F1BC Indy Pro 2009/3 @ Watkins Glen

Em dia inspirado pela consistência e motivado pelos erros dos adversários, o líder do campeonato Eraldo Silva aproveitou para ficar com a vitória em Watkins Glen e disparar na liderança da tabela na categoria Indy Pro do auto clube virtual F1BC.com, nesta última segunda-feira (23/11). Gean Celso e Adriano Pinheiro completaram o pódio.

Na pole-position, o piloto especialista em circuitos mistos na temporada e atual campeão Pedro Mega, com melhor voklta em 53.298, menos de um décimo mais rápido que o não menos veloz Adriano Pinheiro da Ghost Racer. Eraldo foi o terceiro, ao lado de Daniel Maloni, que também ganha destaque em circuitos mistos. Confira o grid de largada completo.

Classificação
1 Pedro Mega (Jeito Grip), 0’53”298
2 Adriano Pinheiro (Ghost Racer), 0’53”395
3 Eraldo Silva (Ghost Racer), 0’54”043
4 Daniel Maloni (Chiara), 0’54”350
5 Leandro Craveiro (Sinister 2), 0’54”430
6 Gean Celso (Sinister), 0’54”528
7 Fabio Neris (Sinister), 0’54”630
8 Pedro Carvalho (Sinister), 0’54”905
9 Ronan Mendina (RealGame), 0’54”922
10 Rodrigo Wizard (RealGame), 0’54”953
11 Fernando Passos (ProChiara), 0’55”279
12 Sergio Kolachinski (ProChiara), 0’55”905
13 Cleiton Lauren (Sinister 2), 0’57”775
14 Thiago Clark (Ghost Racer), Sem tempo

Largada em movimento, e inicia-se a prova em forte ritmo, apesar da preocupação de todos com os pneus frios no rápido traçado de Watkins Glen. Adriano Pinheiro foi o primeiro, a rodar logo na curva 1, mas sem danos voltando atrás do pelotão. Ainda no primeiro giro, Leandro Craveiro subiu na zebra da chicane e perdeu o controle, acertando Rodrigo Wizard e Fernando Passos em seguida.

Pinheiro buscava sua recuperação mas, ainda no início tentou ultrapassar Cleiton Lauren e se deu mal, levando o toque na chicane, praticamente reeditando o incidente entre Craveiro e Wizard. O piloto da Sinister abandonou, enquanto o da Ghost Racer, segundo colocado no campeonato, foi para os boxes em busca de reparos.

Eraldo Silva fez uma bela manobra de ultrapassagem sobre Maloni para assumir a segunda colocação, que mais tarde viria a ser primeira, já que Pedro Mega não levou sorte ao passar Fabio Neris – que então era retardatário, bateu no muro e cruzou a pista, acertando o piloto da Jeito Grip. Mega perdeu um bom tempo nos boxes e, mais tarde, seu ritmo ficou comprometido por um toque no guard-rail, que resultou em uma série de rodadas, até o atual campeão bater e perder a roda, abandonando a prova.

Outro que desperdiçou boas chances fo o próprio Maloni, ao perder o controle na saída da chicane, avariando seu Reynard e passando a ficar voltas atrás do líder. Para completar, Pedro Carvalho também ficou pelo caminho, com uma inesperada quebra de seu motor Ford.

Eraldo Silva ficou com a vitória e os 25 pontos, agora totalizando 150 e com chances de por a mão na taça já na penúltima etapa. Gean Celso, com ritmo constante e afastado de confusões, chegou em um ótimo segundo lugar, somando 114 em sua classificação. Adriano Pinheiro, com todos os contratempos, ainda imprimiu um fortíssimo ritmo e cruzou a linha de chegada em terceiro, aparecendo com 123 pontos na tábua de pontuação, já que também foi o autor da volta mais rápida.

Thiago Clark, Sergio Kolachinski, Rodrigo Wizard, Fernando Passos e Daniel Maloni completaram os oito primeiros, aqueles que chegaram até o final da etapa. Pedro Mega, mesmo com o abandono, completou 75% de corrida e pontua como nono colocado, mais o bônus pela pole-position, ficando com 101 e mantendo as chances matemáticas, porém remotas, de um bi-campeonato. A duas etapas para o final da temporada, são 54 pontos em jogo.

A nona etapa da Indy Pro será disputada no oval da Califórnia, na próxima segunda-feira (30/11), a partir das 21h30 com transmissão ao vivo através do site RaceBrasil.com.br. Já o site www.f1bc.com disponibiliza todas as informações, resultados e vídeos das provas desta e das outras sete categorias.

Final, 60 minutos
1 Eraldo Silva (Ghost Racer), 63 voltas
2 Gean Celso (Sinister), +0’16”023
3 Adriano Pinheiro (Ghost Racer), +1 volta
4 Thiago Clark (Ghost Racer B), +1 volta
5 Sergio Kolachinski (ProChiara), +1 volta
6 Rodrigo Wizard (RealGame), +3 voltas
7 Fernando Passos (ProChiara), +3 voltas
8 Daniel Maloni (Chiara), +4 voltas [+30s]
9 Pedro Mega (Jeito Grip), Acidente (50)
— Fabio Neris (Sinister), Abandono (42)
— Pedro Carvalho (Sinister), Motor (35)
— Ronan Mendina (RealGame), Acidente (12)
— Leandro Craveiro (Sinister 2), Acidente (10)
— Cleiton Lauren (Sinister 2), Suspensão (4)
Volta mais rápida: Adriano Pinheiro, 54.125

Punições
L.Craveiro +30s, toque em R.Wizard causando perda de asa dianteira (volta 1)*
L.Craveiro +30s, toque em F.Passos causando perda de asa dianteira (1)*
C.Lauren +30s, mudar mais de uma vez de direção para defender posição na reta (2)*
C.Lauren +15s, toque em A.Pinheiro causando rodada (2)*
F.Neris +5s, toque em D.Maloni causando perda de posição (5)**
D.Maloni +30s, toque em C.Lauren causando perda de asa dianteira (6)*
F.Neris +30s, toque em P.Mega causando danos na dianteira (12)*
* Por abandono, cumpre a punição na próxima corrida que completar.
** Punição branda, não cumulativa para etapas seguintes.

Punições pendentes de etapas anteriores
H.Vamberto +15s, toque em F.Isensee causando rodada (Indianapolis)*
L.Craveiro +30s, ultrapassou antes da linha em relargada (Charlotte)*
L.Craveiro +30s, ultrapassou antes da linha em relargada (Charlotte)*
* Cumpre a punição na próxima corrida que completar.