F1BC Superclio: Circuito de Spielberg tem grande prova e vitória de Sergio Lemos (Hoperários)

F1BC Superclio 2022/4 @ Spielberg

O F1BC Superclio teve sua quinta e penúltima etapa realizada nesta quinta-feira (24) no Red Bull Ring, em apresentação de 50 minutos com menos carros na pista, mas com fortes emoções e vitória de Sergio Lemos (Hoperários Racing), na última volta conseguindo superar Sergio Kolachinski (Overmind Racing).

Rodrigo de Sousa foi ao pódio em terceiro e lidera o campeonato, a uma etapa do fim, e ainda comemorou o título da Grip Racing por antecipação junto de Victor Ribeiro e Felipe Faria – este sendo o destaque da classe PRO-AM.

O F1BC Superclio terá sua grande final no dia 8 de dezembro às 20h (horário de Brasília), no circuito de Interlagos, com transmissão ao vivo no canal Elleven TV.

O campeonato vai para a final com liderança de Rodrigo de Sousa (77) pontos), seguido por Sergio Lemos (69), Nabor Patzsch (60), Marcio Affonso (58), Rafael Amaral (55), e Felipe Faria (52), todos com chances matemáticas de título – e com Felipe liderando na PRO-AM, frente a LH Britto (36) e Juliano Rocha (34). Entre as escuderias a Grip Racing já é a campeã.

A classificação teve Sergio Lemos aproveitando a ausência de lastro para cravar a pole position, seguido por Sergio Kolachinski, Victor Ribeiro, Felipe Faria, e Nabor Patzsch (40kg) no ‘Top 5’. Líder da tabela, Rodrigo de Sousa (50kg) partiu do sexto lugar. Confira a seguir o grid de largada completo.

Classificação
1 Sergio Lemos (Hoperarios Racing), 1:37.171
2 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), 1:37.305
3 Victor Ribeiro (Grip Racing), 1:37.397
4 Felipe Faria (Grip Racing), 1:37.400
5 Nabor Patzsch (Fast Lap Esports), 1:37.414
6 Rodrigo de Sousa (Grip Racing), 1:37.523
7 Marcio Affonso (Raptors Racing), 1:37.800
8 LH Britto (Hoperarios Racing), 1:37.905
9 Juliano Rocha (Fast Lap Esports 2), 1:38.519
10 Hedryk Daijo (Team Hemi Motorsport), 1:40.786

A corrida começou bem com Lemos, Kolachinski, e Ribeiro nas três primeiras posições. Felipe Faria levava pressão de Nabor Patzsch, e Rodrigo de Sousa caía para oitavo mas rapidamente se recuperava com ultrapassagens sobre Marcio Affonso e Juliano Rocha.

Kolachinski teve uma intensa batalha nas 10 primeiras voltas com Sergio Lemos até assumir a liderança em uma manobra aproveitando o deslize do rival. Ribeiro continuava firme em terceiro, e tanto Nabor quanto Rodrigo de Sousa passaram por Felipe Faria.

Pouco depois, Kolachinski rodou na 11ª volta e foi parar em sétimo, eventualmente superando Juliano Rocha. Na ponta, o quinteto se embolou, e pouco antes da parada Rodrigo de Sousa passou Sergio Lemos e deixou o volante da Hoperários na luta com Nabor, Victor e Felipe.

Nabor, Kolachinski, Lemos, e Affonso pararam na volta 15. Ribeiro, Sousa, Rocha e Faria foram no 16º giro. O próprio Faria perdeu tempo na saída dos boxes com Juliano Rocha entrando na vaga logo a frente.

Patzsch fez um ‘undercut’ perfeito e voltou na liderança quando os demais pararam, mas levou um ‘drive through’ do simulador pelos limites de pista, voltando em sexto. Curiosamente a situação se inverteu após as paradas com Kolachinski ressurgindo em primeiro, e com dois segundos de vantagem.

Com 10 minutos para o fim, Lemos reduzia a diferença para Kolachinski em um segundo e meio, enquanto Ribeiro e Sousa se revezavam em terceiro, na troca de vácuo da Grip para tentarem buscar os Sergios. Já Nabor acabou levando outra determinação de passagem pelos boxes, depois rodou, bateu e abandonou o percurso.

Na volta final, Sergio Lemos aproveitou que tinha um pouco mais de pneus em relação a Sergio Kolachinski, foi à luta e fez a manobra que garantiu a ponta e a vitória na pista austríaca, para ser o quinto vencedor em cinco etapas.

Junto dos Sergios, Rodrigo de Sousa subiu ao pódio para se colocar como favorito matematicamente ao título. Victor Ribeiro e Felipe Faria ficaram no ‘Top 5’, seguidos por Juliano Rocha, Marcio Affonso, LH Britto, e Hedryk Daijó.

Final, 50 minutos
1 Sergio Lemos (Hoperarios Racing), 31 voltas
2 Sergio Kolachinski (Overmind Racing), 0:00.264
3 Rodrigo de Sousa (Grip Racing), 0:01.594
4 Victor Ribeiro (Grip Racing), 0:02.002
5 Felipe Faria (Grip Racing), 0:15.344
6 Juliano Rocha (Fast Lap Esports 2), 0:33.306
7 Marcio Affonso (Raptors Racing), 0:33.456
8 LH Britto (Hoperarios Racing), 0:59.782
9 Hedryk Daijo (Team Hemi Motorsport), +1 laps
10 Nabor Patzsch (Fast Lap Esports), +4 laps (DNF)
Volta mais rápida: Sergio Kolachinski, 1:37.561

O F1BC e-Sports realiza campeonatos oficiais de BMW, MINI, Heineken, tem patrocínio de Realdrive, Investtop XP, CriaPubli, M7Help, e tem parcerias oficiais com Amika, Elleven TV, F1 Mania, Aliança Contra Incêndio, e F1 Brasil.

Race Control
Incidente entre Marcio Affonso e Juliano Rocha – Nenhuma ação tomada [1]
Incidente entre Sergio Lemos, Sergio Kolachinski e Victor Ribeiro – Nenhuma ação tomada [1]
Incidente entre Nabor Patzsch e Felipe Faria – Nenhuma ação tomada [1]
Nabor Patzsch, Alerta – Incidente sem maiores perdas (5.5.1) [+1 PP] [3]
Incidente entre Sergio Kolachinski e Sergio Lemos – Nenhuma ação tomada [5]
Incidente entre Sergio Kolachinski e Juliano Rocha – Nenhuma ação tomada [11]
Incidente entre Sergio Lemos e Nabor Patzsch – Nenhuma ação tomada [11]
Incidente entre Nabor Patzsch e Felipe Faria – Nenhuma ação tomada [12]
Incidente entre Juliano Rocha e Felipe Faria – Nenhuma ação tomada [16]
Incidente entre Sergio Kolachinski e Sergio Lemos – Nenhuma ação tomada [31]

Pontos de Punição
Nabor Patzsch +1