F1BC Classic 2009/3 @ Monte Carlo

Como de costume, a etapa da categoria Classic do F1BC nas ruas do principado de Mônaco foi uma prova de sobrevivência. Gean Celso mais uma vez subiu no degrau mais alto do pódio, conquistando assim um importante resultado na disputa pelo título. Outros destaques foram Bruce Barrera e Diogo Leal, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Já na classificação, Gean começou dando as cartas e cravou a pole sem grandes dificuldades. Frigotto veio em segundo, seguido Buch e Bruce, que surpreendeu, ao partir do quarto posto no grid.

Classificação
1 Gean Celso (Brabham), 1:27.175
2 Gustavo Frigotto (Lotus), 1:29.427
3 Sergio Buch (Ensign), 1:30.811
4 Bruce Barrera (Ensign), 1:31.115
5 Decio Rocha (Brabham), 1:34.006
6 Diogo Leal (Ferrari), sem tempo
7 Daniele Ferraz (Ferrari), sem tempo
8 Marcelo Vidal (McLaren), sem tempo

Frigotto larga melhor e rouba a primeira posição de Gean. Outro que larga muito bem é Vidal, que ganha as posição de Daniele, Leal e Bruce antes mesmo da primeira curva. Na sequência é a vez de Vidal, ainda na primeira volta, ultrapassar Buch. Na tentativa de dar o troco, o piloto da Ensign toca na McLaren de Vidal, obrigando o mesmo a parar no final daquela volta para reparos. Daniele também não dá sorte. Ao tentar uma ultrapassagem em Bruce, acaba recebendo um toque na lateral de sua Ferrari, que também sofre danos.

Lá na frente, Gean continuava sua perseguição à Lotus de Frigotto. Com danos na suspensão, Decio da Brabham, é a primeira vítima dos muros de Monte Carlo. Outro que não consegue ir adiante é Buch, qe acaba abandonando na volta 10. Gustavo, na tentativa de se distanciar de Gean, força um pouco a mais, e acaba batendo sua Lotus. Os danos são excessivos, forçando o piloto a deixar a prova. Quem agradece é Gean, que assume a liderança, para não perder mais.

Bruce, apesar dos enroscos, chega num surpreendente segundo lugar, seguido por Leal da Ferrari. Os outros dois sobreviventes da etapa foram Daniele e Vidal, que mesmo com seus carros avariados, conseguiram levar os mesmos até o fim.

Final, 50 minutos
1 Gean Celso (Brabham), 32 voltas
2 Bruce Barrera (Ensign), +1 volta [+30s]
3 Diogo Leal (Ferrari), +1 volta
4 Daniele Ferraz (Ferrari), +2 voltas
5 Marcelo Vidal (McLaren), +2 voltas
– Gustavo Frigotto (Lotus), abandono (v.20)
– Sergio Buch (Ensign), abandono (v.10) [+5s]
– Decio Rocha (Brabham), abandono (v.4)
Volta mais rápida: Gean Celso, 1:29.680
Hattrick para Gean Celso

Punições
B.Barrera +30s, toque em Daniele arrancando asa dianteira;
S.Buch +5s, toque em Vidal, ganhando posição**
**Punição branda, não-acumulada para etapas seguintes.