F1BC Cup Pro 2007/2 @ Donington Park

Espetacular. Talvez seja esta a palavra que melhor define a quarta etapa do campeonato F1BC II, em Donington Park, Inglaterra. Com pontualidade, organização e muito fairplay, o final de semana teve acima de tudo a alta competitividade, com carros da BMW e Alfa Romeo disputando a vitória até o fim. Foram 12 participantes de sete equipes diferentes, divididos em dois servidores.

Possibilidades de chuva

Desde o início da semana, o serviço de meteorologia do F1 Brasil Challenge ficou ligado para fornecer as informações mais precisas possíveis aos pilotos. Mesmo assim, as nuvens continuam rondando a região de Derby, na Inglaterra, onde está o circuito de Donington Park, e estão tornando as condições climáticas do sábado uma incógnita.

De acordo com o site weather.com, as pancadas de chuva ocorrerão na região até aproximadamente as 16h de Brasília, voltando a ficar apenas nublado a partir das 17h em diante. As 19h20, momento em que será realizada a quarta etapa do F1BC II, tem em sua previsão 30% de possibilidades de chuva, com temperatura do ar de 12 graus centígrados, a uma sensação de 11 graus, e 83% de umidade relativa do ar.

Considerando que a velocidade do vento é prevista em 10km/h, valor alto nestas condições, fica mais difícil ainda prever se as nuvens mais carregadas chegarão até Donington, já que a previsão é da chuva voltar a partir das 5h do domingo. Portanto, os competidores só ficarão conhecendo o clima em que será disputada a prova durante o Briefing, onde a previsão se tornará fato.

Com isso e como sempre, vale ressaltar que a presença no Briefing é de extrema importância, logo antes da etapa, neste sábado (29/9) às 19h20. São esperados mais de oito participantes, o que com certeza fará necessária a utilização de dois servidores para a realização do Qualifying e do Race. Neste caso, a pontualidade para que tudo ocorra nos horários previstos é essencial, e o F1BC conta com a colaboração de todos.

Entrevistas pré-corrida

Praticamente minutos antes da etapa de Donington Park, na Inglaterra, o F1BC II conversou com alguns pilotos para darem suas opiniões e expectativas para a corrida. Já como repórteres de grid, entrevistamos os competidores que estavam de macacão e tudo, e pouco puderam nos atender, mas com informações preciosas.

Cassius Naves, como está a expectativa para finalmente fazer sua estréia?
Bastante animado e como objetivo inicial. Gostaria de completar a corrida. Nao achei o melhor acerto, falta velocidade mas o ritmo de corrida é bom.

Eduardo Azeredo, como está a expectativa para Donington, sabendo que não choverá na etapa?
As melhores possíveis. Asssim correrei em um terreno que conheço, já que não treinei pensando em piso molhado. Já pude constatar que o Carvalho tem um bom ritmo, mas a dupla da Schintzer sempre é forte candidata também.

Rodrigo Miranda, como foi a preparação da SEAT esta semana?
A SEAT por motivos financeiros ainda não efetuou o pagamento de seus pilotos. Que foram obrigados a dedicar parte do tempo dos treinos segundo trabalho. Essa dupla jornada deixou os pilotos cansados e pouco preparados para a corrida. Mas como acontece com a Honda na Fórmula 1, o que se prometia ficou apenas na promessa e mais uma vez a SEAT largará no fim do grid.

O evento

Logo na classificação pintou uma surpresa. Michel Mendonça colocou a Alfa Romeo em sua primeira pole-position no campeonato, deixando Rodrigo Wizard com a BMW em segundo. Na segunda fila mais uma surpresa, desta vez com Fernando Passos colocando a segunda Alfa Romeo em terceiro lugar, enquanto Rafael Carvalho fechou a fila em quarto. Os pilotos da SEAT ficaram inconformados, pois novamente ocuparam as três últimas posições do grid, ficando para o Server B.

Classificação
1. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), 1min35s625
2. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), 1min36s015
3. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), 1min36s304
4. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), 1min36s388
5. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 1min36s605
6. Cassius Naves (MG/BMW Redline/D.Duhan), 1min37s781
7. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), 1min37s825
8. Eduardo Azeredo (RJ/BMW Mamprey/A.Priaulx), 1min38s634
9. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), 1min41s442
10. Rodrigo Miranda (PA/SEAT Sport/Y.Muller), 1min41s262
11. Alan Tavares (PA/SEAT Sport/J.Gene), 1min41s266
12. Ogue Brito (PA/SEAT Sport/F.Diefenbacher), 1min44s024

Começa então a corrida. Logo na primeira largada tudo saiu bem e os pilotos passaram todos ilesos pela primeira curva. Michel Mendonça assumiu a ponta, seguido por Rodrigo Wizard, Fernando Passos, Rafael Carvalho e Victor Cardoso. Ainda na primeira volta, Cassius Naves saiu da pista e retornou em último lugar. Fernando Passos seguia com habilidade o ritmo dos líderes, mas foi tocado por trás e perdeu muitas posições.

