já evoluiu bastante no último campeonato F1BC IMSA Series.

3. MATÉRIAS MAIS COMPLETAS DO QUE NUNCA: O F1BC Esports sempre foi conhecido por ter o site super organizado e matérias das corridas completas, e agora terá a ajuda da inteligência artificial para produzir matérias em texto sobre as corridas ainda mais detalhadas.

4. NOVOS COMISSÁRIOS DE PROVA:: Dois novos comissários de prova entraram para o time desportivo, formando um time fixo para cada campeonato, fortalecendo os padrões de avaliações para diferentes etapas. São todos ex-pilotos sem ligação com nenhuma equipe, reforçando a isenção e imparcialidade.

5. SISTEMA SEGUE EM DESENVOLVIMENTO:: Paralelo aos trabalhos do dia a dia em que os pilotos e equipes visualizam, o F1BC Esports segue o desenvolvimento de sistemas que poderão surpreender a comunidade. Ainda há todo um trabalho de tratamento de dados e interface, e a expectativa é de os pilotos poderem testar em meados de Season 2.

IMPLEMENTAÇÕES ANTERIORES BEM SUCEDIDAS

Vale lembrar algumas implementações do F1BC Esports que se provaram efetivas na última temporada e que seguem para o futuro. Uma delas foi o maior rigor em casos de retornos perigosos, que foram severamente punidos nos casos propostos, e isso resultou em bem menos infrações dos pilotos sobre este quesito.

Outro ponto de melhoria anunciado na Season 2025/4 foi de novos critérios para definir classes (PRO, PROAM, AM), muito bem validado já que nenhum piloto foi campeão antecipadamente, e o equilíbrio nas disputas foi muito maior, sem gerar grandes disparidades. Estes critérios seguem para 2026, agora ainda mais refinados com nossa experiência maior na avaliação.

O Discord totalmente atualizado foi mais uma implementação bem sucedida no final de 2025. Este item é mais difícil de se mensurar a efetividade, mas todos os Briefings, neste novo modo de canal, foram realizados no tempo correto proposto para cada etapa, permitindo aos pilotos retornarem à pista com mais tempo para se aquecerem.

A chegada de um conteúdo mais dinâmico nas redes sociais, além de boletins semanais contextualizando as disputas de cada campeonato, com nosso convidado William Oro, também trouxe mais engajamento e informação para toda a comunidade.

“Nossa capacidade de identificar pontos de melhoria segue em alta, assim como nossa vontade de trazer equipes e pilotos para conversarmos e ouvirmos seus feedbacks”, avaliou Rodrigo Wizard. “Temos muito trabalho a fazer, e 2026 promete ser mais um ano de muita evolução no F1BC Esports”, finalizou.

PROJETO DE CATEGORIAS MODULARES E MULTICLASSE

Enquanto GT3 e MX5 encaram um cenário muito positivo em que contam com 2 grids – Master & Sport -, as outras classes de carros passam a poder ter uma característica mais modular. GTP, LMP2, LMP3, 992, GT3, GT4, M2, GR86 podem conversar entre si, e terão grids próprios quando a demanda permitir, mas também poderão compor categorias multiclasse quando for apropriado – como será o caso do F1BC IMSA Series (GTP, LMP2, GT3).

Este conjunto de carros também será bastante difundido nos Eventos Especiais de 2026, os Endurances que terão 24 horas, 12, 10 e 6 horas, e serão divididos em 4 blocos de 3 Eventos Especiais cada: World Endurance (GTP, LMP2, GT3), European Endurance (LMP3, GT4, M2), GT World (GT3 PRO, PROAM, AM) e Super GT (GT3, GT4, M2).

“Um de nossos compromissos com o cenário do automobilismo virtual é apresentar novas ideias e fomentar novas competições, então passaremos a incentivar equipes e pilotos a investir sua dedicação a uma gama maior de carros, que podem formar mais desafios e atrair mais competidores”, sinalizou Rodrigo Wizard, Diretor Geral do F1BC.

