F1BC Touring Light A 2008/1 @ Turagua

O F1BC pela primeira vez pisou em terras venezuelanas, e logo em seu mais novo campeonato, o F1BC RFT Zero, com o engine rFactor e o Mod SuperClio. Um grande desafio para todos os pilotos, que fizeram o que podiam para garantir o melhor resultado possível. Foram oito participantes, e o grid teve a estréia de Carlos Junior, um dos melhores pilotos do F1 Brasil Challenge.

No Qualifying, deu Equardo Marques na pole, nos minutos finais, deixando Rafael Carvalho com a segunda posição. Gabriel Sarmento surpreendeu e ficou com o terceiro lugar, ao lado de Carlos Henrique. Já Michel mendonça, líder isolado do campeonato, pegou apenas a quinta posição, dividindo a terceira fila com Carlos Junior. Fechando o grid, Rodrigo Wizard e Fred Da Matta ficaram na última fila.

Qualifying
1 Eduardo Marques, 1:07.356
2 Rafael Carvalho, 1:07.368
3 Gabriel Sarmento, 1:07.468
4 Carlos Cambara, 1:07.473
5 Michel Mendonça, 1:07.502
6 Carlos Junior, 1:08.144
7 Rodrigo Wizard, 1:08.214
8 Frederico Da Matta, 1:08.570

A corrida teve uma largada tranquila, apesar de várias divididas no primeiro Esse, e de Gabriel Sarmento ficar parado por alguns segundos. No final da primeira volta, Rodrigo Wizard levou um toque de Carlos Henrique e caiu para a última posição. Na terceira volta, Cacá já havia perdido algumas posições, e tentou uma ultrapassagem muito otimista pra cima de Carlos Junior, e acabou rodando na Curva 5. Fred Da Matta passava por fora, enquanto Wizard também tentou uma manobra otimista demais, e depois freou tarde demais e só teve tempo de evitar a batida em Cacá, sobrando para Da Matta, que voou longe e, quando voltou, ficou em posição inversa na pista. Sem saber para onde ir, o mineiro acelerou para o lado oposto do traçado, sendo desqualificado.

O Safety Car entrou na pista e Gabriel Sarmento foi o primeiro a fazer o pit-stop. Na volta seguinte, foi a vez de Mendonça, Junior e Wizard, sendo que estes tiveram problemas para parar no local correto e usaram a ré – mas nada que atrapalhasse. Wizard demorou tanto no pit que não chegou ao final da fila atrás do Safety Car a tempo e ficou pra trás quando a bandeira verde foi agitada. A ordem então era: Cacah, Michel, Eduardo, Junior, Gabriel, Fael e Wizard.

Sarmento e Carvalho abandonaram algumas voltas depois, sendo que Fae bateu na mureta que divide os boxes quando tentava fazer seu pit-stop. No finalzinho, Michel ainda rodou e perdeu a segunda colocação para Junior, e Cacá venceu com tranquilidade, ainda que tenha causado vários incidentes de corrida.

Final, 25 minutos
1 Carlos Cambara, 21 voltas em 26:09.358
2 Carlos Junior, +1.553
3 Michel Mendonça, +2.162
4 Eduardo Marques, +24.211
5 Rodrigo Wizard, +34.520
– Gabriel Sarmento, DNF (9)
– Rafael Carvalho, DNF (8)
– Frederico Da Matta, DQ
Volta mais rápida: Carlos Junior