Enquanto Victor Cardoso assumia a terceira posição e passava a seguir Rodrigo Wizard, a disputa entre Sergio Kolachinski e Eduardo Azeredo pela sexta posição era constante, em um verdadeiro show de fairplay. Já Michel Mendonça construía a cada setor uma pequena ventagem sobre os demais, e consolidou uma grande primeira vitória.

No Server B, Rodrigo Miranda com o SEAT conseguiu desbancar a BMW de Sidney Dias, por menos de dois segundos de vantagem. Alan Tavares e Ogue Brito abandonaram após uma colisão que esquentou o clima nos boxes da SEAT Sport.

Race 1 – Final, 9 voltas
1. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), 14min33s269
2. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 8s385
3. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), + 9s459
4. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), + 19s197
5. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), + 23s696
6. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 34s490
7. Eduardo Azeredo (RJ/BMW Mamprey/A.Priaulx), + 48s656
8. Cassius Naves (MG/BMW Redline/D.Duhan), + 55s500
9. Rodrigo Miranda (PA/SEAT Sport/Y.Muller), Server B, 15min47s373
10. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), + 1s715
11. Alan Tavares (PA/SEAT Sport/J.Gene), DNF/Engine
12. Ogue Brito (PA/SEAT Sport/F.Diefenbacher), DNF
Volta mais rápida: Michel Mendonça.
Hattrick & Grand Chelem para Michel Mendonça.

Agora com grid inverso em relação a chegada da primeira prova, Cassius Naves e Eduardo Azeredo formaram a primeira fila. Michel Mendonça fez uma excelente largada e ganhou três posições, enquanto Fernando Passos assumiu a liderança, após mudar repentinamente de direção na reta de largada, o que fez Sergio Kolachinski ir para a grama. Na primeira curva Eduardo tocou em Cassius, que teve de segurar o carro para não parar na brita, com Rafael Carvalho já tentando ultrapassar ambos por fora, enquanto Fernando Passos curtiu pouco a liderança, passeando na grama, e Michel Mendonça recebeu um toque de Victor Cardoso e segurou firme a Alfa Romeo.

Na subida, o momento da corrida: Eduardo Azeredo, líder, rodou sozinho na frente de todos, formando uma cortina de fumaça e forçando muitos a passearem na grama para escapar. Michel Mendonça caiu para penúltimo, e Rafael agora liderava, seguido de Sergio, Fernando, Victor, Rodrigo e Cassius. Outro incidente ocorreu logo no hairpin, onde Wizard forçou uma ultrapassagem sobre Cardoso, e acabou tocando Passos, que estava logo à frente e perdeu várias posições.

Victor Cardoso então ultrapassou Sergio Kolachinski, em um erro do paranaense. Rodrigo Wizard, que vinha logo atrás, tentou passar Kolachinski, mas teve a porta fechada e teve de se apoiar na barreira de proteção para continuar seguindo em frente. Michel Mendonça se recuperou bem e já estava em quinto. A ultrapassagem de Rodrigo sobre Sergio veio na abertura da última volta, simultaneamente à perseguição que definiu a vitória. Victor tirou a diferença que Rafael tinha aberto, e realizou a ultrapassagem na curva da descida.

No Server B, Sidney Dias deu o troco em Rodrigo Miranda e venceu, enquanto Ogue terminou em terceiro. Estes ficaram em nono, 10° e 11° na classificação final da prova. Alan Tavares, inconformado com seu rendimento, se retirou da prova, tornando o clima tenso na simpática equipe.

Race 2 – Final, 5 voltas
1. Victor Cardoso (RJ/BMW Schnitzer/D.Mueller), 8min17a120
2. Rafael Carvalho (RJ/BMW Italy-Spain/A.Zanardi), + 2s366
3. Rodrigo Wizard (SP/BMW Schintzer/J.Mueller), + 2s677
4. Sergio Kolachinski (PR/BMW Carly/D.Huisman), + 4s502
5. Michel Mendonça (ES/ALFA Autodelta/R.Colciago), + 6s286
6. Fernando Passos (RJ/ALFA Autodelta/J.Thompson), + 18s060
7. Cassius Naves (MG/BMW Redline/D.Duhan), + 19s943
8. Eduardo Azeredo (RJ/BMW Mamprey/A.Priaulx), + 22s380
9. Sidney Dias (SP/BMW Redline/G.Huttu), Server B
10. Rodrigo Miranda (PA/SEAT Sport/Y.Muller), + 13s030
11. Ogue Brito (PA/SEAT Sport/F.Diefenbacher), + 14s815
12. Alan Tavares (PA/SEAT Sport/J.Gene), DNF
Volta mais rápida: Rodrigo Wizard.

