F1BC Formula Pro 2009/1 @ Marina Bay

Mais uma vez, a categoria Pro na liga F1BC de automobilismo virtual viu um duelo interesante entre o líder do campeonato Henrique Galleazzi, da Toro Rosso, superando o vice-líder Carlos Junior, da Ferrari. Junior tinha tudo para vencer, mas cometeu um erro a três voltas do fim, e o título agora fica nas mãos de Galleazzi.

A classificação teve Carlos Junior mostrando toda superioridade da Ferrari ao marcar a pole-position, deixando ao seu lado na prmeira fila o surpreendente Gustavo Kerlahkian da Williams. Fernando Passos, também da Ferrari, e o convidado e estreante Mike dos Santos, da Renault, formaram a segunda fila. Henrique Galleazzi foi apenas o quinto, seguido por Carlos Cunha, Luis Morais e Lucas Machado.

Qualifying
1 Carlos Junior (Ferrari), 1:39.161
2 Gustavo Kerlahkian (Williams), 1:39.204
3 Fernando Passos (Ferrari), 1:39.588
4 Mike dos Santos (Renault), 1:39.744
5 Henrique Galleazzi (Toro Rosso), 1:40.456
6 Carlos Cunha (Renault), 1:44.757
7 Luis Morais (Honda), 1:46.925
8 Lucas Machado (Honda), sem tempo

Junior largou mal, e a corrida começou com Kerlahkian assumindo a liderança, seguido por Galleazzi e o próprio Junior, os três muito próximos. A ordem seguiu assim até a primeira parada nos boxes, quando Gustavo cometeu um erro na entrada dos boxes, e Galleazzi parou mais cedo, possibilitando a liderança do piloto da Ferrari.

A segunda parte da prova teve o pleno domínio de Junior, que precisava da vitória para reduzir a desvantagem para Galleazzi na busca pelo título, na tentativa de levar a decisão para a etapa final. Porém, a três voltas do fim, Junior tentou apertar demais o ritmo, errou e bateu sua Ferrari, abandonando a prova.

Assim, Galleazzi conseguiu, finalmente, sua primeira vitória na carreira no F1BC, mesmo sendo o líder do campeonato há várias etapas, espantando assim as previsões de que o piloto da Toro Rosso poderia se sagrar campeão sem vencer.

Para a sorte de Carlos Junior, mesmo com o abandono o paraense somou 19 pontos por completar 75% da prova, ficando com o terceiro lugar, e agora precisa tirar 21 pontos de seu rival, que é absoluto favorito para a etapa final em Sakhir. Com isso, Galleazzi precisa apenas completar a prova em 12º lugar, para arrematar o título da Pro.

Mike Dos Santos fez excelente prova e, mesmo sem quilometragem e treinamento com este carro, usou toda sua experiência de forma geral e chegou em segundo lugar, mas como convidado não somou pontos. O segundo, portanto, foi Lucas Machado, retornando à ativa em grande forma.

A etapa final do F1BC Pro 1 será no circuito virtual de Sakhir, originalmente localizado no Bahrein, neste próximo domingo (26/4) a partir das 15h, em horário de Brasília. A prova terá um VT compacto disponibilizado no site www.f1bc.com

Final, 32 voltas
1 Henrique Galleazzi (Toro Rosso), 54:29.834
C Mike dos Santos (Renault), +8.864
2 Lucas Machado (Honda), +13.747
3 Carlos Junior (Ferrari), DNF/Acidente (29)
4 Luis Morais (Honda), DNF/Suspensão (24)
– Carlos Cunha (Renault), DNF/Suspensão (10)
– Gustavo Kerlahkian (Williams), DNF/Conexão (8)
– Fernando Passos (Ferrari), DNF (4)
Volta mais rápida: Carlos Junior, 1:38.868