F1Mania eSports Race: Drugovich e Ariel vencem, mas quem ganha são os fãs com disputas

A primeira edição do F1Mania eSports Race teve Felipe Drugovich e Gustavo Ariel como vencedores das baterias 1 e 2, respectivamente, com o título ficando para o atual piloto da Fórmula 2 depois da soma da pontuação entre as duas corridas. Mas isso ficou em segundo plano, depois de disputas intensas durante os 60 minutos de corridas em meio “a seca” por corridas durante a pandemia do coronavírus. Foi um dia especial para a F1Mania e, antes de vermos como tudo aconteceu, fica nosso MUITO OBRIGADO aos PILOTO e a todos VOCÊS, que nos acompanham no site, no Instagram, no Youtube, por essa parceria de sucesso.

Com pontuação igual da Fórmula 1, o vencedor foi determinado pela soma dos pontos entre as duas corridas realizadas.

Corrida 1: Felipe Druvogich vence de ponta a ponta; Miguel Costa e Edson Coelho Jr relembram ‘Gasly x Hamilton’ no GP do Brasil de 2019

Drugovich partiu da pole na corrida 1 e não foi seriamente ameaçado em nenhum momento dos 30 minutos de corrida em Interlagos – onde foi realizada a 1ª edição do F1Mania eSports Race, com os carros de F3 na plataforma de simulação iRacing. Eduardo Barrichello terminou em segundo, seguido pelo piloto da Stock Car, Guilherme Salas, completando o pódio.

Ariel, piloto da Luporini Team, largou na P2, mas um toque com Caio Collet logo na entrada do S do Senna enviou o piloto para trás do pelotão. Em uma corrida de recuperação excepcional, o piloto recebeu a quadriculada na oitava posição. Collet teve danos no seu carro e até tentou manter a P2, mas foi superado por Guilherme Salas e Eduardo Barrichello na segunda volta.

O piloto da Fórmula Renault Eurocup travou uma disputa emocionante com Barrichello, valendo a terceira posição, mas não conseguiu superar o piloto da USF2000. Collet foi perdendo ritmo e acabou sendo superado pelo pelotão, incluindo o talentoso Kiko Porto, que largou em oitavo e terminou a primeira bateria na quarta posição. No fim, o piloto da Fórmula Renault Eurocup acabou recebendo um drive through de 10 segundos por exceder o limite de incidentes da plataforma e terminou em 28º.

Na volta 13, Barrichello partiu para o ataque e superou Salas, estabelecendo a ordem final do top 3.

Enzo Fittipaldi e Bruno Risseto foram outros que abrilhantaram o evento com uma briga pela sexta posição. O fair play entre os pilotos ficou evidente quando, na tentativa de superar Fittipaldi, Risseto atrasou a freada no Bico de Pato e acertou o carro do atual piloto de F3. Risseto parou o carro e esperou Fittipaldi retornar à sua frente para continuar a briga por mais algumas voltas. Enzo acabou indo aos boxes para pagar um drive through depois de exceder o limite de incidentes da plataforma e terminou em 12º.

Edson Coelho Jr travou uma disputa com Marcelo Battistuzzi pela 10ª posição e mergulhou por dentro para subir aos pontos. O piloto da Stock Light terminou na P7. Battistuzzi foi o 16º.

Nos estágios finais, a briga era pela última posição dentro dos pontos. Battistuzzi atacava Filipe Moises pela 10ª posição, enquanto Ariel se aproximava rapidamente. O ex-F3000 escorregou na saída do Café, deixando o caminho livre para Moises. Ariel pressionava Moises e aproveitou do vácuo para colocar por dentro do Esse, faturando a P9, antes de passar Arthur Scherer na briga pela oitava posição. Scherer foi o nono.

Moises e Battistuzzi seguiram na briga pela 10ª posição, trazendo Felipe Baptista para a disputa. Baptista então mergulhou por dentro do Bico de Pato e ganhou a posição de Moises. Na sequência, Baptista fez excelente manobra no Pinheiro para ficar com a P10 de Battistuzzi.