Entrevistas pós-corrida

Michel Mendonça, com a vitória na primeira bateria, você acabou largando de trás na segunda chegando em quinto. Fale um pouco sobre isso.
Meu carro, modéstia a parte, era o melhor do grid. A equipe trabalhou muito bem e me deu um carro fantástico. A primeira bateria eu sabia que se passasse da primeira curva já era 50% da vitória, e foi isso. Na segunda perdi a calma, quis passar de qualquer jeito e me dei mal.

Quais as perspectivas em relação ao campeonato após a etapa de hoje?
Terminar no meio do bolo. Titulo talvez numa próxima oportunidade. Se eu tivesse conseguido algo melhor que quinta posição na segunda bateria dava pra brigar.

Ainda restam 5 etapas, com todos tendo que descartar os dois piores resultados, não seria cedo pra descartar as possibilidades de brigar pelo título?
No meu caso não, pois já fiz meus descartes. Não pude correr nas duas primeiras etapas, é uma pena mas vamos ver no que dá!

Rodrigo Wizard, dois pódios, um ótimo resultado, porém faltou a vitória. Comente sobre isso.
Acredito que este campeonato exija muito mais regularidade do que velocidade, e é preciso saber escapar da confusão e fazer corridas tranqüilas. Estou com este pensamento, e uma vitória pode ser questão de tempo.

Com isso você assumiu a ponta do campeonato, levando em conta que os dois piores resultados ainda serão descartados, como você avalia o campeonato a partir de agora?
Agora estou liderando, mas por apenas três pontos de vantagem para o Rafael, e nesta etapa o Victor fez a mesma soma que eu. É um campeonato muito apertado, e não dá para pensar muito nos descartes, apenas fazer o melhor possível nas próximas corridas. Acho que o Rafael ainda tem vantagem caso os descartes fossem aplicados nestas corridas já disputadas.

Na briga por equipes, a BMW Schnitzer conseguiu um excelente resultado, começa a nascer um favoritismo ainda maior. Você tem experiência em liderar, com isso, você acredita que terá mais tranqüilidade para atingir bons resultados, ou ainda assim existe a pressão por estar na ponta?
O trabalho da nossa equipe vem sendo atrapalhado por outros compromissos durante a semana, e estamos dando sorte em ver as principais equipes adversárias anotando faltas bem nos finais de semana, com apenas um piloto de cada uma comparecendo, enquanto nossa dupla é mais participativa. Estamos apenas na metade do campeonato, e tudo pode ser revertido, por isso vamos continuar dando o máximo dentro de nossas possibilidades.

Rafael Carvalho, um bom resultado nas duas baterias, porém você acabou ficando atrás dos principais concorrentes ao título. Fale um pouco sobre isso.
Esse fim de semana eu fui mais prevenido, não consegui um bom ajuste então não valia a pena o risco de tirar mais do carro. Na primeira eu vi a posição que cabia a mim e não forcei nada. Já na segunda vi uma oportunidade depois de uma boa largada e a primeira posição ainda na primeira volta. Achei que tinha uma boa vantagem e não forcei o quanto deveria, então o Victor se aproximou e me passou sem muita dificuldade.

Você agora é segundo no campeonato, existe alguma pressão em relação a isso?
Sobre a disputa do título eu não me preocupo tanto, afinal, só perdi três pontos em relação ao Wizard.

Análise do campeonato

O F1 Brasil Challenge já disponibilizou a tabela de classificação, desta vez com o cálculo dos descartes, caso o campeonato terminasse hoje. E o que pode ser verificado é que o atual líder Rodrigo Wizard não é aquele que mais tem pontos neste sistema, mas sim o vice-líder Rafael Carvalho, que somaria 56 contra 52 de Rodrigo. As outras tabelas, também atualizadas, mostram novidades.

Campeonato de Pilotos: A virada pela liderança ocorreu, mas por pouco. O paulista Rodrigo Wizard conquistou 27 pontos em Donington e agora soma 86, contra 83 de Rafael Carvalho, que conquistou 23 no último final de semana. Mesmo assim, contando com os descartes, Rafael tem uma vantagem de quatro pontos sobre Rodrigo.

