2013-3 Formula Junior

Monopostos exigem aprendizado, e o F1BC colhe frutos do sucesso na categoria escola para formação de novos talentos rumo aos campeonatos principais. Os carros da F-BMW são ideais para isso, utilizando-se do mesmo calendário das demais formulas, para avaliar os pilotos iniciantes de Licença D e Rookie, mas já nos mesmos circuitos da Fórmula 1 e com estratégias de utilização de pneus diferentes. Sábados a partir das 19h.


Vários pilotos de sucesso começaram a se destacar no automobilismo mundial através da Formula BMW, categoria que utilizou estes carros nos anos 2000. Foram campeões caras como Timo Glock (2001), Nico Rosberg (2002), Sebastian Vettel (2004), Nico Hulkenberg (2005), além do brasileiro Felipe Nasr em 2009. É a prova de que esta escola é efetiva na formação dos pilotos.

Por estar em uma categoria escola, este carro tem possibilidade de configurações básicas como relação de câmbio, suspensão, balanço de freios, e ângulo das asas. Ele naturalmente é um pouco mais dianteiro – é difícil rodar na pista ou patinar as rodas traseiras, uma firmeza que proporciona uma pilotagem segura e sem maiores preocupações com o desgaste dos pneus traseiros. Os dois tipos de pneus – macios e duros – são de uso obrigatório nas corridas, o que significa que os pit stops são necessários. Mas o carro inicia de tanque cheio de combustível, sendo proibido o reabastecimento. É o mesmo sistema da Fórmula 1 moderna.