F1BC Formula Pro 2010/1 @ Mônaco

Nem o feriado e menos ainda as traiçoeiras ruas de Monte Carlo conseguiram diminuir o sensacional show da Formula Pro do Clube F1BC neste último domingo (14/01). Com um nível de pilotagem incrível, os pilotos levaram a torcida a loucura com grandes disputas. Thiago Medeiros mostra bela performance ao vencer a etapa e fazer mais um hattrick.

Em Mônaco, as estratégias das equipes podem ser praticamente confirmadas após a tomada dos tempos, e na Formula Pro não seria diferente. Medeiros crava o melhor tempo mostrando que faria duas paradas. Diogo Oliveira fecha a primeira fila com sua Ferrari mais pesada, registrando seu tempo um segundo mais lento. Lucas Machado e Adriano Neradil formam a segunda fila. Destaque para Sandro Nocera que estréia na categoria e marcou o quinto tempo. Fagner Roberto, atual bi-campeão da Formula Pro, foi o sexto colocado.

Classificação
1 Thiago Medeiros (Williams), 1:13.876
2 Diogo Oliveira (Ferrari), 1:14.915
3 Lucas Machado (Ferrari), 1:15.396
4 Adriano Neradil (Renault), 1:15.519
5 Sandro Nocera (Toyota), 1:15.956
6 Fagner Roberto (RBR), 1:15.977
7 Gean Celso (McLaren), 1:16.139
8 Andre Cozza (RBR), 1:16.477
9 Sergio Buch (STR), 1:19.686
10 Felipe Zschaber (Toyota), 1:36.323
11 Fernando Passos (Scuderia), Sem tempo
12 Ronan Mendina (Williams), Sem tempo

A largada foi simplesmente sensacional, nenhum acidente registrado demonstrando a perícia dos pilotos ao conduzir seus bólidos. Diogo Oliveira larga melhor que Medeiros e ameaça na primeira curva, mas não consegue concluir a manobra. As demais posições ficam praticamente iguais e o grupo se mantêm junto por boa parte da corrida. Aos poucos, Medeiros abra vantagem sobre Diogo, buscando colocar em prática sua estratégia. Fagner Roberto faz duas ultrapassagens e assume o quarto posto.

O pelotão intermediário se mantêm constante a cada volta, e a tensão dos pilotos aumentava pela falta de espaço para ao menos uma tentativa de ultrapassagem. Logo os líderes começam a encontrar retardatários, mas com muita habilidade conseguem efetuar a ultrapassagem com segurança e respeito.

Machado abre a primeira janela de pit-stop, confirmando a estimativa de duas paradas. Medeiros também entra logo nos boxes buscando por em prática sua estratégia. Diogo Oliveira ainda permanece na pista por algumas voltas, mas também entra nos boxes indicando que faria a mesma tática.

A dupla da RBR permanece na pista por mais tempo ainda, e após algumas voltas davam fortes indícios de apenas uma parada. Fernando Passos usou a mesma estratagema para angariar posições no grid.

A liderança permanece igual quando Diogo Oliveira retorna a pista, Medeiros assume a ponta e tenta fazer render o máximo com Williams mais leve. Fagner Roberto faz sua parada e retorna ainda na quinta posição.

A segunda janela de pit-stop não altera nada no grid com relação a liderança, mas para Fagner Roberto e André Cozza, ela foi essencial. Os pilotos da RBR ganham posições com a segunda parada dos adversários e permanecem na pista buscando a economia de pneus aliado a um bom tempo de volta.

Ao final, Medeiros consegue manter a vantagem sobre Oliveira e vence com uma incrível performance em Mônaco assumindo a liderança do campeonato e ainda fazendo um belo hattrick. Diogo Oliveira finaliza na segunda posição e Lucas Machado completa o pódio desta etapa. Fagner Roberto sustenta até o final e completa a corrida no quarto posto. André Cozza finaliza o top five após uma belíssima disputa com Sandro Nocera por diversas voltas.

A terceira etapa da Formula Pro será disputada no circuito de Jacarépagua, no domingo do dia 28 de fevereiro, com transmissão ao vivo no site F1BC.com.

Final, 50 minutos
1 Thiago Medeiros (Williams), 40 voltas
2 Diogo Oliveira (Ferrari), +0:06.461
3 Lucas Machado (Ferrari), +0:29.218
4 Fagner Roberto (RBR), +0:32.898
5 Andre Cozza (RBR), +1:00.029
6 Sandro Nocera (Toyota), +1:00.704
7 Adriano Neradil (Renault), +1:05.556
8 Ronan Mendina (Williams), +2 voltas
9 Fernando Passos (Ferrari), +2 voltas
10 Felipe Zschaber (Toyota), +3 voltas
— Gean Celso (McLaren), Suspensão +17 voltas
— Sergio Buch (STR), Suspensão +28 voltas
Volta mais rápida: Thiago Medeiros, 1:14.303
Hattrick para Thiago Medeiros

Punições pendentes de etapas anteriores
F. Siggelkow +60s, toque em S. Buch causando abandono (Barcelona)*
* Por abandono, cumprirá a punição na próxima corrida que completar.