Virtual Sprint Race: Vitória de Matheus Beraldo (Grip) em Suzuka, e decisão fica para Interlagos

F1BC Virtual Sprint Race 2020/3 @ Suzuka

O F1 Brasil Clube recebeu a sexta e penúltima etapa da Virtual Sprint Race na temporada 2020/3, no circuito de Suzuka, e Matheus Beraldo (Grip Racing) tirou da cartola uma grande estratégia na troca certeira d epneus quando a chuva apertou, para reduzir a diferença em relação a Edgard Mesquita para apenas oito pontos rumo a grande final.

A sessão de 10 minutos que define o grid teve Matheus Beraldo na pole position, enquanto Edgard Mesquita foi o segundo, e o ‘Top 5’ foi completo por Alex Pereira, Leandro Vieiras e Marcos Silveira. Veja o grid de largada completo a seguir.

Classificação
1 Matheus Beraldo (Grip Racing), 2:16.360
2 Edgard Mesquita (Team Brasil Racing), 2:17.153
3 Alex Pereira (Team Brasil Racing), 2:17.265
4 Leandro Vieiras (Black Code Racing), 2:19.483
5 Marcos Silveira (KSTM e-Motorsports), 2:19.543
6 Andre Retek (Team Brasil Racing), 2:19.700
7 Gilson Junior (KSTM e-Motorsports), 2:21.162
8 Emerson Cabral (A Fabrica Racing), 2:23.306
9 Thiago Modesto (Independente), 2:24.857
10 Fernando Zakir (Team Brasil Racing 2), 2:35.741
11 Joao Junior (Team Brasil Racing), sem tempo

Largada e primeiros momentos da corrida sem incidentes, mas imediatamente com os duelos. Beraldo segurava toda a pressão de Mesquita, enquanto Vieiras era terceiro e via o carro de Silveira colado em seu retrovisor.

Grande destaque para João Junior subindo logo para o quinto lugar. Já Fernando Zakhir aparecia com a frente de seu carro danificada, mas seguindo em frente.

As escuras nuvems deram lugar a uma chuva crescente, e Retek foi o primeiro a fazer a troca de pneus, seguido por seu parceiro João Junior. Pouco a pouco a água encharcava o traçado nipônico, e mais pilotos foram para os boxes fazer a mesma coisa.

Os líderes insistiram em ficar na pista, agora com Mesquita liderando. Quando a chuva apertou de vez, Matheus parou nos boxes para a troca e deixou Edgard isolado na pista, agora insistindo em seguir com os pneus ‘slicks’.

O resultado foi de Matheus tirar mais de 20 segundos de diferença em poucas voltas e, mesmo com a pista secando aos poucos, o piloto da Grip superou o volante da Team Brasil, que agora só poderia aguardar o trilho seco no asfalto para salvar seu resultado.

Com isso Matheus Beraldo faturou uma vitória com muita técnica e uma tática altamente precisa, para reduzir a diferença na pontuação para 8 tentos atrás de Edgard Mesquita

O piloto da Team Brasil ainda salvou um segundo lugar ao ver Marcos Silveira rodar no meio do percurso, e com o mérito de levar seu carro com pneus lisos em uma condição extremamente crítica.

João Junior completou o pódio segurando a pressão de Marcos Silveira no final, e Alex Pereira ficou com o quinto posto. Gilson Junior, Thiago Modesto, Fernando Zakhir e Emerson Cabral apareceram na sequência. Leandro Vieiras duelou com Silveira por boa parte do tempo em uma bela atuação, mas trocou pneus no final e fechou em 10º.

O título de equipes já está garantido para a Team Brasil Racing, com o trio formado por Edgard Mesquita, João Junior e Andre Retek, com uma etapa de antecedência deixando as tradicionais Grip, KSTM, Sinister e SimForce sem chances.

“A briga pelo campeonato se mantém entre os pilotos, e com isso fica o convite para todos da categoria se apresentarem em Interlagos na grande final para fazermos uma bela uma festa de encerramento”, afirmou Rodrigo Wizard Steigmann, Diretor Geral do F1 Brasil Clube.

A Virtual Sprint Race terá sua grande final no dia 3 de dezembro às 22h (horário de Brasília), no circuito de Interlagos, com transmissão ao vivo no canal F1BC. Todas as informações sobre o F1 Brasil Clube você confere em www.f1bc.com.

Final, 50 minutos
1 Matheus Beraldo (Grip Racing), 50:53.070
2 Edgard Mesquita (Team Brasil Racing), +15.378
3 Joao Junior (Team Brasil Racing), +1:22.999
4 Marcos Silveira (KSTM e-Motorsports), +1:23.039
5 Alex Pereira (Team Brasil Racing), +1:34.463
6 Gilson Junior (KSTM e-Motorsports), +1 volta
7 Thiago Modesto (Independente), +1 volta
8 Fernando Zakir (Team Brasil Racing 2), +1 volta
9 Emerson Cabral (A Fabrica Racing), +2 voltas
10 Leandro Vieiras (Black Code Racing), +2 voltas
11 Andre Retek (Team Brasil Racing), Abandono
Volta mais rápida: Matheus Beraldo, 2:17.345
Hattrick para Matheus Beraldo.

Race Control
Nenhuma análise.

O F1BC tem o patrocínio de ITS3, M7Help, a parceria e apoio de Adelante Sports, Aliança Assessoria Contra Incêndio, Got It English, Planet Games, SpeedZone, F1 Brasil, F1 Mania, W1 League, e parceria técnica com iRacing, Reiza Studios, Kunos Simulazioni, e SimSync.