F1BC voltará a ter Sportscar Pro e Sportscar Light, as competições mais dinâmicas em formato

Difícil definir o que é a modalidade Sportscar no F1BC, mas o termo “camaleão” é bastante aplicável. Com este termo bastante amplo, por estas competições em níveis Pro e Light diversos carros já passaram, e a tradição será seguida na próxima temporada com a Sportscar Pro contando com os GT3 às quartas-feiras (22h), e a Sportscar Light nas segundas-feiras às 20h e os Mazda MX5.

Os consagrados carros da GT3 estão de volta ao F1BC em um dia e horário atrativo para a maioria dos pilotos que curtem os grã-turismo na atualidade: quartas-feiras às 22h, seguindo o calendário das séries “Blancpain Endurance/Sprint” do iRacing.com quinzenalmente. O formato será clássico e ampliado: 60 minutos de prova.

Já a Sportscar Light mantém suas datas (segundas-feiras às 20h) e seu carro, o divertido Global Mazda MX5, com acerto fixo e seguindo o calendário de circuitos da série “fixed”. Os 50 minutos de prova se manterão, agora sem descartes de pior resultado.

Quando o iRacing surgiu no F1BC, ainda em 2011, foi uma questão de tempo para que o F1BC produzisse campeonatos mais dinâmicos, com possibilidade de duas baterias, pontuações distintas, além de experimentar novos carros que só este simulador pudesse oferecer. Então em 2012 a Sportscar Pro entrou em cena e, desde então, assumiu diversos formatos, seja com carros turismo, GT e até protótipos.

A Sportscar Light teve sua criação nos mesmos moldes das demais modalidades, como um segundo degrau para aprendizado dos pilotos, mas de uma maneira diferente: a alta do dólar impediu o acesso mais barato de novos membros brasileiros no iRacing, e a categoria Light foi criada para ser o campeonato com uso do pacote básico deste simulador, aliado a promoções que incentivassem a entrada de novos participantes.

Desde então, diversos campeões comemoraram nestas categorias. a Sportscar Pro teve Fabio do Carmo, Bruno do Carmo, José Telmo, William Trajano, Henrique Mandziuc (2x), Fernando Rocha, Thiago Moreira, Jonas Dutra, Neto Nascimento, e Rodrigo Baronio, enquanto a Sportscar Light, mais recente, teve Moises Boff, Guilherme Pereira, e Gustavo Longhi como vitoriosos.

Único a faturar o título por mais de uma ocasião, Henrique Mandziuc, que conta com sete títulos ao todo, conta sobre a época. “O F1BC pra mim é realmente a minha casa, foi o lugar que eu conheci o que é correr em equipe pois até então eu era aquele piloto solitário sem ter com quem treinar e compartilhar setups”, lembrou o paulista.

“Minhas conquistas no F1BC realmente me deixam muito feliz pois cada troféu que eu olho me lembra de alguns momentos. Dei um tempo nas corridas mas estou voltando pois mao aguento mais ficar só assistindo aos amigos”, confidenciou Henrique.

Sobre seu sucesso em categorias no simulador iRacing, Mandziuc celebra a fase vivida. “Falando de campeonatos conquistados me vem à cabeça a Sportscar Pro no iRacing, um simulador que agrada a maioria dos pilotos e que eu também gosto muito, pois tínhamos na época corridas muito boas e pegadas e, como todos sabem, não há margem de erros para este simulador: ou você pilota como se estivesse realmente em um carro real tomando todo cuidado com a corrida de todos e da sua, ou um mínimo toque já faz perder um segundo por volta e até mesmo tendo que abandonar”, explica.

“Tive dois títulos com iRacing em categoria Road e vejo que com o passar do tempo o F1BC inovou tanto nos campeonatos como em transmissão e direção de prova, e fico muito feliz em fazer parte do clube”, concluiu o grande heptacampeão.

Para Rodrigo Steigmann, diretor geral do F1BC, as Sportscar ainda estão ganhando forma e tradição. “O conceito das Sportscar ainda está em formação, mas basicamente é o lugar de experimentos únicos e inovações, já que este público gosta de novidades”, afirmou Rodrigo. “Enquanto nas modalidades Formula e Touring os termos designam uma classe de carro e um formato de corrida específicos, a Sportscar é justamente o contrário, com carros e dinâmica de competição sendo constantemente evoluídos, para aqueles que desejam quebrar a rotina”, concluiu.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2017/2

Inscreva-se em www.f1bc.com/inscricoes, preenchendo o formulário completo. Todos os dados serão computados no banco de dados do F1BC, que retornará com agilidade aos pedidos com as informações de pagamento e demais confirmações.

O F1BC tem o patrocínio de Aliança Consultoria, Deep Art, Fanatec, Nuuvem, e o apoio de Canal Sim Force, F1 Brasil, F1Mania, iRacing, NRT Servers, Reiza Studios, Sector3 Studios, SimRacingTools, SimSync, e Soap Car.