F1BC Classic 2009/3 @ Kyalami

Compensando sua ausência na etapa passada, o atual campeão, Mike dos Santos, venceu de forma categórica a quarta prova da categoria Classic no empolgante circuito de Kyalami. Dividindo o pódio com Mike, Guilherme Guerchmann e Sergio Buch também tiveram um desempenho de destaque durante a corrida.

Não podemos dizer que foi uma pole inesperada, mas com certeza Erneso Brock surpreendeu alguns de seus adversários, cravando a volta mais rápida. Guerchmann também fez bonito e garantiu seu lugar na primeira fila. Mike e Frigotto, vieram logo em seguida.

Qualifying
1 Ernesto Brock (Merzario), 1:08.859
2 Guilherme Guerchmann (McLaren), 1:09.473
3 Mike Dos Santos (Ligier), 1:09.625
4 Gustavo Frigotto (Lotus), 1:09.812
5 Gean Celso (Brabham), 1:10.224
6 Alexsandro Bazanella (Renault), 1:10.758
7 André Chiara (Renault), 1:11.036
8 Bruce Barrera (Ensign), 1:11.266
9 Daniele Ferraz (Ferrari), 1:11.764
10 Diogo Leal (Ferrari), 1:12.063
11 Marcelo Vidal (McLaren), sem tempo
12 Sergio Andrade (Lotus), sem tempo
13 Sergio Buch (Ensign), sem tempo
14 André Camillo (Williams), sem tempo

Brock na tentativa de se manter na liderança, acaba forçando demais e sai da pista, caindo para o fim do grid. Quem se dá bem é Guerchmann que pula a frente, mas acaba ainda na primeira volta, sendo superando por Mike que conquista a primeira posição depois de boa ultrapassagem. Lá atrás, mais confusão. Daniele Ferraz depois de sair da pista, tem sua Ferrari avariada, assim como Alexsandro da Renault que acaba recebendo um toque do estreante Andrade, da Lotus. Tanto Daniele como Sergio, acabam abandonando devido os danos em seus carros.

Brock, depois dos problemas no começo da prova, parte para sua recuperação com boas ultrapassagens. Entre os líderes, Guerchmann tentava a todo custo recuperar a ponta, mas Mike se mantinha firme na liderança. Outra disputa interessante acontece entre Vidal, Chiara e Leal que duelam por algumas voltas. Chiara se dá melhor e ganha as posições de Vidal e Leal que acabam ficando mais para trás.

E os abandonos não param. Brock depois de recuperar algumas posições, acaba sofrende um forte acidente. Na tentativa de colocar uma volta na Ferrari de Leal, que vinha estranhamente lento na reta, acaba batendo no guard rail dos boxes. Outro que dá adeus a prova é Frigotto, que após acidente, ainda tenta reparar os danos de sua Lotus, mas infelizmente é forçado a abandonar.

Mike sem dar chances ao azar, cruza em primeiro com uma confortável vantagem para o segundo colocado, Guilherme da McLaren. Em uma prova consistente, Sergio Buch conseguiu se livrar bem do ataque do quarto colocado, Gean e garantiu seu lugar no podio. Andrade, Chiara, Leal e Vidal foram os demais que completaram a prova.

A Classic parte para sua quinta etapa no próximo domingo (01/11), no circuito virtual de Long Beach, com transmissão ao vivo a partir das 15h30 através do site www.f1bc.com, que disponibiliza todas as informações, resultados e vídeos das provas desta e das outras sete categorias.

Final, 50 minutos
1 Mike Dos Santos (Ligier), 43 voltas
2 Guilherme Guerchmann (McLaren), +0:59.223
3 Sergio Buch (Ensign), +1 volta
4 Gean Celso (Brabham), +1 volta
5 Andre Chiara (Renault), +1 volta
6 Marcelo Vidal (McLaren), +2 voltas
7 Diogo Leal (Ferrari), +2 voltas [+15s]
– Bruce Barrera (Ensign), Abandono (v.30)
– Ernesto Brock (Merzario), Abandono (v.19)
– Gustavo Frigotto (Lotus), Abandono (v.14)
– Daniele Ferraz (Ferrari), Abandono (v.2)
– Alexsandro Bazanella (Renault), Abandono (v.2)
– Andre Camillo (Williams), Não Largou
– Sergio Andrade (Lotus), Desclassificado
Volta mais rápida: Mike dos Santos, 1:10.317

Punições
D.Leal +5s, toque em M.Vidal causando rodada
S.Andrade DQ, toque em A.Bazanella causando o abandono*
*Largará dos boxes na próxima prova que participar.