F1BC Cup Light 2008/1 @ Suzuka

A categoria Light parece estar se reerguendo. Mesmo sem alguns dos concorrentes ao título, tivemos seis pilotos presentes: a dupla da Renault, Rodrigo Oliveira, além de Rodrigo M. Oliveira e Jonatan Pelisoli, que entraram nas vagas existentes na categoria, e Luth Cysne, piloto da School que esteve presente como convidado.

QUALIFYING – Carlos Eduardo estava decidido a cravar o título em Suzuka e estabeleceu a pole-position com pouco mais de um segundo de vantagem para o segundo colocado, Daniel Alves. Em seguida, Rodrigo, Luth e Jonatan, que teve problemas de conexão.

Qualifying
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:31.100
2 Daniel Alves (RJ/Renault), 1:32.167
3 Rodrigo M.Oliviera (RS/Super Aguri), 1:32.302
C Luth Cysne (RJ/Red Bull), 1:32.389
5 Jonatan Pelisoli (RS/Williams), 1:32.908
6 Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), sem tempo

FEATURE RACE – E não é que mais uma vez um estreante vence? Assim como Rodrigo Oliveira havia faturado na etapa passada, em Bathurst, desta vez foi o convidado Luth Cysne, que aproveitou a carona de sua vitória em Feature Race na categoria School e se empolgou rumo a conquista na Light. Mesmo assim, como Luth entrou com status de convidado, quem pontua como primeiro colocado é Daniel Alves, com Jonatan Pelisoli em segundo e Carlos Eduardo em terceiro.

A prova foi marcada novamente por um incidente envolvendo Cadu e Rodrigo, o que atrapalhou as chances de ambos pela vitória. Rodrigo abandonou tempo depois, enquanto Cadu ainda teve fôlego para travar um ótimo duelo com Jonatan, mas levando a pior após escapar da pista e bater numa barreira de proteção, perdendo o bico e entortando a suspensão.

Feature Race – Final, 15 voltas
C Luth Cysne (RJ/Red Bull), 24:04.339 (média de 217.49 km/h)
1 Daniel Alves (RJ/Renault), +20.633
2 Jonatan Pelisoli (RS/Williams), +35.775
3 Carlos Eduardo (PR/Renault), +1:14.974
– Rodrigo M.Oliviera (RS/Super Aguri), DNF (?)
– Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), DNS
Fastest lap: Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:33.486

SPRINT RACE – Substituição no grid entre uma prova e outra. Rodrigo M. Oliveira, que abandonou a Feature, não retornou e seu super-xará Rodrigo Oliveira se apresentou em busca de alguns pontos. O grid inverso em relação a chegada anterior determinou Cadu na pole, e este manteve a liderança após a largada e até a bandeirada final, com Daniel em segundo e Jonatan em terceiro. Rodrigo Oliveira danificou o carro e abandonou na terceira volta, e Luth Cysne ficou sem combustível no último giro.

Esta vitória significa que o título do F1BC Light 1 está definido! Carlos Eduardo, o Cadu, é o primeiro campeão da categoria de acesso ao F1BC Cup, depois de 12 vitórias arrematadas, não podendo mais ser alcançado em número de pontos por nenhum de seus adversários, a apenas três etapas do fim.

Sprint Race – Final, 5 voltas
1 Carlos Eduardo (PR/Renault), 7:51.556 (média de 222.05 km/h)
2 Daniel Alves (RJ/Renault), +18.493
3 Jonatan Pelisoli (RS/Williams), +23.773
C Luth Cysne (RJ/Red Bull), DNF/Fuel (4)
– Rodrigo Oliveira (SP/Toro Rosso), DNF/Suspension (3)
– Rodrigo M.Oliviera (RS/Super Aguri), DNS
Fastest lap: Carlos Eduardo (PR/Renault), 1:32.713