F1BC Formula Classic 2009/2 @ Monte Carlo

Nas ruas de Mônaco, Mike dos Santos da Ligier, com um domínio absoluto da etapa, consegue uma vitória para entrar na história do F1BC. E como se não bastasse, com apenas quatro pilotos pontuando dos dezesseis que largaram, o campeonato muda seu panorama para as próximas etapas, ganhando mais equilíbrio!

A quarta etapa da F1BC Classic chega no circuito de Monte Carlo, principado de Mônaco, e na classificação os favoritos já se encaminharam para as primeiras filas, como Mike dos Santos, Cláudio Colombieri e Gean Celso, com o reaparecimento de Rogério Pavan, incendiando sua Williams para aparecer entre os primeiros.

Qualifying
1 Mike dos Santos (Ligier), 1:27.260
2 Claudio Colombieri (Ferrari), 1:27.775
3 Rogério Pavan (Williams), 1:29.047
4 Gean Celso (Brabham), 1:30.428
5 Fernando Passos (Arrows), 1:30.443
6 Andre Chiara (Renault), 1:31.170
7 Sergio Buch (McLaren), 1:32.589
8 Decio Rocha (Lotus), 1:33.863
9 Bruce Sinner (Alfa Romeo), 1:36.434
10 Andre Camillo (Lotus), 1:38.750
11 Fernando Siggelkow (Ensign), 1:42.043
12 Lucas Galindo (Shadow), 1:49.079
13 Marcelo Vidal (Williams), sem tempo
14 Fernando Ferreira (Arrows), sem tempo
15 João Victor (Ferrari), sem tempo
16 Phillipe Henrique (Fittipaldi), sem tempo

Após o warm up e uma largada falsa para avaliação, é dada a largada oficial. Em uma primeira volta bastante problemática para vários pilotos, a primeira curva já faz suas vítimas, com Décio e Gean escapando, este último em especial perdeu várias posições apenas com esse único lance.

A corrida segue com a disputa pela liderança entre Claudio Colombieri e Mike dos Santos, com André Chiara logo atrás sendo perseguido por Fernando Passos. Pilotos que largaram mais atrás, como Philippe, Fernando e Vidal acabaram se aproveitando dos primeiros incidentes para avançar posições, mas no caso de Philippe a alegria dura pouco, quando Buch acerta sua Copersucar e ele se vê forçado a abandonar com problemas na suspensão.

João Vitor também abandona, tirando sua Ferrari da disputa, e Pavan, que mostrou um bom ritmo para essa pista, teve problemas e perdeu inúmeras posições. Gean, que teve dificuldades no início da prova, mostrou que conseguia recuperar-se e logo estava em 5º lugar. A prova continua com Mike abrindo distância e se isolando como líder e favorito à vitória.

A prova passa a ser de sobrevivência: quem erra acaba abandonando, afinal, trata-se de Mônaco, e estes carros de 1979 são bem largos para a pista. Sinner danifica sua suspensão na curva 1 e Pavam abandona. Somam-se aos abandonos Bruce Sinner, Sérgio Buch, Gean Celso, líder do campeonato, e Claudio Colombieri, sendo os dois últimos por perda de roda. Colombieri levou o carro aos boxes, mas os reparos não incluíam uma nova roda.

Fernando Ferreira, pela Arrows, vai aos poucos, com uma corrida discreta, assumindo posições devido ao abandono dos outros pilotos, inclusive de Fernando Passos, que vinha na segunda posição por um bom tempo, mas cometeu um erro na curva 1 e infelizmente abandonou a prova. O segundo posto fica para André Chiara, pela Renault. E Mike dos Santos, pela equipe Ligier, vence a etapa de Mônaco, estourando o motor na chegada, e com o curioso fato de ter aplicado voltas em todos os outros pilotos.

Final, 38 voltas
1 Mike dos Santos (Ligier), 57:39.217
2 Andre Chiara (Renault), +2 voltas
3 Fernando Ferreira (Arrows), +2 voltas
4 Marcelo Vidal (Williams), DNF/Suspensão (29)
— Fernando Passos (Arrows), DNF/Motor (27)
— Claudio Colombieri (Ferrari), DNF/Suspensão (21)
— Gean Celso (Brabham), DNF/Acidente (20)
— Sergio Buch (McLaren), DNF/Suspensão (15)
— Decio Rocha (Lotus), DNF/Acidente (14)
— Bruce Sinner (Alfa Romeo), DNF/Suspensão (10)
— Rogério Pavan (Williams), DNF (10)
— Andre Camillo (Lotus), DNF/Suspensão (7)
— Fernando Siggelkow (Ensign), DNF/Suspensão (6)
— João Victor (Ferrari), DNF/Suspensão (3)
— Phillipe Henrique (Fittipaldi), DNF/Suspensão (1)

S.Buch: toque em Phill causando danos na suspensão, +30s