F1BC Formula Pro 2009/3 @ Suzuka

Marcada pela ausência de boa parte do grid, não faltou emoção nesta oitava etapa da categoria Fórmula Pro de automobilismo virtual da liga F1BC. Com uma bela estratégia, Fagner Roberto conquista sua quinta vitória na temporada, mas quem chamou a atenção foi Diogo Oliveira, que pisou fundo e se mantem na briga pelo título.

A dobradinha da Renault na qualificação já não era surpresa. Fagner Roberto e André Cozza dominam a primeira fila seguidos de Diogo Oliveira e Galleazzi. Fechando a terceira fila Thiago Moreira e Ronaldo Carpinelli.

Classificação
1 Fagner Roberto (Renault), 1’25”140
2 André Cozza (Renault), 1’26”834
3 Diogo Oliveira (Ferrari), 1’27”793
4 Henrique Galleazzii (Brawn), 1’28”411
5 Thiago Moreira (Red Bull), 1’28”567
6 Ronaldo Carpinelli (Force India), 1’31”597
7 Thiago Rosa (Renault), 1’31”597
8 Felipe Zschaber (Toyota), 1’31”597
9 Daniel Maloni (McLaren), Sem Tempo
10 Fernando Passos (Brawn), Sem Tempo
11 Bruce Barrera (Ferrari), Sem Tempo

Em um circuito onde a técnica de pilotagem fala alto, a largada foi extremamente limpa e o público pode apreciar dois fórmulas dividindo a mesma curva em manobras um tanto audaciosas. Thiago Moreira acaba escapando na primeira curva e volta no final do grid. Thiago Rosa e Galleazzi protagonizam uma briga ferrenha onde Rosa demonstra grande arrojo desde o início, mas algumas voltas depois abandona por problemas de conexão. Fagner segue firme na ponta da prova, seguido de perto por Cozza e Oliveira, que disputam milésimos curva a curva.

Fernando Passos, vice-líder do campeonato, larga do final do grid e faz uma bela corrida de recuperação, sendo o piloto a conquistar o maior número de posições na pista, oito no total.

Quando todos achavam que a corrida se encaminhava para mais uma dobradinha da dupla da Renault, eis que surge uma incrível Ferrari para desbancar Cozza com uma estratégia fantástica.

No final da prova, Fagner Roberto conquista mais uma vitória e se mantem à frente do campeonato, mas não consegue evitar a aproximação de Diogo Oliveira que chega para lutar pelo título com sua Ferrari na segunda posição, seguido de André Cozza e Fernando Passos.

A nona etapa da Formula Pro será disputada no circuito de Marina Bay, no próximo domingo (29/11), a partir das 21h30 com transmissão ao vivo através do site RaceBrasil.com.br. Já o site oficial www.f1bc.com disponibiliza todas as informações, resultados e vídeos das provas desta e das outras sete categorias.

Final, 50 minutos
1 Fagner Roberto (Renault), 35 voltas
2 Diogo Oliveira (Ferrari), +1’00”109
3 André Cozza (Renault), +1’15”254
4 Fernando Passos (Brawn), +1 volta
5 Henrique Galleazzi (Brawn), Abandono (33)
6 Thiago Moreira (Red Bull), +2 voltas
7 Ronaldo Carpinelli (Force India), +2 voltas
— Daniel Maloni (McLaren), Suspensão (19)
— Bruce Barrera (Ferrari), Suspensão (15)
— Thiago Rosa (Renault), Conexão (10)
— Felipe Zschaber (Toyota), Suspensão (2)
Volta mais rápida: Fagner Roberto, 1:23.998
Hattrick para Fagner Roberto

Punições
F.Zschaber +30s, retorno perigoso a pista causando contato sem danos (volta 1)*
* Por abandono, cumprirá a punição na próxima corrida que completar.

Punições pendentes de etapas anteriores
R.Deslash +30s, utilizou chat durante a corrida (19)*
* Cumprirá a punição na próxima corrida que completar.