Pro Drivers: Renato Dornelles estreia no automobilismo profissional

Com certeza um dos maiores sonhos de um piloto virtual seja pilotar no automobilismo real e essa tese é confirmada pelos amantes da velocidade que acompanham com grande empenho as corridas virtuais e reais de suas equipes, categorias e pilotos preferidos. Infelizmente o grande sonho de muitos pilotos virtuais é frustrado principalmente por questões financeiras, uma vez que no Brasil não existe um grande incentivo para esse esporte. Contudo, a Pro Drivers tem o imenso prazer e orgulho de divulgar que um de nossos pilotos chega definitivamente ao automobilismo real confirmando o que para muitos já era uma extrema verdade… o nome dele? Um tal de Renato Dornelles!

www.prodrivers.com.br

Com um currículo extremamente qualificado no automobilismo virtual e conhecido por seu talento natural, Renato Dornelles quebra a barreira do automobilismo virtual/real e inicia sua carreira com grande maestria, confirmando o que para muitos já era uma realidade e fazendo jus ao sangue herdado de sua família que possui grandes conquistas figurando forte no automobilismo gaúcho.

A ESTRÉIA

A estréia de Renato ficou registrada no Autódromo Internacional de Guaporé, na 2ª Etapa do Gaúcho de Endurance que foi realizada nos dias 25 e 26 de maio de 2013. A etapa foi dividida em 3 baterias de 40 minutos cada. Renato explica como foi a divisão das baterias dentro da equipe: “Dividimos a pilotagem das baterias na ordem: meu pai (Délcio Dornelles), eu e meu irmão (Marcelo Dornelles). Chegamos no sábado pela manhã e tinhamos 3 treinos livres (de 40 minutos cada) para ver como estava o carro, acertar o que fosse preciso e para eu dar as primeiras voltas no circuito (nunca tinha andado lá). Dei 20 voltas no total e o carro estava bom.”

O DESAFIO

Com certeza toda a experiência do pai e do irmão de Renato servem como inspiração e referência. Finalmente a hora chegou e Renato relata sobre o grande desafio da estréia: “Na classificação (realizada no sábado) meu pai fez o segundo tempo. Domingo ele fechou a primeira bateria na 2ª posição. Na 2ª bateria larguei em segundo e cai para quarto na primeira volta evitando qualquer contato e buscando espaço para fazer o meu ritmo e me ambientar com o ritmo de corrida. Vi que meu ritmo era parecido com o dos ponteiros e comecei a conquistar posições até o 2º lugar. Quando estava procurando lugar para tentar a ultrapassagem, o 1º colocado teve problemas de motor e assumi a liderança”.

“Passei a imprimir meu ritmo, pegando mais a mão do carro, sentindo suas reações e sem me preocupar com os adversários. Com isso ampliei a vantagem, consegui virar a volta mais rápida do final de semana na categoria e ganhei a bateria. Por fim meu irmão pegou o carro na ultima bateria e também venceu. Com isso a equipe fechou a 2ª Etapa em 1º lugar na categoria V de carros de turismo até 2000cc”.

O SONHO

Obviamente, após ler todos os relatos de Renato e saber que ele iniciou sua carreira ao lado de seu pai e seu irmão, seria natural que a curiosidade fosse despertada com relação a como ele se sentiu nessa grande experiência: “Correr com meu pai e meu irmão foi sempre um sonho de criança. Meu pai corre há mais de 40 anos, meu irmão há mais de 10 anos e eu sempre ajudei e acompanhei os dois em tudo. Aprendi demais nesse tempo todo, como piloto, como mecânico, como chefe de equipe e tudo mais que envolve uma equipe de corrida. Temos uma equipe que literalmente é uma família e nós que comandamos tudo do início ao fim. Então poder correr num carro ao lado desses dois foi algo muito surreal e conseguir uma vitória mais ainda”, destaca Renato.

O AUTOMOBILISMO VIRTUAL

Com certeza essa é mais uma curiosidade que muitos pilotos virtuais gostam sempre de perguntar e Renato mais uma vez explica: “O virtual cada vez ganha mais espaço como uma diversão para os aficcionados e como treinamento para pilotos reais. Com certeza absoluta o automobilismo virtual me ajudou a aprender formas de chegar ao meu limite, de aprender a acertar um carro da melhor maneira possível e me concentrar para obter um ritmo constante e uma tocada limpa e segura. É óbvio que ele ainda não transmite a realidade e as sensações que o automobilismo real proporciona. O real possui um ambiente diferente, com um cheiro único, uma adrenalina incomparável, uma sensação de liberdade e um prazer que só quem já teve oportunidade conhece, mas o automobilismo virtual não deixa de proporcionar um aprendizado e um treino excelente para os pilotos”.

Após essa grande e marcante estréia, Renato seguirá firme acelerando no real e no virtual. Essa matéria tem o intuíto de registrar, divulgar e homenagear esse grande momento de nosso grande piloto e amigo que faz todos os esforços possíveis para manter a Pro Drivers viva no cenário virtual juntamente com todos seus companheiros. A Pro Drivers continuará publicando notícias e atualizações da carreira de Renato Dornelles e desde já deixamos nosso agradecimento e torcida para o nosso Master Driver. Acelera Renato!