F1BC Formula Pro 2009/3 @ Spa-Francorchamps

Observem a imagem da largada. Aquela Brawn GP, que largou igualmente mal a Rubens Barrichello no GP da Bélgica em 2009, caiu para oitavo. E venceu a etapa da Formula Pro da liga F1BC de automobilismo virtual, na belíssima Spa-Francorchamps. Foi Lucas Machado o autor da obra, contando também com um pouco de sorte.

Na pole-position, Fagner Roberto fez grande volta. Vários pilotos tiveram a chance, mas cada um a perdeu em uma circunstância diferente. Thiago Rosa foi o segundo, Diogo Oliveira e Lucas Machado formaram a segunda fila. Já Fernando Passos, Bruno Amaral, Sergio Buch e Rodrigo Wizard não marcaram tempo e formaram o fundão do grid.

Classificação
1 Fagner Roberto (Renault), 1’40”521
2 Thiago Rosa (Renault), 1’40”617
3 Diogo Oliveira (Ferrari), 1’40”734
4 Lucas Machado (Brawn), 1’40”874
5 Andre Cozza (Renault), 1’40”885
6 Luth Cysne (McLaren), 1’41”974
7 Thiago Moreira (Red Bull), 1’43”508
8 Ronaldo Carpinelli (Force India), 1’44”765
9 Felipe Zschaber (Toyota), 1’45”114
10 Rafael Leite (Toro Rosso), 1’45”260
11 Fernando Passos (Brawn), 1’45”260
12 Bruno Amaral (Toro Rosso), 1’45”260
13 Sergio Buch (Williams), 1’45”994
14 Rodrigo Wizard (Toyota), sem tempo

Na largada, Machado parte mal e cai para as últimas posições, enquanto Bruno Amaral rodou na arrancada e perdeu a asa dianteira na mureta de boxes. Thiago Rosa teve problemas e não conseguiu largar.

Andre Cozza tentou ultrapassar Felipe Zschaber, não conseguiu e ainda levou um toque na Les Combes, ao final da grande reta, batendo e abandonando a prova. Ainda na primeira volta, Zschaber mais uma vez adiantou demais a freada e desta vez levou a pior, com Ronaldo Carpinelli acertando sua traseira. O piloto da Force India também perdeu a asa dianteira.

Diogo Oliveira era o líder, com Fagner Roberto em sua cola. A briga era parelha, e um detalhe resolveu tudo: uma Toro Rosso abria passagem como retardatária, mas Oliveira perdeu tempo, e Roberto aproveitou para ultrapassar ambos e assumir a liderança.

Luth Cysne tentou ultrapassar Rafel Leite mas se perdeu na Blanchimont, avariando sua McLaren. Rodrigo Wizard conseguiu ultrapassar Leite na volta seguinte. Ainda na mesma volta, foi a vez de Fernando Passos fazer a tentativa, no mesmo ponto em que Cysne não conseguiu. Passos botou por dentro e já tinha a preferência da curva, mas Leite tangenciou, e no inevitável toque Passos rodou.

Thiago Moreira teve problemas em seu equipamento e abandonou, enquanto Machado fez um pit-stop e ainda cumpriu um drive-thru logo depois. Aí Passos chegou, e uma boa briga foi vista, sendo que Fernando faria apenas uma parada nos boxes.

Os líderes estavam colados e em impressionante ritmo. Então, problemas com Diogo Oliveira, que chegou a perder a asa dianteira com um toque no muro, pois seu simulador minimizou na tela. E Fagner Roberto por várias vezes teve problemas na conexão, com seu carro travando e retornando em seguida. Era a estranha expectativa de que qualquer coisa poderia acontecer.

Fagner Roberto já poderia comemorar, contornou pela última vez a Bus Stop e… sua conexão caiu de vez. Diogo Oliveira, com os problemas, também perdeu posição para Lucas Machado, aquele mesmo que havia largado mal, mas se recuperou em grande estilo, para vencer.

Segunda posição para Fernando Passos, após largar da penúltima fila e fazer apenas uma parada, em dobradinha da Brawn GP. Em terceiro Diogo Oliveira, mesmo com os problemas, e Fagner Roberto terminou em quarto, por estar uma volta à frente de Rodrigo Wizard, o quinto, que foi quem mais posições ganhou ao todo, 15.

A sétima etapa da Formula Pro será disputada no circuito de Monza, no próximo domingo (15/11), a partir das 21h30 com transmissão ao vivo através do site RaceBrasil.com.br. Já o site oficial www.f1bc.com disponibiliza todas as informações, resultados e vídeos das provas desta e das outras sete categorias.

Final, 50 minutos
1 Lucas Machado (Brawn), 30 voltas
2 Fernando Passos (Brawn), +0’32”189
3 Diogo Oliveira (Ferrari), +1’03”493
4 Fagner Roberto (Renault), Abandono (29)
5 Rodrigo Wizard (Toyota), +1 volta
6 Felipe Zschaber (Toyota), +2 voltas
7 Rafael Leite (Toro Rosso), +3 voltas [+125s]
8 Sergio Buch (Williams), Suspensão (25)
— Bruno Amaral (Toro Rosso), Suspensão (18)
— Ronaldo Carpinelli (Force India), Suspensão (9)
— Luth Cysne (McLaren), Suspensão (5)
— Thiago Moreira (Red Bull), Abandono (1)
— Andre Cozza (Renault), Suspensão (0)
— Thiago Rosa (Renault), Não largou
Volta mais rápida: Fagner Roberto, 1:38.732

Punições
F.Roberto +5s, toque em T.Moreira causando perda de posição (volta 1)**
R.Leite +50s, toque em A.Cozza causando perda de asa traseira (1)
R.Leite +15s, toque em F.Passos causando rodada (3)
** Punição branda, não acumulada para etapas seguintes.

Punições pendentes de etapas anteriores
R.Leite +60s, retorno perigoso à pista causando colisão com danos (Fuji)
R.Deslash +30s, utilizou chat durante a corrida (19)*
* Cumprirá a punição na próxima corrida que completar.