Aparecendo agora um pouco mais distante dos líderes está Sergio Kolachinski, que marcou apenas 18 pontos e deixou Victor Cardoso encostar na briga pela terceira posição – agora são 72 do paranaense contra 67 do carioca, sendo que os descartes apontam a vantagem de Victor por seis pontos. Já Eduardo Azeredo computou 13 tentos e agora soma 50, deixando Michel Mendonça, que venceu a primeira prova em Donington, encostar no placar, com 47 pontos. Para complicar, Michel ainda tem a mesma soma nos descartes, o que o faz empatar com Victor Cardoso na virtual terceira colocação.

Fernando Passos iniciou também sua reação e pulou de 11° para oitavo, com 36 créditos, enquanto Cassius Naves marcou seus primeiros pontos e pode reagir, partindo da 13ª colocação. Sidney Dias, Rodrigo Miranda, Rodrigo Dias, Fernando Rodrigues, Alan Tavares e Huggo Aquino perderam posições, mas ainda buscam uma recuperação.

1. Rodrigo Wizard, 86 pontos
2. Rafael Carvalho, 83
3. Sergio Kolachinski, 72
4. Victor Cardoso, 67
5. Eduardo Azeredo, 50
6. Michel Mendonça, 47
7. Sidney Dias, 43
8. Fernando Passos, 36
9. Rodrigo Miranda, 35
10. Rodrigo Dias, 27
11. Fernando Rodrigues, 23
12. Ogue Brito, 13
13. Cassius Naves, 13
14. Alan Tavares, 11
15. Huggo Aquino, 8

Campeonato de Equipes: As três equipes mais bem colocadas mantiveram suas posições em relação a etapa passada, mas agora a BMW Schnitzer disparou na liderança com 153 pontos, visto que apenas um carro da BMW Carly e outro da BMW Italy-Spain participaram em Donington, o que dificultou a vida destas escuderias. Para completar, A ALFA Autodelta deu um salto em sua pontuação, saindo da sétima posição e assumindo a quarta, já buscando superar as demais, agora com a forte dupla formada por Michel Mendonça e Fernando Passos.

A SEAT perdeu terreno, e com 59 pontos já recebe a ameaça da BMW Redline, com 56, e a BMW Mamprey que, mesmo com apenas um carro (Eduardo Azeredo), se mantém firme na tabela, perdendo apenas uma posição. Já a AUDI Sport, a SKODA Autospektrum e a ALFA Reoboots não mostraram reação alguma, e se mantém entre as três últimas.

1. BMW Schnitzer, 153 pontos
2. BMW Carly, 113
3. BMW Italy-Spain, 77
4. ALFA Autodelta, 65
5. SEAT Sport, 59
6. BMW Redline, 56
7. BMW Mamprey, 50
8. AUDI Sport, 18
9. SKODA Autospektrum, 9
10. ALFA Reoboots, 8

Campeonato de Marcas: A BMW mantém a liderança mais que tranquila, agora com estonteantes 449 pontos, e só perderão este título se uma catástrofe ocorrer, mesmo com metade do campeonato pela frente. Quem comprovou as expectativas e passou à segunda colocação foi a ALFA ROMEO, que teve sua primeira vitória com Michel Mendonça, e soma 73 pontos, ultrapassando a SEAT, que enfrenta uma crise, e marcou apenas 11 pontos na última etapa, ficando com 59 no total. AUDI e SKODA ainda buscam pilotos, enquanto HONDA e VOLVO continuam zeradas.

1. BMW, 449 pontos
2. ALFA ROMEO, 73
3. SEAT, 59
4. AUDI, 18
5. SKODA, 9

Campeonato de Estados: O Rio de Janeiro agora é o grande favorito da disputa. Com o recorde de 82 pontos em uma única etapa, o estado que conta com cinco pilotos lidera com grande folga sobre o vice-líder São Paulo, que tem 129 em sua conta, e apenas dois representantes pontuando até o momento. Paraná e Pará se mantiveram em terceiro e quatro, respectivamente.

A única alteração de posições ficou por conta do Espirito Santo, representado unicamente por Michel Mendonça, que somou 47 pontos e ultrapassou a Bahia, de Fernando Rodrigues, que se manteve com 23. Quem passou a aparecer na tabela foi o estado de Minas Gerais, representado por Cassius Naves, que somou 13 pontos em Donington e ocupa a sétima colocação.

1. Rio de Janeiro, 236 pontos
2. São Paulo, 129
3. Paraná, 99
4. Pará, 59
5. Espírito Santo, 47
6. Bahia, 23
7. Minas Gerais, 13
8. Pernambuco, 8