F1BC Cup Light 2008/1 @ Cleveland

Corridas decididas nas últimas voltas, incidentes, punições, ultrapassagens e muita emoção, tudo isso fez o F1BC Light dar uma grande apresentação Cleveland, nesta sétima etapa. Carlos Eduardo não esteve presente, então fatalmente a liderança passou para as mãoes de Péricles Lee, que também cometeu vários tropeços, mas nada que o mantivesse a um ponto atrás de um líder ausente na ocasião. Foram nove participantes ao todo, e novamente o esquema de dois servidores foi utilizado, para evitar ao máximo o LAG.

QUALIFYING – A classificação foi feita em server único, sendo que Daniel Alves e Thiago Lisboa chegaram atrasados e não marcaram tempo, mas tiveram a chance de correr. Rafinha Hadesoul confirmou sua velocidade em classificações e marcou a pole-position, ao lado de seu companheiro Pericles Lee.

Qualifying
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 51.643
2 Pericles Lee (SP/Toyota), 52.700
3 Alan Tavares (PA/McLaren), 53.033
4 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 53.115
5 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 53.705
6 Thiago Tavares (PA/McLaren), 58.440
7 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), 1:00.462
8 Daniel Alves (RJ/Renault), sem tempo
9 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), sem tempo

Legenda
Server A
Server B

FEATURE RACE – Agora divididos em dois servers, o A (principal) teve um início de corrida tranquilo, exceto pelo toque entre Rafinha e Gustavo, onde a Toyota rodou e o piloto partiu para uma tentativa de recuperação. Hadesoul até cravou a volta mais rápida, mas não foi suficiente e, quando ele rodou na penúltima curva do circuito, acabou desistindo da disputa. Alan Tavares tinha tudo para obter a vitória, e foi para o pit-stop com bastante vantagem, mas novamente os mecânicos não atenderam seu pedido e o paraense abandonou sem combustível. A briga então estava entre Stênio, Lee e Miranda, os três bastante próximos. O piloto da BMW Sauber ensaiou uma reação e ultrapassou Pericles, porém na última volta o vice-líder do campeonato acabou fechando a trajetória do mineiro, que bateu e perdeu a asa traseira. Quem se aproveitou disso foi Rodrigo Miranda, que cruzou a linha de chegada em segundo, mas por conta das penalizações de Péricles, herdou a vitória, a primeira de sua carreira dentro do F1 Brasil Challenge. Gustavo Stenio poderia chegar em segundo, mas também levou penalizações por corte de chicane, o que prejudicou seu resultado.

O Server B foi tranquilo, com Daniel Alves obtendo a vitória. Thiago Tavares poderia ter vencido, não fosse seu erro de mismatch, onde seu GDB indicava número incorreto de voltas. Uma lição que não deve ser esquecida. Rodrigo Oliveira chegou em segundo, porém duas voltas atrás de Daniel, e Thiago Lisboa abandonou a prova e usou o tempo para se preparar para a Sprint Race.

Feature Race, Final (27 voltas)
1 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 26:28.966 [+10s penalty] (média de 229.32 km/h)
2 Pericles Lee (SP/Toyota), 26:06.579 [+39s penalty]
3 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), +27.030 [+24s penalty]
4 Daniel Alves (RJ/Renault), 29:02.893
5 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +2 laps
6 Thiago Tavares (PA/McLaren), +3 laps
7 Thiago Lisboa (PR/Red Bull),DNF/Suspension (14)
8 Alan Tavares (PA/McLaren), DNF/Fuel (14)
9 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF (11)
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 53.509

SPRINT RACE – Teria Rafinha Hadesoul espantado seu azar para sempre? Um dos favoritos ao título, o piloto da Toyota finalmente venceu sua primeira na carreira do F1BC, nesta prova de apenas oito voltas de duração. Ele cruzou a linha de chegada com quase seis segundos de vantagem sobre Alan Tavares, e mesmo a punição de +8 segundos não foi suficiente para lhe tirar a conquista, já que Alan levou +4 segundos. Péricles Lee chegou em terceiro, enquanto Gustavo Stênio ficou em quarto. Rodrigo Miranda perdeu a asa traseira e teve de andar por algumas voltas pela pista com o limitador ligado, tamanha a indirigibilidade de seu Honda.

No Server B, a tática de Thiago Lisboa, de abandonas a Fetaure Race para se concentrar no ajuste de seu Red Bull para a Sprint, deu certo. Ele chegou 14 segundos à frente de Daniel Alves, que cruzou em terceiro mas levou a posição de Thiago Tavares, que cortou a chicane algumas vezes. Oliveira terminou em quarto.

Sprint Race, Final (8 voltas)
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 7:18.144 [+8s penalty] (média de 230.44 km/h)
2 Alan Tavares (PA/McLaren), +5.935 [+4s penalty]
3 Pericles Lee (SP/Toyota), +25.643 [+4s penalty]
4 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), +1:05.529 [+2s penalty]
5 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), 7:55.040
6 Daniel Alves (RJ/Renault), +14.694
7 Thiago Tavares (PA/McLaren), +11.826 [+12s penalty]
8 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), +31.582
9 Rodrigo Miranda (PA/Honda), +3 laps
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 52.783

Punições e alertas para próxima etapa
* Todos os jogadores: evitar futuros Cut Tracks,
* Pericles Lee: evitar fechar a trajetória dos adversários (em observação),
* Thiago Tavares: evitar deixar p/ resolver problemas de mismatch em cima da hora.