F1BC amplia uso do Assetto Corsa com categorias GT Pro e GT Light para temporada 2019/1

Com grande aceitação dos pilotos em relação ao Assetto Corsa na pesquisa feita pelo F1 Brasil Clube, o simulador ganhou força para a temporada 2019/1 e terá dois campeonatos: GT Pro com os GT3 e a GT Light com os belos GT4, assim trazendo ainda mais equilíbrio nas competições separando os pilotos por nível de experiência e também com o tradicional sistema de lastro. As inscrições serão abertas no dia 5 de novembro.

Esta matéria foi editada em 31/10/2018 às 15:30, para reapresentar o projeto de campeonatos para a temporada 2019/1 do F1BC, em busca de não trazer nenhuma confusão com informações antigas que não são mais válidas.

O Assetto Corsa alinhou seus dois campeonatos nas quartas-feiras, sendo a GT Light (licenças B/C/D/R) com os GT4 às 20h, e a GT Pro (P/A/B/C) com os GT3 às 22h, com os mesmos circuitos sendo utilizados, dando chances a pilotos de licenças intermediárias de poderem participar de duas corridas seguidas com mesmo simulador e pista, otimizando suas rotinas de treinamentos.

A GT Pro estará agora nas quartas-feiras às 22h, e os GT3 usados serão: BMW Z4 GT3, Ferrari 488 GT3, Lamborghini Huracan GT3, McLaren 650s GT3, Mercedes AMG GT3, Nissan GTR GT3, e Porsche 911 GT3 R 2016. Já a GT Light terá uma escolha mais facilitada aos pilotos, entre o Porsche Cayman Clubsport GT4 e o Maserati MC GT4, e será disputada no mesmo dia, logo antes, às 20h.

Uma das duas grandes prioridades do F1BC em seus campeonatos para 2019 é o equilíbrio de cada competição e, com isso, haverá uma nova equalização entre os modelos de GT3 com peso fixo, maximizando as chances de equilíbrio. Os GT4 não requerem este balanço de performance até o momento.

A outra grande prioridade do F1BC em seus campeonatos para o próximo ano está na segurança nas pistas e para o Assetto Corsa, além da distribuição de pilotos de acordo com seus níveis de experiência entre as categorias GT Pro (licenças P/A/B/C) e GT Light (licenças B/C/D/R), estão sendo estudados novos plugins que ofereçam recursos de controle e monitoramento durante as corridas.

O Assetto Corsa segue sendo um dos simuladores que exige maior trabalho por parte do clube. “Configurar o carset, o servidor, testar os circuitos, além da Direção de Provas pós-corrida são tarefas bastante duras para nossa equipe, por isso a aceitação dos pilotos e a qualidade das corridas é fundamental para a sequência dos campeonatos com o Assetto Corsa”, revelou Rodrigo Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

As inscrições serão abertas já no dia 5 de novembro e a temporada 2019/1 do F1BC terá início no dia 7 de janeiro.

O F1BC lançou uma pesquisa visando melhorias para a próxima temporada. Para participar basta responder o questinário disponível em www.f1bc.com/pesquisas até o dia 8 de novembro.

O F1BC tem o patrocínio de Aguiatech, Aliança Consultoria, Área Nobre Estacionamentos, Chiara Guitar Parts, Extreme SimRacing, Logitech, M7Help, e o apoio de Canal Sim-Force, F1 Brasil, F1 Mania, iRacing, Reiza Studios, e Sector3 Studios.