Ligas F1BC, iRB e VC formam aliança em busca de padrões esportivos e ações conjuntas

Em ação inédita no automobilismo virtual brasileiro, as ligas iRB e-Sports, F1 Brasil Clube e Virtual Challenge iniciam uma aliança em busca de padrões esportivos, técnicos e de conduta dentro e fora das pistas para garantir a qualidade de seus serviços prestados e do ambiente de competição aos pilotos virtuais participantes.

As ligas iniciaram o projeto com o desenvolvimento em conjunto de padrões unificados de conduta, sendo descritos da mesma forma em seus regulamentos e documentos, e incluirão a aplicação de sanções nas três ligas simultaneamente a pilotos que quebrarem estes códigos de conduta, seja em qual das ligas ocorrer este tipo de infração.

Por exemplo, um piloto que causar propositalmente um acidente ou ofender um adversário em um campeonato poderá sofrer uma suspensão nas três ligas simultaneamente, em um controle interno onde F1BC, VC e iRB terão acesso ao relatório e dados completos.

O segundo passo do projeto será a discussão sobre tipos de penalizações, descrições em regulamento e padrões de análise de incidentes, respeitando as características de cada competição, seus simuladores e carros utilizados, que deve ser pauta durante o ano de 2020.

“A interação entre VC, F1BC, e IRB em busca das melhores práticas dentro do automobilismo virtual é um marco para aqueles que prezam pelo crescimento do AV no Brasil. É um primeiro passo importante, necessário, e que trará benefícios para todos os envolvidos”, avaliou Rafael Sanque, diretor da liga iRB e-Sports.

Um terceiro pilar do projeto está na abertura das três ligas em desenvolverem conteúdos educativos sobre pilotagem e abordagem de situações em pista que possam tornar os padrões esportivos cada vez mais transparentes aos pilotos, como tutoriais e vídeos.

“Cada liga tem suas particularidades no estilo de condução, administração e contato com os participantes, e estas características serão mantidas como o DNA projetado por seus idealizadores, administradores, diretores e pilotos que ajudaram a construir estes legados, sendo que a busca por um padrão e controle não afetará esta diversidade”, citou Rodrigo Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

O ano de 2019 foi de nítida evolução do automobilismo virtual brasileiro, com eventos oficiais da Stock Car, Porsche Cup e transmissões ao vivo em canais como Bandsports, todos projetos desenvolvidos pelas ligas em questão.

“O automobilismo virtual brasileiro vive um momento ímpar em sua história, com uma exposição nunca antes vista até então”, afirmou Rodrigo Munhoz, líder da liga Virtual Challenge. “São grandes marcas, empresas, campeonatos e veículos de mídia se envolvendo com o AV, sendo que deixamos de ser somente um hobby e estamos nos tornando um eSport de fato, o que exige uma postura profissional de todas as partes, pois precisamos zelar, honrar e representar todos envolvidos com o meio”, concluiu.

As ligas Virtual Challenge, F1 Brasil Clube e iRB e-Sports mantém as portas abertas a outras ligas que desejarem participar do processo. “A padronização de conduta e o controle conjunto deve ser uma vantagem para qualquer liga que deseje contar com um ambiente saudável dentro e fora das pistas, e estaremos à disposição para ampliarmos o quadro de participantes”, concluiu Rodrigo Steigmann.