F1BC Touring Pro 2016/3 @ Barber

A terceira etapa da Touring Pro, realizada nesta quinta-feira (13) no F1 Brasil Clube, perdeu o brilho e ficou fora de foco após o abandono do líder do campeonato Luís Santos, que teve problemas de saúde durante a corrida e foi hospitalizado. O evento precisou seguir sem os representantes da Z3 Team, que prestou socorros ao companheiro de equipe mesmo a distância, e Victor Bueno derrotou João Augusto na diferença de estratégias no circuito de Barber.

A classificação mostrou o atual campeão Victor Bueno determinado em retomar o rumo na busca pelo título com a pole position a frente de Vitor Tonini, e em terceiro o excelente Luis Santos, mesmo com 80kg de lastro. Vandyg Santiago e Eder Penetra mostraram a força da Z3 Team ocupando do segundo ao quinto posto. João Augusto, Matheus Araujo, Rafael Amaral, Fabio Nilo, Bruno Ramos, Marcio Medeiros e Rubens Martins completaram o grupo, desfalcado por ausências importantes nesta noite.

Classificação
1 Victor Bueno (Grip Racing), 1:15.342
2 Vitor Tonini (Z3 Team 2), 1:15.605
3 Luis Santos (Z3 Team), 1:15.616
4 Vandyg Santiago (Z3 Team), 1:15.647
5 Eder Penetra (Z3 Team), 1:15.904
6 Joao Augusto (Grip Racing), 1:16.037
7 Matheus Araujo (Grip Racing), 1:16.095
8 Rafael Amaral (Racing 4Fun), 1:16.157
9 Fabio Nilo (Grip Racing 2), 1:16.267
10 Bruno Ramos (Grip Racing 2), 1:16.329
11 Marcio Medeiros (Hattrick Racing), 1:16.415
12 Rubens Martins (Z3 Team 2), 1:16.761

Mesmo em um circuito tecnicamente difícil, os pilotos honraram mais uma vez o status ‘Pro’ e fizeram um início sem incidentes. Claro que os erros individuais apareceriam, como o de Rafael Amaral, que ficou atravessado na pista e retornou ao fundo do pelotão.

Bueno, Tonini, Santos, e Augusto, que pulou duas posições, estavam bastante próximos. Quando Santos passou reto e seu carro ficou na caixa de brita. Residente em Tatuí, o piloto da Z3 Team havia sofrido um mal súbito, e seus companheiros de equipe prontamente sabiam que se tratava de algo grave, e assim pararam para de alguma forma ajudar.

Quando no chat da transmissão ao vivo chegaram as primeiras informações de que se tratava de um problema mais grave, a própria Direção de Provas do F1BC abdicou de parte de seu trabalho para também de alguma forma auxiliar. O cadastro do piloto continha seu endereço, já que foi premiado pelo título da International Pro 2016/2, e este foi repassado aos companheiros de equipe em busca de acionar o resgate.

Pilotos de outras equipes, também conectados ao TeamSpeak, ofereceram apoio, como Marcelo Lopes, que é de cidade próxima e tinha contatos da área médica em cidade vizinha, intensificando o essencial apoio em um caso de tamanha emergência.

A corrida, neste ponto, já não tinha mais qualquer foco. Os pilotos que ali estavam também souberam do ocorrido e, faltando 10 minutos para o final da prova, concluíram o evento, bem como a transmissão ao vivo, que teve de seguir com apreensão, porém com profissionalismo, até seu desfecho.

Victor Bueno partiu para três paradas, enquanto João Augusto fez apenas duas trocas de pneus, e estava a frente nos minutos finais, mas viu o atual campeão se aproximar, exterminando a diferença e fazendo a ultrapassagem no erro do companheiro de Grip Racing para ao final ser o vitorioso. Matheus Araujo completou o pódio que dispensou comemorações.

A próxima etapa da Touring Pro será realizada no circuito de Montreal, no dia 27 de outubro, às 20h00 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no site www.f1bc.com, que ainda fornece todos os resultados, classificação, informações e VTs das etapas desta e de suas outras categorias. O F1BC ainda está com as inscrições abertas, e através do site www.f1bc.com/inscricoes você pode fazer parte do grid não só desta categoria como outras que o clube lhe oferece.

O F1BC tem o apoio de Reiza Studios, Sector3 Studios, NRT Servers, F1Mania, SimRacingTools, SimSync, Canal Sim Force, Aliança Consultoria, e F1-Brasil.

ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO DE SAÚDE DE LUÍS SANTOS

Luís Santos foi internado em uma unidade de terapia intensiva na cidade de Tatuí, e o chefe de equipe da Z3 Team, Eder Penetra, se encaminhou de São Paulo para acompanhar de perto os exames na tarde desta sexta-feira (14).

O F1 Brasil Clube disponibilizou um local em seu Grupo do Facebook para os membros e amigos enviarem suas mensagens e também para reunir maiores informações sobre o estado de saúde de Luís Santos. Acompanhe e envie sua mensagem de apoio aqui. O clube espera com isso poder de alguma forma auxiliar os amigos da comunidade em busca de informações. #ForçaLuis

O F1 Brasil Clube estima melhoras e uma rápida e plena recuperação ao piloto e membro Luís Santos, campeão da International Pro 2016/2, com quatro vitórias, em um total de oito pódios, três poles positions, e três voltas mais rápidas em 25 corridas disputadas até o momento em sua carreira no F1BC.

Final, 50 minutos
1 Victor Bueno (Grip Racing), 39 voltas
2 Joao Augusto (Grip Racing), +0:10.773
3 Matheus Araujo (Grip Racing), +0:26.086
4 Rafael Amaral (Racing 4Fun), +0:58.124
5 Bruno Ramos (Grip Racing 2), Abandono (24)
6 Vitor Tonini (Z3 Team 2), Abandono (11)
7 Eder Penetra (Z3 Team), Motor (11)
8 Vandyg Santiago (Z3 Team), Abandono (11)
9 Rubens Martins (Z3 Team 2), Abandono (10)
10 Luis Santos (Z3 Team), Abandono (9)
11 Fabio Nilo (Grip Racing 2), não largou
12 Marcio Medeiros (Hattrick Racing), não largou
Volta mais rapida: Victor Bueno, 1:15.265

Race Control
Matheus Araujo, Warning – Incidente de nível 1 (16.1.1) [+1 Licença] [2]
Joao Augusto, Warning – Incidente de nível 1 (16.1.1) [+1 Licença] [10]

Pontos nas licenças
Matheus Araujo +1
Joao Augusto +1

Vídeo da etapa