Risseto foi o quinto colocado, à frente de Miguel Costa (piloto de Kart e membro da academia de jovens talentos da Sauber). Coelho Jr e Miguel Costa protagonizaram uma última volta eletrizante na disputa pela sexta posição. O piloto do Corinthians atacou o jovem kartista de todas as maneiras possíveis, mas cruzou à linha de chegada seis milésimos atrás no sétimo lugar – em algo semelhante a Pierre Gasly e Lewis Hamilton no final do GP do Brasil de 2019.

Thiago Alves representou com dignidade os jornalistas. Com uma pintura estilo “TV fora do ar”, o jornalista do FOX Sports foi o 27º.

Confira a transmissão da corrida na íntegra:

Corrida 2: Ariel vence; Barrichello é o segundo e Bortoleto o terceiro

Na segunda bateria, com mais 30 minutos de corrida, um erro de cálculo no horário do servidor viu a noite chegar em Interlagos e obrigou os pilotos a recolherem aos boxes para uma nova classificação, em um novo servidor.

A pole ficou com Ariel, 0,044s à frente de Drugovich. O piloto da Luporini manteve a dianteira para vencer a corrida – somando 29 pontos no geral, terceiro colocado na soma entre as duas corridas. Dudu Barrichello foi o segundo, com Felipe Baptista completando os três primeiros.

Drugovich se envolveu em um acidente com Barrichello nos estágios inciais, um ‘net code’ – quando há uma pequena falha de conexão e terminou em quarto – somando 37 pontos. Barrichello terminou na mesma P2 da primeira corrida, somando 36 pontos no geral.

Salas, terceira colocado na bateria 1, somou 10 pontos com a quinta posição na 2, totalizando 25.

Felipe Baptista, 10º colocado na primeira corrida e terceiro na segunda, somou 16 pontos. Miguel Costa foi oitavo colocado na segunda corrida, totalizando 12 pontos com a sexta posição da corrida 1. Mesmo número de pontos de Kiko Porto.

Bruno Risseto somou 10 pontos, seguindo por Gabriel Bortoleto com 8. Edson Coelho Jr e Miguel Paludo totalizaram 6 pontos, Arthur Scherer e Xander Reed 2, e Lukas Moraes marcou um ponto com a P10 da segunda corrida.

Resultado final:

Bateria 1
1 Felipe Drugovich
2 Eduardo Barrichello
3 Guilherme Salas
4 Kiko Porto
5 Bruno Risseto
6 Guel Costa
7 Edson Coelho
8 Gustavo Ariel
9 Arthur Scherer
10 Felipe Baptista
11 Filipe Moises
12 Enzo Fittipaldi
13 Xander Reed
14 Pedro Cardoso
15 Miguel Bento
16 Marcelo Battistuzzi
17 Alberto Cattucci
18 Miguel Paludo
19 Lukas Moraes
20 Lucas Nogueira
21 Alvaro Moises
22 Fernando Fio
23 Nathan Brito
24 Gabriel Bortoleto
25 Rafael F Martins
26 Thiago Alves
27 Matheus Ferreira
28 Caio Collet
29 Beto Monteiro
30 Leo Lamelas
31 Gaetano Di Mauro
32 Ryan Nishioka

Bateria 2
1 Gustavo Ariel
2 Eduardo Barrichello
3 Felipe Baptista
4 Felipe Drugovich
5 Guilherme Salas
6 Gabriel Bortoleto
7 Miguel Paludo
8 Guel Costa
9 Xander Reed
10 Lukas Moraes
11 Matheus Ferreira
12 Alberto Cattucci
13 Marcelo Battistuzzi
14 Arthur Scherer
15 Thiago Alves
16 Fernando Fio
17 Lucas Nogueira
18 Filipe Moises
19 Alvaro Moises
20 Ryan Nishioka
21 Miguel Bento
22 Leo Lamelas
23 Kiko Porto
24 Beto Monteiro
25 Enzo Fittipaldi
26 Nathan Brito
27 Edson Coelho
28 Caio Collet
29 Bruno Risseto

O F1BC tem o patrocínio de Fanatic Brazil, M7Help, VISAMUNDO, a parceria e apoio de Adelante Sports, Aliança Assessoria Contra Incêndio, Gordão Burger, Got It English, Planet Games, SpeedZone, Canal Time Attack, F1 Brasil, F1 Mania, e parceria técnica com NRT Servers, iRacing, Reiza Studios, Kunos Simulazioni, e SimSync.