Este projeto pode ainda trazer mais estabilidade para pilotos e equipes fãs de determinados tipos de carros. Um grid ocasionalmente reduzido de uma classe poderá compor um grid multiclasse, quando houver espaço. Por exemplo: supondo que no BMW M2 apenas 15 pilotos se inscrevam, não conseguindo formar um grid mínimo, e na categoria F1BC Sportscar Series houver 15 vagas, os pilotos poderiam facilmente competir neste grid multiclasse.

O sentido contrário também é válido. Se um dos carros receber altíssima procura, por exemplo um LMP2 com 30 ou mais interessados, ele poderia ganhar seu próprio campeonato, ou mesmo estar presente em mais grids multiclasse, o que pudesse acomodar melhor naquela temporada. Carros muito específicos, como Fórmulas ou Indys, ainda não tem abertura para tais soluções.

Claro que a expectativa é de não ser necessário realizar tais adaptações, mas fica criado este sistema de flexibilidade que pode auxiliar em ocasiões menos frequentes, além de incentivar equipes e pilotos a observarem mais o mercado de vagas nos grids e buscar boas oportunidades de competitividade.

APRESENTAÇÃO DOS CAMPEONATOS

MX5 MASTER [SEGUNDAS ÀS 20H]: O split de maior nível de pilotos agora vai para o horário das 20h, abrindo as atividades semanais. O MX5 Master contará com pacote básico do iRacing, setup fixo, e duas baterias de 30min cada, porém a etapa final terá pista escolhida em votação entre os pilotos. Classes PRO, PROAM e AM proporcionam equilíbrio e mais premiações.

AMIKA MX5 SPORT [SEGUNDAS ÀS 22H]: Um clássico e a porta de entrada para quem está chegando ao iRacing, por utilizar conteúdo da assinatura básica, pistas da série, setup fixo, e duas baterias de 30 minutos cada, e aqui a etapa final também terá pista escolhida em votação entre os pilotos. Classes PRO, PROAM e AM proporcionam equilíbrio e mais premiações.

REALDRIVE GR CUP [TERÇAS ÀS 20H]: Os Toyota GR86 foram requisitados por muitos pilotos, e a categoria segue com setup fixo e rodadas duplas de corridas com o tradicional formato de Feature Race 40 minutos, seguido de Sprint Race de 20 minutos. Classes PRO, PROAM e AM proporcionam equilíbrio e mais premiações.

992 CUP [TERÇAS 22H]: Com os novos 992.2, que estão caindo no gosto dos pilotos desde o lançamento da nova build, em rodadas duplas de 30 minutos, etup fixo e circuitos da série oficial.

IMSA SERIES [QUARTAS 20H]: Ganhando cada vez mais espaço, a IMSA agora terá 3 classes: GTP, LMP2, e GT3, com setup aberto e agora com corridas de 70 minutos.

REALDRIVE GT3 MASTER [QUINTAS 20H]: Com todos os GT3 disponíveis na série oficial do iRacing.com e com setup fixo, a grande novidade fica por conta do horário das 20h aos pilotos mais experientes, que seguem em 3 classes: PRO, PROAM e AM. Corridas de 60 minutos e pistas da mesma semana da série proporcionam mais fluidez e menor índice de incidentes.

REALDRIVE GT3 SPORT [QUINTAS 22H]: A turma menos experiente nos GT3 estará no grid das 22 horas, abrindo espaço para mais pilotos estarem presentes nesta competição, que também tem corridas de 60 minutos em circuitos da série oficial, setup fixo e classes PRO, PROAM e AM.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2026/1

Para se inscrever, basta acessar nossa nova loja virtual em f1bc.com/loja. No menu CAMPEONATOS estão todos os campeonatos já com as informações completas e calendário de datas e circuitos.

O F1BC Esports tem parcerias oficiais com Realdrive, John John 3D, CriaPubli, M7Help, AMIKA, Aliança Contra Incêndio, Elleven TV, F1 Mania, e F1 Brasil.