F1BC Cup Light 2008/1 @ Jacarepaguá

A nova categoria do F1 Brasil Challenge teve um começo típico de primeiro dia na escola: todo mundo se conhecendo, poucos realmente por dentro dos procedimentos, alguns ainda precisando de um material para poder jogar corretamente, e a maioria eufórica. Mas já que esta é uma “categoria escola” para formar pilotos o mais completo possível, nada mais apropriado do que este ponto de partida.

Uma deficiência técnica de conexão foi o principal problema enfrentado. O principal Host da Light, de 4mb/600k, estava caindo constantemente e não suportando nem metade dos jogadores previstos, o que causou mais atrasos. Graças aos nossos compreensivos jogadores, isso não causou nenhum adiamento maior e nos permitiu realizar a prova duas horas depois. Pedimos desculpas pelo transtorno, e faremos o possível para que isso não ocorra novamente.

QUALIFYING – Com um atraso no Briefing, pela quantidade de informações a serem passadas, os jogadores então foram divididos em dois servidores para a classificação, com Rodrigo Wizard e Fernando Passos supervisionando cada grupo. Em termos de velocidade, a categoria não é nada Light, e Renan Rittes marcou a pole-position com o excelente tempo de 1:18.808, enquanto o recém-chegado Thiago Lisboa brigava bravamente para assinalar 1:40.381, mas ainda assim ganhando três posições de pilotos que perderam a hora da sessão classificatória.

Qualifying
1 Renan Rittes (SP/Spyker), 1:18.808
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:19.243
3 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:19.360
4 Pericles Lee (SP/Toyota), 1:19.453
5 Lucas Rittes (SP/Spyker), 1:20.176
6 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), 1:20.369
7 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:20.406
8 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 1:22.089
9 Ogue Brito (PA/Honda), 1:24.014
12 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), 1:40.381
13 Raphael Ramos (RJ/Red Bull), sem tempo
14 Tarcisio Giordani (PA/Williams), sem tempo
15 Daniel Alves (RJ/Renault), sem tempo

Legenda
Server A
Server B

FEATURE RACE – No Server A, a briga foi enorme. Talvez pela inexperiência dos jogadores, duas relargadas foram executadas, por conta de acidentes na primeira curva. Quando a ordem se estabeleceu, Renan tomou a ponta, ainda que seguido de perto por Rafinha, Lucas e Cadu, enquanto Pericles recebeu um toque e teve de passear na brita. Lucas então foi pra cima de Rafinha com certa afobação, e tocou o piloto da Toyota primeiro na Curva Suspiro e depois na Norte, e ainda manobrou o carro de forma perigosa em direção ao rival quando ambos dividiam a reta. O esforço foi em vão e Rafinha manteve a posição, e agora Lucas tinha Cadu em sua cola. Logho depois Rafinha perdeu o controle, bateu e abandonou. A briga intensa teve ainda o toque de Cadu em Lucas, e este algumas curvas depois perdeu o controle e bateu, ficando sem a asa traseira. O piloto da Spyker então andou lento na pista e levou uma volta do líder Renan. Logo depois, coincidentemente ele se colocou parado no meio da Curva Sul, bem no momento em que Cadu passava. Uma manobra avaliada pelos comissários, considerada anti-esportiva e de má fé, que causou a desqualificação de Lucas nesta prova e no próximo final de semana. Contudo, Cadu viu suas chances de alcançar Renan indo por água baixo, mas terminou em segundo, com Péricles chegando a duas voltas de desvantagem.

O Server B teve o domínio do paraense Alan Tavares, que voltou à ativa em boa forma e colocou a McLaren tranquila no topo do servidor. Ogue Brito abandonou logo no início, sem condições de conexão, enquanto Tarcisio ficou na quarta volta e Thiago na nona. Na décima foi a vez de Miranda bater, restando apenas o bravo Daniel Alves, que chegou a quase uma volta atrás de Alan. Estes porém foram congratulados com a persistência e conseguirasm terceira e quarta colocações, respectivamente, no geral do F1BC Light 1 nesta prova.

Feature Race, Final (18 voltas)
1 Renan Rittes (SP/Spyker), 24:47.672 [média de 224.38 km/h]
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +49.555 (+10s penalty)
3 Alan Tavares (PA/McLaren), 25:39.867
4 Daniel Alves (RJ/Renault), + 1:25.190
5 Pericles Lee (SP/Toyota), +2 laps
6 Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNF (11)
7 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), DNF (10)
8 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), DNF (9)
9 Tarcisio Giordani (PA/Williams), DNF (4)
10 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF (3)
11 Raphael Ramos (RJ/Red Bull), DNF (2)
12 Ogue Brito (PA/Honda), DNF (0)
– Lucas Rittes (SP/Spyker), DQ
Fastest Lap: Renan Rittes (SP/Spyker), 1:19.586

SPRINT RACE – Nenhuma mudança drástica ocorreu no Server A na segunda prova do dia. Mesmo com grid inverso, a ordem de chegada foi a mesma no pódio, com Renan, Cadu e Pericles, já que Lucas Rittes cometeu alguns erros e tocou em Ademir, desta vez esperando o piloto da Super Aguri, ambos perdendo muito tempo portanto. Rafinha novamente se acidentou, em um final de semana para ele esquecer. Renan e Cadu estavam em um ritmo muito parecido, e a diferença foi de pouco mais de dois segundos na linha de chegada.

No Server B, mais um passeio de Alan Tavares, mesmo largando em posição inversa com Daniel Alves, que novamente marcou o segundo lugar. Porém desta vez Thiago Lisboa e Tarcisio Giordani foram consistentes, e conseguiram terminar a prova e marcar seus primeiros pontos na competição, além de abrirem o marcador para Williams e Red Bull. Rodrigo Miranda, Ogue Brito e Raphael Ramos saíram do servidor durante a Feature, perdendo portanto a chance de somarem pontos na Sprint Race.

Sprint Race, Final (6 voltas)
1 Renan Rittes (SP/Spyker), 8:34.587 [média de 222.56 km/h]
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), +2.506
3 Pericles Lee (SP/Toyota), +14.835
4 Lucas Rittes (SP/Spyker), +18.923
5 Ademir Carvalho (SP/Super Aguri), +22.984
6 Alan Tavares (PA/McLaren), 8:21.555
7 Daniel Alves (RJ/Renault), +17.475
8 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), +35.635
9 Tarcisio Giordani (PA/Williams), +1:17.943
10 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF (3)
– Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNS
– Ogue Brito (PA/Honda), DNS
– Raphael Ramos (RJ/Red Bull), DNS
Fastest Lap: Renan Rittes (SP/Spyker), 1:19.742

Punições e alertas
* Lucas Rittes (SP/Spyker) ficará uma rodada (Bahrein) suspenso,
* Gabriel Sarmento (ES/Williams) recebe um alerta por toques em adversários,
* Os pilotos punidos com Penalty de 10s estão sob observação na próxima etapa,
* Os pilotos punidos com 2s por cada Cut Track estão sob observação na próxima etapa.