F1BC Indy Classic: Fernando Stropa vence em Indianápolis, e Silvio Sanchez é campeão

F1BC Indy Classic 2023/3 @ Indianápolis

O F1BC Indy Classic tem seu primeiro campeão: Silvio Sanchez (RPK e-Sports) segurou bem sua vantagem matemática para faturar um novo troféu no F1BC Esports, em noite com vitória incrível de Fernando Stropa em Indianápolis.

A corrida teve muitos líderes diferentes e uma dinâmica pra lá de interessante, com estratégias que colocaram John Silva e Victor del Porto nas chances pelo título, além de Ricardo Ruy, Donna Veera e Rafael Fuzaro brigando pela vitória, até Fernando Stropa partir para o ataque final e ser o grande vitorioso.

O F1BC Esports parabeniza Silvio Sanchez pelo título (235 pontos), Jon Silva (222) pelo vice-campeonato, e Victor del Porto (212) pelo terceiro lugar, além da RPK e-Sports, escuderia campeã com Sanchez, Stropa e Fuzaro no trio.

O qualifying de cinco minutos teve John Silva com a pole position, seguido de perto por Victor del Porto, enquanto Ricardo Ruy, Rafael Fuzaro, e Silvio Sanchez completaram um Top 5 de um grid onde vários optaram por não anotar volta rápida, largando do fim do pelotão. Confira a ordem de partida para as 85 voltas a seguir.

Classificação
1 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), 47.692
2 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), 47.763
3 Ricardo Ruy (Ruy Racing), 47.817
4 Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), 47.837
5 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), 47.845
6 Matheus Florentino (Independente), 48.014
7 Donna Veera (RPK e-Sports 2), sem tempo
8 Fernando Stropa (RPK e-Sports), sem tempo
9 Rafael Rodrigues (PDS Racing), sem tempo
10 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), sem tempo
11 Mateus Casali (RM Motorsports), sem tempo
12 Regis Montibeller (RM Motorsports), sem tempo

Silvio Sanchez precisava de um sexto lugar para ser campeão: se chegasse em sétimo, precisaria torcer para John não vencer. Se fosse oitavo, já teria de torcer contra John e Victor. E assim o líder da tabela começou a corrida, cozinhando um sexto lugar, mas sempre junto ao pelotão da frente.

Uma bandeira amarela pintou na terceira volta com escapada de Edilson Cardoso, e Mateus Casali não teve como desviar e capotou junto. Fim de prova para dois ótimos competidores ao longo da temporada.

A liderança mudou bastante de mãos, com Del Porto, Fuzaro, e por fim Rodrigues assumindo a ponta até antes das paradas nos boxes.

Como Silvio tinha sido o único deste pelotão a ter parado nos boxes durante o período do Pace Car, ele curtiu um pouco mais o gosto da liderança, escoltado no jogo de vácuo por Donna Veera, e isso lhe fez boa diferença. Ele reapareceu em segundo, a apenas um segundo de diferença em relação a John, o novo líder.

Ruy e Del Porto apareciam em terceiro e quarto, e se uniram para tentar em dupla tirar a diferença para os líderes, mas sem sucesso. Stropa e Fuzaro tinham os mesmos planos, e nada feito.

Após a segunda parada, Del Porto tirou toda diferença e chegou para a briga, trocando ultrapassagens com John. Silvio, cinco voltas mais tarde, também voltou grudado nos rivais. Aí John e Victor perderam ritmo – o volante da YouRaceBR Esports confessou mais tarde que trocou pneus na parada e isso o prejudicou – e isso ajudou Stropa, Fuzaro e Ruy a chegarem para embolar a disputa.

Isso poderia causar confusão e deixar Sanchez em uma situação delicada, mas o líder do campeonato foi ligeiro e logo tirou o pé, ficando na retaguarda e cozinhando o sexto lugar.

Por outro lado, na briga pela vitória na volta derradeira pequenos toques deixaram Victor e Ruy de fora da briga, e o ‘photo finish’ foi com Fernando Stropa conquistando uma grande vitória, e com John Silva e Rafael Fuzaro no pódio.

Final, 85 voltas
1 Fernando Stropa (RPK e-Sports), 85 Laps
2 John Silva (YouRaceBR W2 e-ProGP), -00.117
3 Rafael Fuzaro (RPK e-Sports), -00.528
4 Victor del Porto (Beneporto Pro Racing), -02.916
5 Silvio Sanchez (RPK e-Sports), -05.510
6 Ricardo Ruy (Ruy Racing), -08.939 [+20s]
7 Matheus Florentino (Independente), -13.667
8 Donna Veera (RPK e-Sports 2), -16.868
9 Rafael Rodrigues (PDS Racing), -16.892
10 Regis Montibeller (RM Motorsports), +47 laps
11 Mateus Casali (RM Motorsports), +82 laps
12 Edilson Cardoso (RPK e-Sports 2), +82 laps
Volta mais rápida: Rafael Fuzaro, 0:46.408

A F1BC Indy Classic retorna para a temporada 2024/1 no dia 22 de janeiro às 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube F1BC.

O F1BC Esports realiza campeonatos oficiais de BMW, MINI, Heineken, tem patrocínio de Realdrive, CriaPubli, M7Help, e tem parcerias oficiais com Amika, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Incidente entre Edilson Cardoso e Mateus Casali – Nenhuma ação tomada [3]
Ricardo Ruy, Alerta – Incidente sem consequências (5.4.1) [+1 PP] [85]

Pontos de Punição
Ricardo Ruy +1