F1BC Cup Light 2008/1 @ Indianapolis

Uma etapa polêmica e com zebras. Esta pode ser uma breve descrição de Indianápolis no F1BC Light 1, com os principais candidatos à vitória ficando pelo caminho após sofrerem acidentes e toques de adversários, além de diversas punições que tiraram a chance de outros pilotos de levarem a taça desta consagrada prova.

Foram nove participantes no total este final de semana, porém, Rodrigo Oliveira logo teve de sair, pois não estava com tempo suficiente para correr a etapa por completo. A Feature Race contou com oito pilotos alinhando no grid, enquanto a Sprint Race foi mais crítica, inclusive com Rafinha Hadesoul mais uma vez sofrendo o azar de ter que deixar o servidor, quando o piloto da Toyota poderia pelo menos pontuar na etapa.

QUALIFYING – A classificação foi feita em servidor único, e deu a lógica dos treinos durante a semana, com Rafinha Hadesoul na pole-position, e seu novo rival Carlos Eduardo em segundo lugar. Péricles Lee foi o terceiro, e Rodrigo Miranda surpreendeu ao fechar a segunda fila.

Qualifying
1 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 37.710
2 Carlos Eduardo (PR/Renault), 37.783
3 Pericles Lee (SP/Toyota), 37.998
4 Rodrigo Miranda (PA/Honda), 38.349
5 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 38.631
6 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), 38.914
7 Alan Tavares (PA/McLaren), 38.952
8 Thiago Tavares (PA/McLaren), 47.126
9 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), sem tempo

FEATURE RACE – A corrida com 60 voltas foi uma das mais turbulentas da competição até o momento. Um dos protagonistas foi Gustavo Stênio, que causou três abandonos de concorrentes. Primeiro, ele jogou o carro pra cima de Rafinha Hadesoul, que colocava uma volta de vantagem, e lhe arrancou a roda. Depois foi a vez de passar pela área interna do pitlane e atropelar Cadu, que reabastecia deu Renault. Ao final da prova, o mineiro da BMW Sauber ainda bateu em Thiago Lisboa, que deu adeus ao sonho da vitória. Considerando que Stênio foi desqualificado, sobraram Alan Tavares e Rodrigo Miranda para brigar pela vitória, já que Péricles Lee também abandonou. Miranda infelizmente não sabia o procedimento correto de passagem para os boxes e cortou caminho pelas curvas inclinadas, levando uma punição que o tirou qualquer chance de alcançar Alan Tavares, que agiu corretamente nas entradas e saídas de pit-stop, e ergueu a taça.

Feature Race, Final (60 voltas)
1 Alan Tavares (PA/McLaren), 41:49.578 (média de 341.55 km/h)
2 Rodrigo Miranda (PA/Honda), DNF/Connection (58)
3 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), DNF/Accident (52)
4 Carlos Eduardo (PR/Renault), DNF/Accident (44)
5 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNF/Accident (42)
6 Pericles Lee (SP/Toyota), DNF (6)
7 Thiago Tavares (PA/McLaren), DNF (0)
8 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), DQ
9 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), DNS
Fastest Lap: Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), 37.850

SPRINT RACE – Desta vez Stênio levou a vitória, mesmo que tambpem tenha vindo junto de punição por cortar caminho para os boxes, já que todos os outros pilotos que completaram a prova também fizeram a mesma coisa. Fica a lição, para não seguirem os erros que os outros cometem. Rodrigo Miranda continuou surpreendendo e foi segundo, e Thiago Lisboa novamente foi ao pódio, em terceiro. Rafinha Hadesoul não largou, como já dito anteriormente, e Cadu abandonou com a suspensão torta. Pericles Lee ficou pelo caminho por pane seca, e Alan Tavares abandonou na última volta.

Sprint Race, Final (20 voltas)
1 Gustavo Stenio (MG/BMW Sauber), 13:48.313 [+10s penalty] (média 349.69 km/h)
2 Rodrigo Miranda (PA/Honda), +15.917 [+20s penalty]
3 Thiago Lisboa (PR/Red Bull), +33.374 [+20s penalty]
4 Pericles Lee (SP/Toyota), DNF/Fuel (19) [+15s penalty]
5 Alan Tavares (PA/McLaren), DNF (19)
6 Carlos Eduardo (PR/Renault), DNF/Suspension (8)
7 Rafinha Hadesoul (SP/Toyota), DNS
8 Thiago Tavares (PA/McLaren), DNS
9 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), DNS
Fastest Lap: Rodrigo Miranda (PA/Honda), 38.043

Punições e alertas para próxima etapa
* Miranda, Stenio, Lisboa e Lee fizeram caminho incorreto de entrada/saída dos pits,
* Stenio tirou Eduardo, Hadesoul e Lisboa da corrida, e está sob observação,