F1BC Classic 2009/3 @ Osterreichring

A oitava etapa da categoria Classic na liga F1BC de automobilismo virtual mostrou algo simples: é possível se fazer uma corrida com apenas sete carros se tornar emocionante. Mesmo com o baixo número de participantes, uma extrema batalha pela vitória culminou no primeiro título de Gean Celso em sua carreira, com o triunfo em Osterreichring.

A classificação teve equilíbrio com a pole-position de Sergio Buch, mostrando estar motivado na reta final do campeonato para buscar um ainda possível vice-campeonato. Gean Celso como de costume esteve na primeira fila, e Gustavo Frigotto e Decio Rocha seguiam na segunda fila. Bruce Barrera, Sergio Andrade e Andre Camillo completaram o escasso grid.

Classificação
1 Sergio Buch (Ensign), 1’33”786
2 Gean Celso (Brabham), 1’34”091
3 Gustavo Frigotto (Lotus), 1’34”422
4 Decio Rocha (Brabham), 1’35”754
5 Bruce Barrera (Ensign), 1’35”767
6 Sergio Andrade (Lotus), 1’36”449
7 Andre Camillo (Tyrrell), 1’37”565

Gean Celso não largou bem, enquanto Bruce Barrera, terceiro no campeonato, subia algumas posições, na tentativa de impedir a conquista de Gean nesta etapa. Ambos disputaram posição, até que Bruce subiu demais na zebra da primeira curva e Gean Celso o superou.

Enquanto Buch abria vantagem, Gean encostava em Frigotto. A dupla de Brabham e Lotus, que se encontraram nas pistas clássicas durante toda temporada, ali estavam novamente para travar mais um belo duelo. A briga era tão boa, que um puxava o ritmo do outro, e lentamente foram diminuindo a desvantagem para Sergio, da Ensign.

No terço final da prova, o trio passou a disputar uma única posição, a primeira. Trocas de ultrapassagens, xis, escorregadas e alguns poucos toques, em um jogo limpo de dar inveja aos grids mais cheios. Gean e Frigotto chegaram a se tocar, mas recuperaram terreno, até que Gean conseguiu também ultrapassar Buch, para abrir uma distância de oito segundos.

A vitória de Gean Celso coroou com duas etapas de antecedência o título na categoria Classic, colocando seu nome ao lado de outros campeões como Rodrigo Wizard, Marcelo Vidal e Mike Dos Santos, nesta querida categoria dentro do auto clube virtual do F1BC.

Na linha de chegada, pela segunda posição brigavam Buch e Frigotto, em uma bandeirada incrível, onde menos de três décimos de segundo os separaram, respectivamente em segundo e terceiro lugares.

A categoria Classic, a duas etapas do fim e já com um campeão definido, abrirá suas portas para todos os pilotos participantes do F1BC, para que possam prestigiar este grande campeonato com o belíssimo Mod de 1979, em sua última temporada na liga de automobilismo virtual.

A Classic parte para sua nona etapa no próximo domingo (29/11), no circuito virtual de Zandvoort, com transmissão ao vivo a partir das 15h30 através do site www.f1bc.com, que disponibiliza todas as informações, resultados e vídeos das provas desta e das outras sete categorias.

Final, 50 minutos
1 Gean Celso (Brabham), 31 voltas
2 Sergio Buch (Ensign), +0:08.042
3 Gustavo Frigotto (Lotus), +0:08.406
4 Sergio Andrade (Lotus), +1:22.428
5 Bruce Barrera (Ensign), +1 laps
– Decio Rocha (Brabham), Abandono (19)
– Andre Camillo (Tyrrell), Abandono (9)
Volta mais rápida: Gustavo Frigotto, 1.35.286