F1BC Cup Light 2008/1 @ Montreal

Surpreendente o início das atividades de domingo no F1 Brasil Challenge com apenas sete pilotos comparecendo ao Briefing para a oitava etapa do F1BC Light 1. O atual líder Péricles Lee está com problemas em seu equipamento, enquanto o último vencedor Rodrigo Miranda teve compromissos inadiáveis, e Thiago Lisboa estava se divertindo e acompanhando a etapa brasileira do WTCC em Curitiba. Assim, o grupo foi composto por Rafinha, Cadu, Alan e Thiago Tavares, Gustavo e Oliveira.

QUALIFYING – A lógica não prevaleceu desta vez, e Carlos Eduardo superou Rafinha Hadesoul, que semostrava mais rápido nos treinos livres. Ambos dividiram a primeira fila, deixando Alan e Gustavo na segunda, Daniel e Thiago na terceira, e Rodrigo fechando o grid.

Qualifying
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:13.524
2 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 1:13.658
3 Alan Tavares (PA/McLaren), 1:14.448
4 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 1:14.952
5 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:15.393
6 Thiago Tavares (PA/McLaren), 1:19.602
7 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), 1:20.484

FEATURE RACE – A corrida até começou muito bem, com uma largada confusa porém mantendo os pilotos nas posições originais do grid, e logo depois com perseguições muito boas de Rafinha buscando Cadu, e Gustavo atrás de Alan. O primeiro a atacar de fato foi Gustavo, ao colocar a BMW Sauber por fora no hairpin e tentar passar, mas com Alan defendendo e ambos se tocando. Melhor para Daniel, que ganhou duas posições.

Stenio não desistiu e foi à luta contra Alan, mas ao final da longa reta ele freiou muito tarde e acertou a traseira da McLaren. Depois o mineiro ainda perseguiu Daniel, mas sem sucesso, e foi para os boxes na nona volta. Um giro depois foi a vez de Cadu, Rafinha e Daniel, este último voltando atrás de Stênio. Mais um acidente ocorreu na 11ª volta, desta vez com o piloto da Renault acertando Stênio ao final da reta. Na 15ª volta o terceiro acidente semelhante, só que entre os líderes: Rafinha tentou passar Cadu diversas vezes, mas na Curva 3 acabou batendo na traseira do paranaense, que foi para o muro e perdeu uma roda.

Quem também ficou sem roda foi Alves, ao bater na passagem seguinte, enquanto Alan e Rodrigo fizeram um pit-stop extra cada. Eles voltaram para a pista ainda disputando uma posição e Alan tocou em Rodrigo, que abandonou. Na última volta, Rafinha cruzou a linha de chegada em primeiro, enquanto a briga na McLaren foi liberada, com Thiago e Alan, os primos, tentavam defender e atacar desesperadamente, com Thiago levando a melhor. Mais trade, veio a desqualificação de Daniel, Gustavo e Rafinha, que acabou deixando a vitória nas mãos de Thiago Tavares, a primeira de sua carreira.

Feature Race, Final (19 voltas)
1 Thiago Tavares (PA/McLaren), 27:05.836 (média de 194.68 km/h)
2 Alan Tavares (PA/McLaren), +0.500
3 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), DNF/Accident (17)
4 Carlos Eduardo (PR/Renault), DNF/Accident (14)
– Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DQ
– Daniel Alves (RJ/Renault), DQ
– Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), DQ
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul, 1:14.002

Explicação de punições
Rafinha Hadesoul: DQ (reincidência em provocar batida na traseira de um adversário)
Gustavo Stênio: DQ (reincidência em provocar batida na traseira de um adversário)
Daniel Alves: DQ (reincidência em provocar batida na traseira de um adversário)
* Os pilotos listados acima estão sob alerta na próxima etapa.

SPRINT RACE (ou não) – Esta corrida só vai ser lembrada em texto mesmo, pois ela é inexistente. Com o grid inverso, porém considerando os pilotos que abandonaram por causa de batidas dos adversários (na Regra diz que a largada inversa é apenas para os que completaram a prova), os pilotos então tentaram sair do primeiro Esse sem maiores complicações. Foram diversas tentativas, e nenhum êxito. Ainda em duas outras oportunidades, eles passaram ilesos pelo ponto crítico do início, mas logo depois se acidentaram. Resultado: muitas relargadas e a opção de Red Flag (bandeira vermelha) na prova, encerrando assim sem nenhuma volta completada. A pontuação fica por conta do grid de largada.

Sprint Race, Final (0 voltas)
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), Grid order
2 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), Grid order
3 Alan Tavares (PA/McLaren), Grid order
4 Thiago Tavares (PA/McLaren), Grid order
5 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), Grid order
6 Daniel Alves (RJ/Renault), Grid order
7 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), Grid order
*Corrida não-realizada por falta de segurança.