F1BC Formula Pro 2009/3 @ Marina Bay

Mesmo sendo um dos campeonatos de mais alto nível, era difícil de imaginar a decisão do título indo para a última etapa. Mas irá. Fagner Roberto teve problemas em Cingapura, e André Cozza venceu, enquanto Diogo Oliveira foi o segundo e se coloca como o desafiante a uma corrida do fim na categoria Formula Pro do clube F1BC de corridas virtuais.

Na tomada de tempos, ninguém, é páreo par Fagner Roberto, mais de um segundo mais rápido que os concorrentes. Mas Diogo Oliveira conseguiu se colocar na primeira fila, seguido por Daniel Maloni e André Cozza. Sem marcar tempo, Carlos Cunha reapareceu oficialmente em campeonatos, depois de quase a temporada toda longe das pistas.

Classificação
1 Fagner Roberto (Renault), 1:26.729
2 Diogo Oliveira (Ferrari), 1:27.805
3 Daniel Maloni (McLaren), 1:27.816
4 Andre Cozza (Renault), 1:27.948
5 Thiago Rosa (Renault), 1:28.651
6 Fernando Passos (Brawn), 1:28.843
7 Luth Cysne (McLaren), 1:29.435
8 Thiago Moreira (Red Bull), 1:31.442
9 Ronaldo Carpinelli (Force India), 1:33.768
10 Rodrigo Wizard (Toyota), 1:37.292
11 Felipe Zschaber (Toyota), 1:37.292
12 Carlos Cunha (BMW Sauber), sem tempo

Logo na largada, uma decepção: Fagner não somente largou mal por seus problemas de equipamento, como a telemetria não computava as voltas, pelos mesmos motivos. Por ali o líder do campeonato já sabia que iria abandonar, cedo ou tarde.

Andre Cozza queimou a largada e tomou a ponta de Diogo Oliveira, e a primeira curva se deu sem acidentes. Moreira, Zschaber e Wizard seguiam nas cinco primeiras posições. Ainda na primeira volta Fagner se recuperou, ultrapssou Passos, Wizard, Zschaber e Moreira, e abriu a segunda volta em segundo, já que Cozza pagou um dive-thru!

Diogo poderia dominar, mas também sofreu problemas: toque no muro, e pneu furado. Boxes para o piloto da Ferrari voltar em oitavo. Maloni e Passos eram os novos líderes da etapa, enquanto Cozza sofria para passar o experiente Cysne, até conseguir na décima volta, e Luth tocar o muro da Curva 3.

Na vigésima volta, a ordem era Cozza, Oliveira, Passos e Maloni. Cozza parou primeiro, e em seguida foi a vez de Oliveira, mas um encontro inesperado com Wizard, mais lento na penúltima curva fez Diogo ir imediatamente para os boxes, trocar também a asa dianteira.

Maloni rodou em seguida, e o final ficou dramático, pois os freios de Passos também estavam com problemas, causando uma saída de pista e uma penalização por “cut track”, que o jogou para a quinta posição. Maloni ainda fez um “splash and go” para ter combustível, e completou em quarto, mas subiu para terceiro após o resultado oficial, já que a surpresa Felipe Zschaber tinha punição pendente a cumprir. Passos também subiu uma posição pelo mesmo motivo.

André Cozza venceu, mas por pouco: distância de apenas meio segundo em relação a Diogo Oliveira, que estav em um forte ritmo no final, mas teve de se contentar com o segundo posto.

Fagner Roberto segue com 159 pontos, mas agora vê Diogo Oliveira somar 121 mais 22, totalizando 143. Na matemática, Oliveira teria de fazer 16 pontos a mais nas combinações de resultados, na corrida final da Formula Pro. Fernando Passos e Andre Cozza ficam sem chances de título, mas podem ainda disputar o vice-campeonato com o próprio Diogo.

A última etapa da Formula Pro será disputada no circuito de Xangai, no próximo domingo (06/12), a partir das 21h30 com transmissão ao vivo através do site RaceBrasil.com.br. Já o site oficial www.f1bc.com disponibiliza todas as informações, resultados e vídeos das provas desta e das outras sete categorias.

Final, 50 minutos
1 Andre Cozza (Renault), 34 voltas
2 Diogo Oliveira (Ferrari), +0:00.541
3 Daniel Maloni (McLaren), +2 voltas
4 Fernando Passos (Brawn), +2 voltas
5 Felipe Zschaber (Toyota), +2 voltas [+30s]
6 Rodrigo Wizard (Toyota), +2 voltas
7 Luth Cysne (McLaren), +5 voltas
– Thiago Rosa (Renault), Abandono (10)
– Ronaldo Carpinelli (Force India), Suspensão (9)
– Carlos Cunha (BMW Sauber), Suspensão (3)
– Thiago Moreira (Red Bull), Suspensão (1)
– Fagner Roberto (Renault), Abandono (12)
Volta mais rápida: Diogo Oliveira, 1:24.505

Punições
C.Cunha +30s, retorno perigoso à pista causando colisão sem danos (volta 1)

Punições pendentes de etapas anteriores
F.Zschaber +30s, retorno perigoso a pista causando contato sem danos (Suzuka)
R.Deslash +30s, utilizou chat durante a corrida (Monza)*
* Cumprirá a punição na próxima corrida que completar.