Manutenção veicular: 10 verificações essenciais para seu carro!

Seu carro te leva com segurança para todos os lugares que você quer ir, mas ele exige que você cuide bem dele, afim de manter um bom funcionamento. Cuidar do seu carro é extremamente importante para chegar sempre ao seu destino com completa segurança.

Algumas coisas merecem ser feitas em toda revisão do seu carro, para mantê-lo com a manutenção em dia e evitar possíveis problemas mecânicos ou elétricos (e até problemas estéticos). Tudo isso se chama manutenção preventiva, isto é, a manutenção que é voltada a prevenir problemas no veículo, e não apenas corrigi-los.

Itens de manutenção preventiva automotiva: óleo do motor

O óleo em seu carro mantém tudo funcionando perfeitamente, e seu carro não pode funcionar sem o nível adequado de óleo. Você pode verificar o nível de óleo por si mesmo facilmente, simplesmente puxando a vareta e vendo onde o nível do óleo está. Você deve levar o seu carro para uma mudança de óleo de acordo com a especificação do fabricante do carro, aumentando a frequência da troca se você tem um uso mais intenso do veículo. As mudanças de óleo são um dos procedimentos mais básicos de manutenção do carro. Verifique sempre embaixo do carro por vazamentos, e a cor do óleo para saber se o óleo está queimando, ou se há partículas sólidas de desgaste excessivo do motor no óleo.

Checklist de revisão veicular: pressão e estado dos pneus

Um medidor de pressão dos pneus tem um preço acessível e é uma ferramenta fácil de usar, e que pode impedir um pneu furado ou algo pior. Os pneus que são inflados de forma inadequada podem causar rupturas que levam a acidentes. Eles também podem deixá-lo parado na beira da estrada. Além disso, o nível errado pressão nos pneus afeta a sua eficiência de consumo de combustível. É importante verificá-los regularmente e também estar ciente da mudança de pressão dos pneus com base na temperatura exterior. Verifique com o fabricante de pneus para a pressão certa para seu modelo. Aproveite e verifique o estado dos aros, o desgaste dos pneus, e o estado dos mesmos, para identificar possíveis problemas antes que eles saiam do controle.

Manutenção preventiva de carros: freios

Não espere sair um som estridente dos seus pneus para saber que é hora de trocar seu disco de freio ou suas pastilhas. Tenha seus freios verificados regularmente por um profissional para manter o seu carro seguro e na estrada, verificando também o fluído de freio. Se você tem sistema ABS, verifique o sistema eletrônico e se todos os componentes e sensores estão em perfeito funcionamento.

O fluido da direção hidráulica na manutenção

Se você já dirigiu um carro sem direção hidráulica, então você sabe como é importante verificar este fluido. Sem ele, sua direção hidráulica poderia falhar, tornando mais difícil controlar seu carro. Em alguns modelos, dá até para completar e fazer a troca por conta própria, mas é melhor deixar isso por conta de um profissional, com o equipamento adequado.

Verifique o alinhamento do veículo

Enquanto você provavelmente vai notar se o seu alinhamento está ficando ruim, é uma boa ideia colocar isso como uma manutenção preventiva do que esperar uma reação de seu carro na estrada. Tenha o seu alinhamento ajustado conforme necessário para garantir que o seu carro esteja sempre em linha e vai reagir da maneira que você deseja, quando você precisa de uma direção mais dinâmica.

Itens de revisão de veículos: líquido de arrefecimento

Você vai precisar se certificar de que seu líquido de arrefecimento está no nível correto e na proporção correta entre água e líquido de arrefecimento. Essa proporção é necessária porque água pura no sistema vai corroer as partes metálicas e provocar vazamentos, além de resultar em superaquecimento.

Arranhões e rachaduras na pintura do veículo

Pode parecer coisa boba, e isso não influencia tanto na segurança do veículo. Porém, esses problemas podem evoluir para uma ferrugem, pois deixam a lataria do veículo exposta. O quanto antes você encontrar uma solução, melhor será, pois evitará que o problema se propague e agrave.

Verificação do filtro de ar e do ar condicionado

Um filtro de ar obstruído irá custar mais consumo de combustível, e é ruim para o carro também. Custa muito pouco verificar o filtro e substituí-lo conforme necessário, portanto torne-o uma parte regular de sua rotina de manutenção do carro. Verifique também o filtro do ar condicionado, pois você pode acabar com uma cabine do veículo com um cheiro bem ruim se não fizer uma boa manutenção do sistema. Você pode encontrar facilmente estas peças, como nesta loja de autopeças.

Verifique o fluido do sistema de transmissão

Sua transmissão falhar durante a condução não é algo que você queira experimentar. Certifique-se de que o fluido de transmissão está sempre em um bom nível e é trocado periodicamente, garantindo um melhor desempenho e dirigibilidade do veículo.

Verifique todo o sistema elétrico e luzes do veículo

Qualquer das luzes em seu carro não funcionarem corretamente é perigoso, bem como um sistema elétrico com falhas. Certifique-se de verificar os seu piscas, luzes de freio, luzes de ré e, claro, seus faróis regularmente. Embora é provável que você detectar um farol desregulado, você pode facilmente não perceber uma lanterna traseira queimada ou quebrada.

Mantenha seu carro em boas condições de funcionamento para mantê-lo seguro e no controle na estrada. É preciso uma quantidade pequena de tempo para verificar essas funções importantes, mas pode economizar dinheiro, combustível e até mesmo vidas no longo prazo.